Conheça os projetos da Turma do Bem

Agora que você já conhece a Turma do Bem (como mostramos aqui), hoje você vai conhecer os projetos incríveis que eles realizam:

De forma geral, a proposta dos projetos incluem:

Promover soluções de acesso a tratamentos odontológicos.

Valorizar e mobilizar os profissionais para uma nova conduta socioambiental.

Discutir práticas éticas no setor odontológico.

Incentivar produtos e serviços de baixo custo que promovam acesso.

Inspirar condutas responsáveis em outros setores.

Influenciar e mudar políticas públicas.

PROJETOS

Dentista do Bem

O Dentista do Bem é o principal projeto da TdB, e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem em seu próprio consultório crianças e jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até que completem 18 anos. Atualmente, é a maior rede de voluntariado especializado do mundo.

Apolônias do Bem

Em 2012, a TdB começou a desenvolver, em parceria com a Amil Dental, o projeto Apolônias do Bem, que proporciona tratamento odontológico gratuito a mulheres que vivenciaram situações de violência doméstica.

Inseridas num contexto de risco, essas mulheres contam com uma rede de auxílio muito interessante. Entretanto, até agora não havia nenhuma assistência odontológica.

O tratamento odontológico é realizado por dentistas credenciados da rede Amil Dental, que paga todo o seu custo. Assim, diferentemente do projeto Dentista do Bem, o Apolônias do Bem não conta com o trabalho de voluntários.

Mandando BEM

Curso gratuito de aperfeiçoamento profissional para os voluntários.

Capacitar de forma prática e eficiente o dentista do bem a comercializar serviços, montar ou adequar uma estrutura competitiva e a progredir nesta era de intensa concorrência. Aprender a encantar clientes, fidelizar relacionamentos com uma comunicação mais assertiva, gerenciar processos e administrar finanças; aprender a contratar equipes vencedoras e a promover a instituição de forma ética e surpreendente.

E com isso, abrir uma janela que lhes garanta uma gestão mais eficiente de seu negócio!

Políticas Públicas

Não basta apenas garantir acesso a tratamento odontológico de qualidade. O problema começa antes disso: parte da população não tem sequer acesso ao kit de higiene bucal (escova, pasta e fio dental).

Por isso, o objetivo é ir além do trabalho curativo desenvolvido pelos Dentistas do Bem: mostrar o problema, abrir os olhos da população, colocar o tema em pauta e pressionar os políticos a fazerem alguma coisa.

  1. Obrigatoriedade na distribuição gratuita do kit em postos de saúde.
  2. Inclusão do kit na cesta básica distribuída no município como item obrigatório.

3. Obrigatoriedade na distribuição de escova, pasta e fio dental para os alunos de escolas municipais quatro vezes por ano.

Assistente do Bem

Iniciado em abril de 2010, o Projeto Assistente do Bem proporciona a beneficiários do Projeto Dentista do Bem um curso gratuito de formação de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB). O objetivo é promover o desenvolvimento profissional, pessoal e prepará-los para a prestação de serviços específicos à odontologia.

Estudante do Bem

Este é o nome do projeto da TdB que mobiliza alunos de odontologia de todo o Brasil através da produção de painéis com relatos de casos clínicos que evidenciem a realidade social e odontológica de uma criança ou adolescente de baixa renda de 11 a 17 anos.

Promovido desde 2012, o projeto, que já contou com a participação de mais de 3.000 estudantes, propõe um concurso de painéis entre todos os inscritos. Os finalistas participam da capacitação e premiação do Melhor Dentista do Mundo, o Sorriso do Bem, e o ganhador leva um equipo odontológico completo.

Liga do Dentista Limpo

A Liga do Dentista Limpo é um projeto que propõe conscientizar os profissionais de odontologia sobre a importância da biossegurança. Ao se tornar integrante da Liga do Dentista Limpo, o Dentista do Bem assume o compromisso de seguir normas de boas práticas e padronizar suas ações com relação ao controle de infecções no consultório.

O projeto possui um Manual da Liga do Dentista Limpo, com orientações sobre como deve ser a rotina dos procedimentos de limpeza, desinfecção e esterilização. O objetivo é evitar riscos à saúde dos pacientes, das equipes clínicas e dos próprios dentistas. O manual é uma forma de difundir informações corretas, precisas e atualizadas.

Dentista Verde

Com o Dentista Verde, a TdB mobiliza os voluntários do Projeto Dentista do Bem, e toda a classe odontológica, para a questão do meio ambiente. Por isso, a TdB, sob consultoria voluntária do ambientalista Fábio Feldmann, desenvolveu o Manual do Dentista Verde.

O desafio com a publicação é incentivar o olhar crítico, capaz de questionar velhos hábitos, descobrir formas mais inteligentes de relacionarmos com o ambiente que nos cerca, além de diminuir o impacto ambiental de nossa atividade profissional.

Outro objetivo do projeto é incentivar o dentista a tirar proveito de seu papel de formador de opinião para influenciar o paciente sobre a importância da coleta seletiva. Ele, inclusive, estimula a prática em seu próprio consultório, coletando tubos vazios de pasta e escovas de dente usadas.

Vez do Bem

A TdB, em parceria com a ONG Vez da Voz, iniciou o projeto Vez do Bem, com o objetivo de orientar cirurgiões-dentistas para uma atuação adequada no atendimento de pessoas com deficiência.

A TdB, sensível à causa, quer contribuir mostrando aos voluntários que com atitudes – muitas vezes, simples – podem fazer uma grande diferença no atendimento odontológico do deficiente e ainda ser um diferencial para o profissional. Como resultado, foi produzido um manual com dicas de atendimento.

Prêmio Melhor Dentista do Mundo

Durante o ano, os dentistas e coordenadores voluntários têm seu trabalho avaliado para o evento de premiação e capacitação anual da TdB, o Sorriso do Bem.

Para a TdB, o Melhor Dentista do Mundo é aquele que mais fez por seu município. Ou seja: além de atender a jovens e crianças, ainda fez a diferença na sua cidade e região, conquistando mudanças nas políticas públicas, espaços na imprensa, divulgações do projeto e o aumento de parcerias e voluntários.

Marketing Surya

Total
0
Shares
4 comentários
  1. Achei muito interessante, sou estudante de odontologia estou no terceiro período e já me interesso em participar de projetos. Gostei muito.

    1. Olá, Lara! Tudo bem?
      Ficamos felizes com o seu interesse!

      Convidamos você, estudante de odontologia, a cadastrar-se em nossa newsletter para receber mais notícias, dicas e conteúdos valiosos para a sua carreira profissional.

      Agradecemos o seu comentário. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

A importância do Sono + 10 maneiras de dormir melhor

Próximo artigo
arte padrao caso clinico 4

Reabilitação Oral - Estética e Função

Posts relacionados