Dormir pouco nos deixa cansados e com dificuldade de concentração, ainda causa mudanças de humor, alucinações e fadiga. Depois de uma boa noite de sono, o mundo parece um lugar melhor, e não é a toa.
Durante o sono nosso organismo realiza funções importantíssimas responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura.
Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas.
Pessoas que dormem pouco acreditando dormir menos para ter mais horas úteis durante o dia, não levam em consideração a importância do sono para o corpo e a mente, além de ignorar que o desempenho no dia não será o mesmo quanto a um dia bem descansado.
Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo a curto, médio e longo prazo.
A Dra. Regeane Trabulsi Cronfli em seu artigo “A Importância do Sono” lista os riscos à saúde na privação do sono e em seguida os passos para se dormir melhor.
Riscos provocados pela falta de sono a curto prazo: cansaço e sonolência durante o dia, irritabilidade, alterações repentinas de humor, perda da memória de fatos recentes, comprometimento da criatividade, redução da capacidade de planejar e executar, lentidão do raciocínio, desatenção e dificuldade de concentração.
Riscos provocados pela falta de sono a longo prazo: falta de vigor físico, envelhecimento precoce, diminuição do tônus muscular, comprometimento do sistema imunológico, tendência a desenvolver obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e gastro-intestinais e perda crônica da memória.
10 maneiras de dormir melhor
- Antes de dormir procure comer somente alimentos de fácil digestão e não exagere na quantidade;
- Evite tomar café, chás com cafeína (como chá-preto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes;
- Evite dormir com a TV ou notebook ligado, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo;
- Apague todas as luzes antes de dormir, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro;
- Vede bem as janelas para não ser acordado(a) pela luz da manhã;
- Não leve livros estimulantes e trabalho para a cama;
- Procure usar colchões confortáveis e silenciosos;
- Tire da cabeceira o telefone celular e relógios;
- Tome um banho quente para ajudar a relaxar, antes de ir dormir;
- Procure seguir uma rotina à hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono.
Fontes: New Dentist Now, ABC da Saúde, Cérebro e Mente e Minha Vida.