Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar

Surya Dental

Cuidados com o clareamento dental: 5 orientações para dar ao paciente

Os cuidados com o clareamento dental devem fazer parte da rotina dos pacientes submetidos ao procedimento. Por mais que o resultado tenha sido satisfatório ao final da sessão, o paciente precisa ter atenção às recomendações do profissional para que o belo sorriso seja duradouro.

É seu papel, como dentista, orientar o paciente para que o resultado do clareamento se prolongue. Uma ideia é reunir todas as dicas em um papel e imprimir para cada cliente que fizer o procedimento no consultório. Assim, ele terá facilidade em compreender o que pode e o que não pode fazer após um clareamento dental.

Separamos cinco orientações para você passar aos pacientes sobre os cuidados com o clareamento dental. Boa leitura!

1. Higienização correta é fundamental

O dentista deve mostrar a importância de fazer uma higienização correta da boca, com escovação e uso de fio dental diariamente. Fale sobre os benefícios das idas frequentes ao consultório para a realização da profilaxia profissional (limpeza) nos cuidados do clareamento dental.

“Por meio dessas práticas, evita-se o acúmulo de placa bacteriana e de cálculos (tártaros), que podem influenciar na coloração do sorriso”, explica a dentista Camila Dutra, especialista em Dentística e Estética.

2. Antisséptico errado mancha os dentes

Segundo Camila, é importante que o dentista oriente sobre o uso de antisséptico para bochechos diários. O paciente deve usar apenas produtos sem álcool (os que têm álcool na composição são prejudiciais aos tecidos bucais) e sem corantes.

“Ao longo do tempo, os corantes podem acumular e intensificar o escurecimento natural dos dentes”, diz.

3. Apenas cremes dentais sem ação branqueadora

Um paciente bem informado sobre os cuidados pós-clareamento dental vai se transformar em um cliente satisfeito. Por isso, passe todas as informações possíveis.

Não esqueça de citar quais cremes dentais devem ser utilizados na higiene diária. Os produtos que têm a proposta de clarear os dentes devem ser evitados. “A escovação com cremes abrasivos pode causar riscos e danos ao esmalte dentário, muitas vezes piorando o escurecimento dentário a médio e curto prazo”, avisa Camila.

cuidados clareamento dental

Alerte o paciente sobre a probabilidade de ocorrer sensibilidade dental, caracterizada por uma dor aguda, mas que se trata de uma condição passageira.

“O dentista é o profissional que realizará a avaliação e determinará a melhor técnica e o melhor produto para o resultado esperado”, diz o cirurgião-dentista Hélio Cano, especialista em Prótese e Reabilitação Oral.

4. Alimentos com corantes comprometem o clareamento

Alimentos e bebidas com corantes e muito pigmentados não são indicados após o clareamento dental, uma vez que comprometem o resultado do procedimento, provocando manchas no esmalte. Nessa categoria, estão molho de tomate, cenoura, shoyu, ketchup, mostarda, beterraba e açaí, além das bebidas, como suco de uva, refrigerante, café, chá mate, preto e verde e vinho tinto.

Confira outras recomendações importantes:

  • Se o paciente não abrir mão do café, a orientação que você pode passar é que ele misture bastante leite na bebida.
  • Lembre que o arroz e o feijão, dupla comum no prato do brasileiro, não afetam o resultado do clareamento dental e podem ser consumidos sem medo.
  • Além de ser um vilão da saúde, o tabagismo prejudica o resultado do clareamento. O hábito de fumar acelera e potencializa o escurecimento dos dentes.

Cano afirma que o clareamento dental a laser, feito no consultório, com indicação e supervisão de um dentista, combinado com a técnica caseira, com produtos clareadores, tem se mostrado o método mais eficiente.

“O resultado é mais duradouro”, conta. “O tempo de tratamento pode variar dependendo de cada caso.” Não se esqueça de apresentar essa opção ao seu paciente.

5. Receitas caseiras não têm comprovação

Camila avisa que nem receitas caseiras e nem técnicas que são demonstradas na internet devem ser utilizadas por quem fez o clareamento dental. Fale com seus pacientes sobre esse assunto. “Não existe comprovação científica que elas consigam clarear os dentes, além disso podem trazer danos irreversíveis para a saúde bucal.”

Quando o dentista dá uma explicação clara e didática sobre os cuidados com o clareamento dental, o resultado é um paciente mais satisfeito com o serviço contratado. Experimente entregar em um papel todas a orientações em uma linguagem fácil de entender.

Procurando uma dental on-line para comprar materiais para clareamento dental? A loja virtual da Surya Dental tem as melhores marcas de produtos, pronta entrega e preços competitivos. Clique no banner para conferir!

cuidados clareamento dental

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio