11 equipamentos odontológicos essenciais em consultórios

Consultório com equipamentos odontológicos.

Os equipamentos odontológicos são essenciais para o trabalho de um dentista. Eles garantem a segurança do consultório, o funcionamento de periféricos e ajudam no diagnóstico clínico.

Há aparelhos de odontologia tão básicos ao ponto de serem comuns em todas as clínicas, independentemente da área. Já outros são instrumentos de trabalho exclusivo de alguns especialistas.

Você está montando um consultório ou quer substituir aparelhos antigos por outros mais modernos? Então, continue a leitura e conheça mais sobre os equipamentos odontológicos!

1. Conjunto odontológico

O conjunto odontológico está entre os equipamentos de dentista básicos indispensáveis em qualquer consultório. Isso porque ele é formado por acessórios essenciais no atendimento dos pacientes. Veja cada um deles na sequência!

Cadeiras odontológicas

Escolha cadeiras confortáveis, funcionais e modernas, que tenham sistema antiesmagamento, braços anatômicos e rebatíveis, além de estofamento sem costuras para facilitar a limpeza. Certifique-se também que a marca oferece manutenção para o produto e se há garantia.

equipamento odontológico 2
Botão Surya clique e confira.

Pedal de comando

São duas variações: multifuncional e multifuncional joystick, sendo que este último lembra um controle de videogame, por isso o nome. O pedal aciona as funções da cadeira, do refletor e controla a rotação dos instrumentos.

Mesa do equipo

É um suporte de instrumentos integrado à mesa. Na hora de escolher, prefira modelos ergonômicos e que tenham encaixe preciso para evitar a queda dos instrumentos ao colocá-los nos terminais. Conta com seringa, mangueiras e bandeja.

Suctora

A suctora vem com cuba acoplada autoclavável e sugador de alta potência, com objetivo de retirar líquidos da boca do paciente, como a saliva. 

Refletor

O refletor com lâmpadas de LED tem a vantagem de ser econômico e de não aquecer o campo de trabalho. Os mais modernos saem do mercado com a tecnologia LED+, sem luz azul na composição, evitando a polimerização precoce das resinas (que é feita com LED azul).

Mocho

O mocho é um equipamento bastante comum e necessário para o exercício da odontologia. É a cadeira que o cirurgião-dentista senta e foi desenvolvido para melhorar o conforto e bem-estar do profissional durante o trabalho. Escolha o que tenha regulagem de altura, estofamento confortável e seja ergonômico.

2. Autoclave odontológica

A esterilização em autoclave é mais eficaz do que a realizada por estufas porque trabalha com vapor sob pressão, tornando o processo de desinfecção rápido e seguro.

Vale salientar que ambos equipamentos de odontologia eliminam formas de vida microbiana, mas a estufa está sujeita a erros. A própria Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contraindica o uso por exigir longo período de esterilização, pelo processo não ser automatizado e por permitir a abertura da porta, comprometendo a desinfecção. Enquanto que a autoclave tem controle automático e só libera a porta após o fim do ciclo. 

É importante verificar, ainda, quais materiais podem ser inseridos na máquina de acordo com o fabricante. Alguns dos itens que costumam ser autoclavados são: 

Banner blog post autoclave.

Além disso, existe uma variedade de embalagens em que os itens são inseridos, como papel grau cirúrgico, papel crepado e caixas perfuradas. Por sua vez, a estufa só esteriliza instrumentais metálicos em caixas metálicas fechadas ou em plásticos especiais.

3. Compressor odontológico

O compressor fornece ar comprimido para que os equipamentos odontológicos, como micromotor, sugador e jato de profilaxia, funcionem. Não deve ser instalado na sala de clínica, em razão do ruído — algo em torno de 60 decibéis —, nem próximo de resíduos ou de banheiros, pelo risco de contaminação.

Os fabricantes recomendam que seja colocado em local ventilado, livre de poeira e protegido da umidade. O Ministério da Saúde sugere que tenha espaço livre de, ao menos, 30 centímetros. Também é recomendado evitar depósitos, despensas, porões, garagens e áreas quimicamente insalubres.

A localização do compressor é importante para evitar a contaminação, que pode acontecer por poluição do ar atmosférico, umidade, dióxido e monóxido de carbono e outros gases. É essencial que o ar produzido seja puro, livre de impurezas e seco.

Compressor odontológico em funcionamento no consultório.
Escolha corretamente o local em que o compressor de ar vai ficar no consultório para evitar contaminações.

Prefira compressores sem óleo, pois a substância pode contaminar o ar comprimido que chega aos equipamentos odontológicos e aumentar o desgaste dos aparelhos.

São vários tamanhos de compressor. Escolha um modelo que produza volume suficiente para que os aparelhos de dentista funcionem. Além dos consultórios odontológicos, o item é utilizado em hospitais e na indústria farmacêutica.

Manutenção e segurança

Para a limpeza do equipamento, utilize detergente neutro. Nunca use solvente ou qualquer produto inflamável. Despressurize o reservatório antes de fazer a manutenção.

Confira algumas dicas do Ministério da Saúde para utilização segura do compressor odontológico.

Na abertura da clínica

  • Verificar se a saída de ar do compressor está aberta.
  • Ligar a chave elétrica para que o compressor funcione.
  • Esperar 1 minuto com o compressor funcionando, para saída completa de ar e de água no tanque.
  • Fechar o dreno do tanque.
  • Checar se há vazamentos.
  • Averiguar o funcionamento do compressor.

Ao fim do dia, no fechamento do consultório

  • Desligar a chave elétrica do compressor.
  • Abrir o dreno do tanque de ar e dos filtros.
Compressor odontológico.
Botão Surya clique e confira.

4. Fotopolimerizador

O fotopolimerizador é utilizado em restaurações diretas e indiretas, colagem de brackets e acessórios ortodônticos. A emissão da onda na cor azul, de comprimento entre 395 nm e 480 nm, ativa compostos da resina, endurecendo-os e fixando-os no dente. 

Na prática, o aparelho transforma o que é líquido em massa. Por emitir a luz na tonalidade azul, o aparelho é conhecido popularmente como “luzinha do dentista”.

O tipo do fotopolimerizador tem relação direta com a qualidade e durabilidade da restauração, mas também com a colagem da faceta de porcelana ou do aparelho ortodôntico.

Orientações para restaurações duradouras

Para obter melhores resultados com os fotopolimerizadores, mantenha a ponteira limpa, sem resíduos de materiais, e íntegra, ou seja, sem riscos, rachaduras ou pedaços quebrados.

A polimerização duradoura e de qualidade também está relacionada com a distância entre a ponta e a resina: quanto mais longe, menor será a luz e, consequentemente, mais frágil ficará o resultado. Também é importante manter a ponteira estável e firme no local a ser polimerizado.

Fotopolimerizador
Botão Surya clique e confira.

5. Aparelho de raios X

A avaliação é tão importante quanto o histórico do paciente e o exame clínico, pois faz parte do planejamento da maioria dos tratamentos. 

Nesse sentido, o aparelho de raios X é um dos equipamentos odontológicos mais utilizados. A radiografia é um exame de baixo custo que proporciona diagnósticos precisos e detalhados que seriam incapazes de serem percebidos com uma verificação visual.

O aparelho faz dois tipos de imagem. A radiografia periapical permite a visualização detalhada de um dente ou de um pequeno grupo de dentes, da coroa até a raiz. A interproximal fornece imagens das arcadas dentárias inferior e superior.

Equipamento de raios X.
Botão Surya clique e confira.

Assim, o dentista consegue identificar se existem cáries entre os dentes, que são difíceis de diagnosticar. As principais características dos melhores aparelhos de raios X são:

  • Braço articulável de movimentos suaves.
  • Fácil posicionamento.
  • Ótima estabilidade.
  • Isolamento da radiação.
  • Controle do tempo de exposição.

Manuseio e manutenção

A manutenção desse equipamento odontológico é determinante para obter imagens de qualidade e para proteger os pacientes, já que uma radiografia ruim pode comprometer o diagnóstico. 

Além disso, se a primeira imagem estiver com baixa leitura, será preciso uma nova, expondo a pessoa e o profissional mais uma vez à radiação — o que pode ser evitado.

O operador deve usar luvas, e o equipamento tem de ser protegido por cobertura impermeável, descartada após o uso.

A equipe deve ficar a 2 metros de distância do cabeçote do aparelho e do paciente. Lembre-se dessa regra ao instalar o equipamento na sala. O tronco do cliente deve ser protegido com avental de borracha plumbífera.

O aparelho precisa passar por testes periódicos para verificar a dose de radiação sobre pacientes, a exatidão do tempo de exposição, a integridade dos acessórios e dos equipamentos de proteção individual, além do tamanho do ponto focal.

6. Câmara escura

Portátil, a câmara escura faz parte da lista dos equipamentos odontológicos básicos porque é utilizada para revelação de radiografias periapicais.

Na compra, prefira as que tenham angulação para a entrada das mãos, facilitando o acesso às cubas, e que sejam fabricadas em polipropileno, material atóxico e resistente aos produtos odontológicos usados na revelação.

Para permitir a limpeza e a desinfecção da câmara, o ideal é que a base seja removível. Alguns modelos têm luz de LED para melhorar a luminosidade no interior do gabinete, mas sem atrapalhar a revelação.

Por ser um equipamento simples de usar, não oferece risco ao operador e nem utiliza energia elétrica. Porém, antes de começar o processo de revelação, atente-se a três itens: 

  1. Condições de limpeza.
  2. Entrada indevida de luminosidade.
  3. Temperatura adequada das soluções reveladoras.

7. Jato de bicarbonato e ultrassom

Trata-se de um item que atende ao menos três especialidades odontológicas: periodontia, endodontia e estética. É indicado para:

  • Remoção de placa bacteriana, tártaro e manchas residuais.
  • Preparos cavitários para restaurações por pontas ativas diamantadas.
  • Condensação de amálgama.
  • Cimentação de inlays/onlays.
  • Remoção de pinos e coroas.
equipamentos-odontológicos 7
Botão Surya clique e confira.

Jato de bicarbonato

É um aparelho que faz profilaxia e remove placa bacteriana e manchas. Solta jatos de água, ar e bicarbonato de sódio (específico para uso odontológico) na superfície dos dentes. Para usá-lo, os fabricantes recomendam colocar apenas 20 gramas do produto por vez. 

A contraindicação desse procedimento é para pessoas que fazem hemodiálise ou que tenham problemas renais. Esteja atento também a pacientes com problemas respiratórios, que podem se sentir mal pela inalação do bicarbonato de sódio.

Ultrassom

A caneta de ultrassom tem várias indicações que mudam conforme a ponta (TIP) escolhida. Pode ser utilizada para:

  • Remoção de tártaro supragengival, subgengival e da região interdental.
  • Limpeza do canal radicular.
  • Condensação de guta-percha.
  • Abertura e alargamento de canais calcificados.
  • Extração de pinos e de instrumentos fraturados.
  • Higienização do canal e remoção do tecido cariado na região interdental.

Para dentística e prótese, são dois usos: condensação de amálgama e descimentação de pinos e coroas.

8. Instrumentos odontológicos

Entre os instrumentais odontológicos utilizados no consultório, existem aqueles para exames clínicos e outros para procedimentos. Confira os principais na sequência.

Espelho intraoral

O espelho é uma ferramenta fundamental para o exame clínico odontológico, pois permite ao dentista a visualização de áreas de difícil acesso na cavidade bucal. Assim, fica mais fácil a identificação de cáries, lesões, restaurações antigas e outras condições.

Sonda exploradora

O instrumento metálico é fino e pontiagudo, com uso em exames na superfície dos dentes. Da mesma forma, auxilia na verificação de cáries, tártaro, placa bacteriana e sensibilidade dentária.

Afastador de boca

Utilizado para manter a boca aberta durante o exame clínico, o afastador permite melhor visualização dos dentes e tecidos, o que facilita o trabalho do dentista.

Paciente com afastador de boca.
O afastador de boca auxilia o cirurgião-dentista na visualização dos dentes e tecidos.

Pinças hemostáticas

As pinças são importantes na manipulação de materiais e instrumentos durante o exame clínico, seja para segurar algodão, gaze, fios de sutura ou outros materiais de tratamento.

Escalador

Usado para retirar placa bacteriana, tártaro e manchas dos dentes. Tem extremidade afiada e em formato de gancho, o que ajuda a eliminá-los da superfície dentária.

Broca 

Instrumento rotativo de alta velocidade usado para remover cárie ou antigas restaurações dentárias. Também pode ser usado para dar formato e polir dentes.

Fórceps dental

Instrumental para extrair dentes nos procedimentos. É vendido em várias formas e tamanhos para diferentes casos.

Curetas 

Usadas para raspagem e aplainamento radicular, as curetas têm borda cortante curva e afiada que remove o cálculo da superfície e a raiz do dente.

9. Peças de mão

Algumas das principais peças de mão usadas na odontologia são o micromotor, o contra-ângulo, a peça reta e as canetas de alta e baixa rotação.

Cada um desses itens de mão tem funções específicas. O micromotor é utilizado para cortar, desgastar e polir os dentes. Já o contra-ângulo realiza procedimentos de endodontia, como a remoção do tecido pulpar e o preparo do canal radicular.

A peça reta auxilia no acesso a áreas de difícil alcance, como molares posteriores, e na remoção de cáries e no preparo de cavidades. As canetas odontológicas, junto com as brocas, proporcionam restaurações e desgastes ósseos.

Na hora de comprar peças de mão, os dentistas devem considerar alguns fatores importantes, como:

  • Tipo de propulsão da peça de mão: por ar ou elétrica.
  • Iluminação, já que alguns modelos possuem luz incorporada.
  • Limpeza e manutenção.
  • Qualidade e durabilidade do produto.
Banner peças de mão Surya.

10. Scanner intraoral

O scanner intraoral é um equipamento odontológico utilizado para capturar imagens tridimensionais da cavidade oral do paciente. Ele é projetado para ser inserido na boca, permitindo a obtenção de detalhes dos dentes, das gengivas e estruturas adjacentes.

A função é substituir os métodos tradicionais de moldagem, fornecendo uma alternativa digital mais precisa e confortável ao paciente.

Na hora de comprar um scanner, é importante considerar as características técnicas, como resolução da imagem, rapidez do escaneamento e facilidade de uso. Além disso, confira se comporta funcionalidades extras, como captura de cores e texturas. Por fim, não se esqueça de conferir a compatibilidade do equipamento e o sistema CAD/CAM do consultório.

Um dos modelos que mais se destaca é o i600, da Medit. O scanner é simples e fácil de se usar, além de não possuir fios, o que deixa a digitalização mais confortável, em todo ângulo. Assim, evita esforço pelo dentista e proporciona mais satisfação do paciente. Confira um vídeo do equipamento:

Botão Surya clique e confira.

11. EPIs

Os equipamentos de proteção individual (EPIs) têm como finalidade preservar profissionais da saúde e pacientes de possíveis contaminações e infecções cruzadas que podem ser causadas durante o atendimento odontológico. Os itens essenciais são:

Onde comprar equipamentos odontológicos?

Na Surya Dental, você encontra opções de equipamentos para odontologia das melhores marcas do mercado. Inclusive, te ajudamos a montar seu consultório da maneira que deseja. Quer saber como? Clique na imagem abaixo e faça uma simulação com modelos, cores e periféricos da sua escolha!

Banner para Surya Equipamentos.

Marketing Surya

Total
0
Shares
10 comentários
  1. Boa noite.
    Gostei da matéria. Minha filha se formou a 1 ano e meio e quero montar um consultório junto com ela.
    Não temos muito dinheiro no momento.
    Alguma dica?
    Praia Grande – SP

  2. Muito interessante a matéria , estou com dificuldade para dimencionar um compressor de ar para uma policlinica com 15 equipamentos odontológicos , tem alguma dica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
dentista clínico geral

Descubra o que faz e a importância do dentista clínico-geral

Próximo artigo
Secretária de dentista entregando cartão de visita de dentista para paciente.

Cartão de visita de dentista: como criar uma boa impressão?

Posts relacionados