Mercado de trabalho na odontologia: 12 dicas para recém-formados

dentista recém formado
Foto: Freepik

Para quem pretende começar uma carreira de dentista, completar a graduação é um passo essencial, porém é apenas o primeiro de muitos desafios. Ingressar no mercado de trabalho da odontologia trará dúvidas e dificuldades, muitas vezes não tão simples de resolver.

Neste post, separamos 12 dicas importantes para quem quer saber como ter uma carreira de sucesso na profissão dentista. Boa leitura!

1. Continue se atualizando

Mesmo após o término da faculdade, os estudos são algo importante na vida de um cirurgião-dentista. Sempre será possível aprimorar e aprender novas técnicas e se atualizar a respeito das novidades na área.

Leia livros do mercado, frequente cursos de aperfeiçoamento, vá a congressos de odontologia, acesse portais e blogs especializados e assista conteúdo relacionado na internet sempre que possível. Além disso, se você tiver seu próprio consultório, estude sobre empreendedorismo e administração, pois isso auxilia a gerenciar as questões financeiras e o estoque, por exemplo.

2. Faça uma especialização

Com o desenvolvimento do mercado, muitos pacientes têm procurado especialistas para tratar de seus problemas bucais. Estagnar-se no bacharelado, portanto, com um título generalista, pode não suprir essa demanda.

Após o término da faculdade, fazer uma especialização será uma forma de se destacar no mercado, que está saturado de profissionais pouco capacitados. Será um diferencial e poderá dar um norte à sua carreira.

dentista recém-formado
Faça uma especialização para se destacar no mercado. Foto: Freepik

3. Construa uma rede de contatos

Uma das palavras que têm se popularizado pelo mundo corporativo nos últimos anos é networking, que pode ser traduzida como “rede de contatos”. Esse é um fator determinante na carreira de um profissional, inclusive para um dentista recém-formado.

Construir uma rede profissional pode servir de auxílio em diversas situações: desde a troca de experiências e conhecimentos até o marketing de indicação dos seus serviços. Lembre-se que vocês têm problemas em comum e que a colaboração de pessoas da mesma área pode ajudar a resolvê-los.

Mantenha o contato com seus colegas de faculdade, que também são dentistas recém-formados, e sendo solícito quando precisarem de ajuda. Certamente, eles retribuirão quando puderem.

4. Trabalhe em um consultório ou monte o próprio

Essa é uma dúvida constante para todo dentista recém-formado. E, na realidade, independentemente do momento da carreira, não há uma resposta certa, já que essa questão depende do perfil de cada profissional.

dentista recém-formado
Para montar o próprio consultório, será necessário ter interesse por questões de gestão e empreendedorismo. Foto: Freepik

Se você se interessa por gestão e tem um perfil empreendedor, abrir seu próprio consultório pode ser uma excelente opção. Mas lembre-se que isso exigirá uma série de competências além da odontologia.

Apesar de parecer mais lucrativo e atrativo, se você não tiver esse tipo de personalidade, pode acabar tendo um grande prejuízo. Dessa forma, será necessária autoconfiança maior, uma vez que você não terá um profissional experiente lhe auxiliando.

Se você não pretende ter consultório próprio, procure uma vaga na clínica de um colega. Certamente, você poderá adquirir conhecimento e será um grande aprendizado profissional. Nada impede que, após alguns anos atuando, você abra o seu negócio.

Pesquise outras possibilidades, como concurso público ou auditoria em convênio odontológico, e verifique qual delas chama mais a sua atenção.

5. Monte um bom currículo

O currículo é a apresentação de um profissional. Por meio desse documento, o contratante avaliará se vale ou não a pena ouvir o que você tem a dizer em uma entrevista. Faça um que traduza bem as competências que você poderá oferecer à empresa.

Para montar seu currículo, seja direto e não acrescente informações desnecessárias, pois isso pode atrapalhar o recrutador no processo de análise. Procure seguir um modelo e preencher tudo corretamente.

Mesmo não tendo muita experiência profissional, não minta as suas habilidades. Elas serão descobertas durante o processo seletivo, podendo levar à sua desclassificação.

7. No começo, atenda convênios

Atender por convênios é um assunto que gera muitas opiniões dentro da odontologia, afinal, muitos profissionais se sentem um pouco desvalorizados pelos valores repassados. Por outro lado, há quem diga que atender por meio deles é essencial para quem quer começar a carreira. 

Começar a atuar no mercado de trabalho não é fácil, assim como para qualquer profissão. Entretanto, é preciso fazer algumas escolhas para que o seu nome comece a ser conhecido. 

Os convênios podem ser uma boa opção, já que eles levam até você um bom número de pessoas que procuram por um atendimento acessível. Essa é uma oportunidade para construir o seu nome, por meio de excelentes atendimentos, que podem gerar indicações dos seus pacientes para amigos e familiares. 

Conforme você constrói sua cartela de clientes, conseguirá, ao longo do tempo, desapegar-se dos convênios para focar nos particulares.

Dentista sorrindo em consultório odontológico
Não sabe como conseguir um emprego de dentista? Comece por convênios.

8. Aprenda sobre marketing digital

Não há dúvidas de que um dentista em início de carreira deve ser interessado em expandir os conhecimentos, ou seja, não ficar apegado ao que aprendeu dentro da academia. Busque compreender tudo o que for relacionado ao seu trabalho, como o marketing digital. 

Atualmente, é impensável empreender sem investir em marketing. Isso porque esse é um meio acessível de divulgar o seu trabalho e que, em geral, se aplicado de modo correto traz retorno muito positivo. 

Você pode encontrar na internet uma série de cursos gratuitos e, também, contar com o nosso blog, no qual oferecemos diversos conteúdos sobre o assunto. Veja alguns!

9. Comece a construir a sua imagem profissional

Ainda relacionado ao marketing, agora, vamos falar da importância de construir a imagem profissional. Como assim? Estamos comentando que é necessário pensar como você quer ser visto pelos seus pacientes. 

Comece por pensar como quer que os seus futuros clientes o vejam. Alguém descontraído? Sério? Referência em uma determinada área? Ter um objetivo é a primeira forma de começar. 

Em seguida, leve isso para as suas redes sociais, para a comunicação visual do seu espaço de trabalho e, claro, mostre a sua essência a cada atendimento. 

10. Seja persistente

Terminar a faculdade significa ter um punhado de sonhos e estar determinado a realizá-los. Mas é sempre importante estar ciente que nenhum começo é fácil. Não vai ser de primeira que você vai trabalhar no consultório dos sonhos ou vai conseguir investir nos equipamentos mais caros. Tudo isso é conquistado com tempo. 

Seja persistente e lembre-se que resultados chegam com o tempo. Os primeiros anos são focados em conquistar experiência e novos pacientes, o que nem sempre é fácil. O importante é ter calma, focar nas suas metas e não desistir!

11. Faça trabalhos voluntários

Se você não sabe muito bem como conseguir mais experiência, a nossa dica é apostar em trabalhos voluntários. Muitas ONGs e instituições buscam por profissionais para compor a equipe de atendimento e essa é uma ótima oportunidade!

Além do peso social de um trabalho voluntário, você pode compreender especificidades de determinados grupos, aprender com profissionais e melhorar habilidades socioemocionais. 

12. Organize-se financeiramente

Finanças é um assunto muito sério para qualquer pessoa, independentemente da área de atuação. Uma boa parte dos dentistas empreendem e, portanto, esse tema não pode sair de pauta. 

Mãos masculinas fazendo cálculos em calculadora.
Uma das dicas de carreira mais importantes é o cuidado com as finanças para fazer investimentos no seu crescimento.

Seja você um profissional empreendedor ou que prefere apenas trabalhar em uma clínica já estruturada, educação financeira é tudo!

Procure cursos e leituras, encontre formas de criar uma boa relação com o dinheiro para que, futuramente, você tenha uma boa reserva para investir. 

Iniciar uma carreira é sempre bastante desafiador e requer muito de nós: dedicação, persistência, curiosidade e vontade de aprender. Por isso, mantenha-se firme para colher bons frutos. 

Agora, que tal aproveitar e dar o primeiro passo para a sua carreira? Clique na imagem abaixo e confira artigos sobre o mundo da odontologia no blog da Surya Dental!

cta banner blog Surya

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
sensor intraoral

Conheça o sensor intraoral e saiba como usar na clínica

Próximo artigo
Direitos do paciente

Direitos dos pacientes odontológicos: saiba quais são eles

Posts relacionados