Os planos odontológicos oferecem opções de atendimento mais baratas ao público mediante o pagamento de mensalidades. Para o dentista, isso significa um volume mais alto de pacientes a uma remuneração menor. Por isso, é comum que muitos profissionais, principalmente os recém-formados, se perguntem se atender plano odontológico vale a pena.
Levantamos pontos positivos e negativos para os dentistas que estão na dúvida em atender ou não pacientes de plano odontológico. Continue a leitura e descubra se essa prática vale a pena para você!
Como funciona um plano odontológico?
Se você é recém-formado e ainda não tem muito conhecimento sobre o funcionamento do plano odontológico, nós vamos te explicar rapidamente sobre esse tipo de serviço.
Em geral, o plano é pago mensalmente por um indivíduo ou por uma empresa e, a depender do tipo de convênio, pode cobrir o serviço totalmente ou parcialmente. Na maioria dos casos, ele também limita o número de consultas, assim como tratamentos e exames.
Vantagens
Para entender se o atendimento a planos odontológicos faz sentido para a sua realidade, é necessário analisar as vantagens e compará-las aos demais fatores.
Captação de pacientes
Os pacientes são os responsáveis pela movimentação de um consultório odontológico. Por isso, é necessário que o cirurgião-dentista tenha em mente como fará a captação dos clientes.
Uma das principais vantagens que o plano odontológico oferece é levar um volume alto de clientes para a clínica. Especialmente importante para os profissionais que se formaram há pouco tempo e ainda não têm agenda cheia.
Isso porque o tempo ocioso pode ser um grande prejuízo. Além de estar deixando de ganhar dinheiro, o cirurgião-dentista ainda tem que arcar com despesas, como aluguel e manutenção do consultório.
Uma forma de tornar essa captação mais lucrativa é oferecer aos pacientes outros procedimentos que seu consultório realiza e que o plano não cobre, explicando seus benefícios para a saúde bucal.
Dessa forma, ao invés de apenas lucrar com o valor da consulta, você estará fazendo a divulgação de outro serviço para um paciente que já conheceu o seu trabalho, sendo muito mais fácil a aceitação.
Marketing
O plano odontológico é uma excelente forma de marketing para quem não pode investir em divulgação. Você poderá oferecer seus serviços e, em troca, divulgar o consultório.
Mesmo que a remuneração por meio do plano seja menor que a de uma consulta particular, você deve comparar a quantia que deixou de ganhar com a que investiria em marketing por conta própria para conseguir um bom fluxo de pacientes. Para muitos, esse saldo é positivo.
Mercado local
Regiões com grande número de fábricas ou empresas tendem a ter maior número de pessoas com plano odontológico, já que o benefício é oferecido por essas empregadoras. Dessa forma, é provável que o volume de consultas pelo convênio seja maior.
Essa pode ser uma oportunidade de conseguir um fluxo maior de pacientes para o seu consultório e oferecer demais serviços fora da cobertura contratual.
Preparar-se contra crises
O seu consultório não está no melhor momento? A agenda está vazia? Se você respondeu sim para ambas as perguntas, saiba que em momentos de crise o plano pode ser um bom aliado.
Apesar da remuneração por meio de planos não ser alta, é melhor receber pouco do que perder o seu consultório, certo? Pode ser algo temporário, porém, necessário. Afinal de contas, os horários vagos geram prejuízos, diminuem a verba para aluguel do espaço, investimento, materiais e pagamentos de funcionários.
Desvantagens
Em contraponto aos benefícios, coloque as desvantagens. Para cada caso, elas terão um peso diferente e, muitas vezes, tornarão o atendimento por plano odontológico algo que não vale a pena.
Alto volume de pacientes
O alto volume de pacientes é algo que todo dentista sonha. O problema é quando a agenda fica mais cheia do que, de fato, você dá conta. Isso significa mais trabalho, mais esforços e, sem dúvidas, pode trazer consequências a longo prazo.
Dentistas precisam pagar suas contas, porém, a que preço? Trabalhar excessivamente leva a doenças ergonômicas e desgaste mental. Saber equilibrar a quantidade de pacientes com os seus gastos é importante em nome da sua saúde.
Baixa remuneração
Não se pode desconsiderar que a remuneração é parte importante de qualquer trabalho. Ela representa o reconhecimento dos seus serviços, é importante para reinvestir no consultório, comprando novos materiais e equipamentos.
As consultas por plano odontológico têm valor muito menor que as particulares, chegando a 10% do preço real. Esse fator, para muitos profissionais, acaba desvalorizando seus serviços.
Ao trabalhar muito e não alcançar a remuneração e o reconhecimento esperados, há cirurgiões-dentistas que se sentem desmotivados. Por isso, preferem não atender por planos odontológicos.
Burocracia e glosa
Os planos odontológicos são suscetíveis a fraudes, pois não há como os convênios verificarem todas as consultas presencialmente. Isso faz com que alguns profissionais ajam de má fé e cobrem consultas que não fizeram.
Para evitar esse tipo de situação, criou-se um modelo mais rigoroso para que os profissionais pudessem comprovar que realmente fizeram aqueles procedimentos. Ele envolve o envio de alguns documentos e radiografias do paciente.
Porém, algumas vezes pode acontecer de um erro, tanto por parte do profissional quanto do convênio, gerar uma glosa, ou seja, o não pagamento da consulta. Esse é um fator cansativo de reverter e que desmotiva muitos cirurgiões-dentistas.
Como escolher convênio odontológico para atender?
A essa altura você já deve estar se perguntando qual o melhor convênio odontológico. Esse é um mercado bastante extenso e a verdade é que há planos que valem a pena trabalhar, e outros nem tanto.
O primeiro passo para escolher é pesquisar muito. Entender a tabela de preços, quais serviços recebem cobertura e como funciona o pagamento de cada empresa são informações que fazem a diferença no seu dia a dia. Essa análise vai mostrar se vale ou não a pena trabalhar nesse modelo.
Encontrar uma empresa que é aberta ao diálogo e a negociações também deve ser levado em consideração. Se você é um especialista e tem um bom currículo, conversar com a prestadora pode fazer com que os preços da tabela sejam mais justos de acordo com o seu trabalho.
Os convênios federais, de órgãos públicos, também são boas opções. Eles pagam
valores justos, respeitam a data de pagamento ao dentista e valorizam o trabalho do profissional.
Dicas
Como profissional, sempre é necessário pensar em como é possível fazer para que determinado procedimento funcione melhor e seja mais lucrativo. Nesse caso, há diversas atitudes a serem tomadas que podem fazer o atendimento de plano odontológico valer a pena.
Melhore seu tempo de atendimento
Cada profissional tem uma forma de conduzir seus trabalhos. Há quem faça atendimentos com qualidade em meia hora, e há quem prefira levar um tempo maior para o mesmo procedimento.
Esse tempo de atendimento influencia diretamente na lucratividade do plano odontológico. Quem demora muito para terminar um atendimento pode sair no prejuízo, pois não é bem remunerado pelo período.
Já alguém que tem maior produtividade em um tempo reduzido pode lucrar pelo volume ao fazer maior número de procedimentos pelo plano odontológico.
Conte com um auxiliar
Como um maior volume de consultas pode significar melhor aproveitamento do plano odontológico, muitos cirurgiões-dentistas optam por ter um auxiliar para agilizar os procedimentos, podendo ser a secretária do consultório ou outro profissional.
É necessário que essa pessoa seja bem treinada e saiba desde as formas de colaborar com o andamento das consultas a se encarregar da papelada necessária para enviar ao convênio.
Avalie qual convênio traz mais lucratividade
Ter mais pessoas nem sempre é sinônimo de lucratividade. Você pode estar com a agenda lotada, mas não necessariamente ganhando o suficiente para investir em bons materiais, pagamento de funcionários e contas essenciais.
Se você trabalha, por exemplo, com quatro tipos de planos e convênios, ao longo de um tempo vai perceber que uns são mais lucrativos que os outros, o que faz com que a opção que traz menos retorno não seja vantajosa para o seu consultório.
Com isso, avalie atender apenas os convênios que trazem mais lucros e, para repor os pacientes que vai perder com a saída do plano menos rentável, invista em ações de marketing para preencher a sua agenda com atendimentos particulares.
Analise quais procedimentos vão ser lucrativos
Ainda na etapa de negociação para fechar o plano, estude a tabela de valores proposta pela empresa e veja quais tipos de procedimento realmente valem a pena fazer dentro desse modelo de trabalho.
Essa dica é muito importante porque sabemos que nem sempre o que é pago pelo plano vai cobrir todos os gastos com materiais e, consequentemente, você corre riscos de entregar ao seu paciente um péssimo trabalho.
Por isso, selecione o que vale a pena atender pelo plano e o que ficará melhor se for feito no particular, considerando os seus custos.
Atente-se à documentação necessária para receber pagamentos
Alguns planos solicitam uma série de documentos na hora de realizar os pagamentos pelos serviços. Entre eles, radiografias de antes e depois de qualquer tipo de procedimento.
Essa dinâmica pode fazer com que você tenha custos maiores, pois para procedimentos pequenos e simples não compensa que seja feito radiografia do antes e depois. Diante disso, é importante analisar se faz sentido trabalhar com esse plano ou se você acabará por ter mais custos do que lucros.
Não faça diferenciação entre pacientes
Alguns profissionais cometem o erro de diferenciar os pacientes atendidos pelo plano dos que fazem pagamento particular. Além de ser uma abordagem antiética, afinal, todo indivíduo que passa pelo seu consultório merece a mesma atenção e desempenho, esse tipo de comportamento prejudica futuras oportunidades.
Quando um paciente gosta e confia no trabalho de um dentista, mesmo que ele seja atendido por plano, existem mais chances de, futuramente, fechar procedimentos que não entram na cobertura. Além disso, essa boa experiência pode ser decisiva para que alguém indique o seu trabalho para amigos e familiares.
Atender plano odontológico pode valer a pena, desde que se saiba o contexto do seu consultório; as vantagens são maiores que as desvantagens.
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