Radiologia digital: vantagens para o consultório odontológico

Dentista mostrando radiologia digital em tela

Um diagnóstico preciso é o primeiro passo para que um cirurgião-dentista possa realizar um tratamento eficiente no paciente. Para isso, é importante contar com a tecnologia a seu favor e explorar ao máximo as novidades que aparecem no mercado odontológico, como a radiologia digital, que vem sendo uma grande aposta em exames de imagem.

Essa tecnologia possibilita uma imagem de alta precisão e, portanto, é essencial para dentistas que atuam em áreas como ortodontia, implantodontia e periodontia, em que é necessário visualizar o quadro do paciente antes de planejar qualquer procedimento e tratamento.

Se você tem interesse em conhecer mais sobre a radiologia digital e deseja se destacar como um especialista atualizado e que busca o melhor para os pacientes, continue a leitura deste artigo e conheça os benefícios dessa tecnologia para o seu consultório.

O que é a radiologia digital?

Assim como em outras áreas, a odontologia pegou carona nas tecnologias computadorizadas e desenvolveu novas formas de fazer exame de imagem. A radiologia digital é uma técnica alternativa à tradicional radiografia odontológica que dispensa películas radiográficas, pois a captação da imagem acontece pelo tubo de raio-x e é enviada diretamente para um computador.

O artigo Avaliação automática de parâmetros físicos de qualidade de imagem em sistemas de radiologia digital odontológica, de Jorge Albuquerque, explica que o processo de radiologia digital acontece nas seguintes etapas: em primeiro, um sensor absorve a radiação emitida por um tubo de raio-x convencional.

Em seguida, o sensor gera um sinal elétrico ou luminoso, que é quando acontece a digitalização, e transfere para um microcomputador que reconstitui as imagens e deixa-as disponíveis para a visualização.

Quais as vantagens da radiologia digital?

Assim como todas as tecnologias, a radiologia digital oferece uma série de benefícios para o seu consultório, como economia e organização do espaço. Em seguida, vamos listar as vantagens de optar por esse método.

1. Dispensa filmes radiográficos

Não ficar mais refém de filmes radiográficos é sinônimo de redução de custos com material! Uma vez que a imagem vai automaticamente para o seu computador, você não precisa mais se preocupar em manter no estoque películas radiográficas e gastar dinheiro com esse tipo de produto.

2. Precisão em resultados

Quem trabalha com radiografia sabe como esse material é delicado: um ajuste errado da intensidade do raio-x pode prejudicar toda a imagem e dificultar a análise do exame para preparar um diagnóstico. E não bastando isso, falhas na revelação também podem gerar resultados imprecisos.

Já na radiologia digital, isso não é um problema! Afinal, com um software próprio de edição, você pode melhorar a nitidez da imagem ou o contraste, ampliar, adicionar anotações, criar uma imagem invertida (negativo), realçar bordas e recortar onde desejar.

Além disso, a imagem digital oferece uma visão muito realista e fiel do seu paciente, capturando detalhadamente profundidade e formas, permitindo que o cirurgião-dentista tenha acesso à anatomia real da pessoa.

Profissional mostrando radiologia digital.
Os softwares de radiologia digital oferecem diversas ferramentas para editar os exames de forma que se possa tirar o máximo de proveito deles

3. Armazenamento de arquivos com mais praticidade

Uma das grandes desvantagens da radiografia odontológica é que você continuará refém de uma organização física, ou seja, é preciso ter diversas pastas com exames, documentos e outros papéis importantes de um grande número de pacientes. Caso a organização falhe, o raio-x pode ser perdido.

Para clínicas que buscam por opções mais modernas de organizar os dados dos pacientes, a radiologia digital é ideal. Por meio de um bom software, você guarda tudo junto e basta fazer a busca pelo nome da pessoa que rapidamente irá ter acesso ao diagnóstico. Além disso, evita o aglomerado de pastas, que, muitas vezes, mais atrapalham do que ajudam.

4. Menor exposição à radiação

Apesar da radiografia dental estar cada vez mais moderna e emitir uma dose de raio-x que não é tão prejudicial, a radiologia digital envia uma quantidade muito menor, já que os sensores digitais são muito mais sensíveis e exigem menos raios, o que torna o procedimento ainda mais seguro.

5. Agilidade

Ao contrário da radiografia, que precisa ser revelada, a radiologia digital envia diretamente a imagem para o computador, deixando o processo de diagnóstico mais ágil, sem necessidade de esperar alguns dias para o exame ficar pronto.

Aplicações da radiologia digital na odontologia

Como comentamos anteriormente, a radiologia digital é uma grande aliada em diversas especialidades odontológicas, assim como em determinados tratamentos. Para você conhecer mais, vamos listar alguns dos mais comuns.

Ortodontia

Se a especialidade da sua clínica é em ortodontia, então vale a pena cogitar investir em radiologia digital. Há consultórios que investem no trabalho de radiografia terceirizado, o que pode ter algumas desvantagens, pois o cirurgião-dentista fica refém da disponibilidade do paciente de ir até ao laboratório de exame de imagens, assim como do tempo de revelação.

Portanto, investir em sua própria aparelhagem para radiologia digital é uma boa ideia, já que o exame de imagem é necessário para auxiliar na determinação dos pontos cefalométricos e na análise de desenvolvimento ósseo.

Periodontia

A periodontia é uma das áreas que necessitam do exame de imagem para diagnosticar problemas como a perda óssea ou o ganho ósseo alveolar. Afinal, é essencial que essa informação seja exata para fazer um atendimento com responsabilidade e sem riscos de agravar o quadro do paciente.

Patologias

A radiologia digital permite acompanhar alterações de padrões do trabeculado ósseo no estudo de doenças sistêmicas.

Endodontia

A endodontia é uma das áreas da odontologia que mais ganha com a radiologia digital. Ao contrário da radiografia, a tecnologia permite uma visualização mais nítida de detalhes anatômicos, como canais radiculares acessórios.

Tipos de radiologia digital

Além de entender quais os benefícios e em quais áreas a radiologia pode ser utilizada com grande frequência, é importante conhecer os tipos de tecnologia, que podem ser divididos em dois.

Sistemas digitais indiretos

Este modelo transforma radiografias convencionais em uma imagem digital por meio de sua captura por scanner ou câmera de vídeo conectada a um computador. Esse scanner específico tem um leitor de transparência, o que permite a leitura das radiografias.

Sistemas digitais diretos

Neste modelo, o sensor ou receptor desempenha a função de filme radiográfico, e existem na opção de sensores de semicondutores tipo CCD (Charge Coupled Device) e os sistemas receptores de fósforo fotoestimulável (Placas de Fósforo).

Abaixo, você pode assistir ao vídeo o canal da Joia UFBA, que explica como funcionam os sensores:

Após conhecer as vantagens da radiologia digital, vale a pena investir nessa tecnologia para tornar o seu consultório um local moderno e especializado em resultados mais precisos e procedimentos de sucesso. A atualização das tendências de mercado é fundamental para profissionais que desejam estar sempre à frente em relação à concorrência.

Aproveite e continue acessando conteúdos sobre novidades e dicas de tecnologia para o seu consultório no Blog da Surya Dental!

Marketing Surya

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Biossegurança em odontologia: lições para o pós-pandemia

Próximo artigo

Odontofobia e ansiedade odontológica: entenda o desafio

Posts relacionados