Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar
Surya Dental
  • Dicas e Produtos
  • Minha clínica
  • Casos clínicos
  • Universitários
  • Materiais Gratuitos
  • Compre agora
Surya Dental
Categorias
  • Dicas e Produtos
  • Minha clínica
  • Casos clínicos
  • Universitários
  • Materiais Gratuitos
  • Compre agora
Conheça os principais tipos de radiografias odontológicas
Marketing Surya publicado em 16/maio/2017 e atualizado em 11/nov/2020

Conheça os principais tipos de radiografias odontológicas

A boca e suas estruturas são o campo de trabalho de um profissional de Odontologia. Trata-se de uma parte pequena do corpo e, por isso, muitas vezes, é necessária a utilização de técnicas para auxiliar em sua observação.

É o caso da radiografia odontológica. Continue a leitura e descubra como funciona esse exame, quais são seus principais tipos e como são utilizadas na Odontologia!

Como funciona a radiografia

A radiografia é um exame que utiliza feixes de radiação X para imprimir uma imagem em duas dimensões. Isso porque raios são capazes de atravessar o corpo humano, podendo captar obstáculos mais densos, como órgãos, e, principalmente, ossos.

No caso de uma radiografia odontológica, são lançados os raios X na boca do paciente, seja em sua totalidade ou em algum local específico. Os feixes que passam sem dificuldade não imprimem nenhuma imagem.

Já os que passam através de alguma estrutura (como dentes, gengivas e ossos) registram a dificuldade com que os raios passaram por ela, ou seja, sua densidade, formando as imagens da radiografia.

como funciona uma radiografia odontológica

Mesmo utilizando um tipo de radiação, a radiografia odontológica é inofensiva e representa uma dose de cerca de 0,00001 rad. Esse número é muito inferior aos índices de exames, como mamografia (0,4 rad) e tomografia corporal (10 rad).

Tipos de radiografia odontológica

A principal razão para existirem diferentes radiografias odontológicas é o tipo de observação necessária para definir qual a técnica recomendada para cada situação. Em alguns casos, é preciso ter um contexto geral da boca do paciente. Em outros, deve-se observar de perto algum dente ou estrutura.

Periapical

Fornece visualização de detalhes de um dente ou um pequeno grupo de dentes, desde a parte superior até o osso que ajuda a apoiá-lo. É recomendado para avaliar coroas e raízes, diagnosticar presença de cáries ou lesões periapicais, entre outros.

Para fazer esse tipo de radiografia, o paciente posiciona-se em frente ao equipamento com um molde na boca acima do dente (ou grupo de dentes) que deverá ser analisado.

Confira, no vídeo a seguir, um exemplo do procedimento feito no dente 12 pelo Serviço de Radiologia da Universidade Federal de Pelotas:

Interproximal

Fornece visualização das arcadas dentárias superior e inferior. Essa radiografia também pode ajudar a mostrar ao dentista como esses dentes se tocam uns nos outros. É utilizada para pesquisa de cáries nas faces interproximais.

Nesse caso, é colocado na boca do paciente um molde de metal protegido com filme plástico, que deve guiar a direção dos raios x.

Confira uma demonstração da técnica interproximal com uso de posicionador de filme feita pelo Serviço de Radiologia da Universidade Federal de Pelotas:

Panorâmica

Fornece a visualização dos dentes, mandíbulas, área nasal, seios nasais e articulações da mandíbula. Geralmente, sua utilização se dá para uma visualização geral do quadro do paciente.

Essa radiografia odontológica é feita por meio de um equipamento giratório que circunda o crânio do paciente, formando uma imagem panorâmica.

radiografia panorâmica odontológica

Oclusal

Fornece visualização nítida do assoalho da boca e ajuda a descobrir qualquer dente extra ou dentes que ainda não nasceram.

Para esse exame, é necessário que paciente mantenha na boca uma película radiográfica. Em seguida, o maquinário é posicionado no mesmo ângulo da oclusão do paciente, de forma perpendicular ao objeto tanto na parte superior quanto inferior.

Assista como funciona esse processo no vídeo elaborado pelo Serviço de Radiologia da Universidade Federal de Pelotas:

A radiografia odontológica é um exame importante para o diagnóstico de diversos problemas bucais. Como cirurgião-dentista, é necessário sempre estar informado e saber qual tipo aplicar para cada situação.

Para continuar acompanhando nossas dicas, assine nossa newsletter!

Summary
Conheça os principais tipos de radiografias odontológicas
Article Name
Conheça os principais tipos de radiografias odontológicas
Description
A boca é uma parte pequena do corpo e, por isso, muitas vezes, é necessária a utilização de radiografias odontológicas para identificar problemas. Leia mais
Author
Surya Dental
Publisher Name
Blog Surya Dental
Publisher Logo
Blog Surya Dental
Compartilhe
Posts relacionados

Gringos que vieram para Copa aproveitam para tratar os dentes aqui

Desde o início da Copa, uma clínica odontológica na Avenida Paulista, região central de São Paulo, já atendeu oito pacientes estrangeiros, entre neo-zelandeses, indianos e australianos. De acordo com o dentista Luiz Octavio Benatti Junior, membro da American Academy of Implant Dentistry (AAID), nenhum havia marcado a consulta com antecedência, como costuma ocorrer com pacientes […]

Notícias

3 min

OMS lança lista de bactérias que precisam de novos antibióticos

No dia 27 de fevereiro, a Organização Mundial da Saúde publicou sua primeira lista de “agentes patogênicos prioritários” resistentes aos antibióticos – um catálogo de 12 famílias de bactérias que representam a maior ameaça para a saúde humana.

Notícias

3 min

Comentários

  1. Eraldo Gonçalves de Carvalho disse:
    11 de março de 2020 às 17:43

    Excelente…os vídeos ficaram ótimos !!!

    Responder
    1. Marketing Surya disse:
      12 de março de 2020 às 11:37

      Bom dia, Eraldo! Que bom que gostou do conteúdo!

      Os vídeo foram feitos pelo Serviço de Radiologia da Universidade Federal de Pelotas, e ficaram realmente muito bons!

      Responder
  2. Jocemir Herculano de Barros Lima disse:
    22 de março de 2020 às 16:08

    Qual é a radiologia usada em um tratamento de odontogeriatria

    Responder
    1. Marketing Surya disse:
      23 de março de 2020 às 11:31

      Olá, Jocemir, tudo bom?

      A panorâmica é uma ótima opção para saber a condição do paciente.

      Continue acompanhando nosso blog!

      Responder
  3. Camila Ribeiro disse:
    22 de abril de 2020 às 4:44

    Adorei, ótima explicação.

    Responder
    1. Marketing Surya disse:
      23 de abril de 2020 às 17:13

      Muito obrigado, Camila!

      Responder
  4. Fabio disse:
    11 de julho de 2020 às 10:32

    Boa tarde adorei as explicações, vcs poderiam postar a técnica bite wing e método de clark em vidio explicativo assim seria muito útil pra mim obrigado

    Responder
    1. Marketing Surya disse:
      13 de julho de 2020 às 12:29

      Olá, Fabio, obrigado pelas sugestões!

      Responder

Fala pra gente o que achou Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas em primeira mão
Tags
  • radiografia odontológica
Surya Dental
Feito por Nerau Studio