TSB e ASB: explorando funções dos profissionais na odontologia

Conheça as atividades do Auxiliar ou Técnico de Saúde Bucal

Na odontologia, o trabalho dos auxiliares e técnicos de saúde bucal (ASB e TSB) é fundamental tanto para a rotina do consultório como para o cirurgião-dentista. Com esses dois profissionais, a clínica se torna um espaço mais dinâmico e organizado, o que automaticamente contribui para a produtividade e para o crescimento do negócio.

Se você é dentista, é essencial compreender a fundo essas profissões, para potencializar os seus colaboradores, estar em conformidade com as normas que regulam as profissões e permitir que as tarefas do consultório sejam bem divididas.

Já para os interessados nessas funções, conhecer as diferenças entre ASB e TSB é primordial para investir em uma boa formação que esteja alinhada com as expectativas de carreira. 

Neste conteúdo, portanto, iremos explicar quais as responsabilidades, o que é vetado, a importância de cada profissão, informações de cursos, o salário médio e os desafios da rotina!

Qual a diferença entre a ASB e TSB?

Apesar das siglas serem muito similares, as funções de ASB e TSB não são as mesmas. Basicamente, a diferença entre os dois está nas atividades exercidas e na formação.

O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), como o nome sugere, realiza tarefas que facilitam o dia a dia no consultório em relação à recepção de pacientes, preparação de documentos e materiais, entre outras. Já o Técnico de Saúde Bucal (TSB) envolve-se mais com pequenos procedimentos durante o atendimento do paciente.

Quanto à formação, o ASB conta com um curso de menor duração. Já o TSB precisa de estudos técnicos e, portanto, a carga horária é maior. 

Nos próximos tópicos você vai entender melhor as tarefas e a formação de cada profissional.

Histórico das profissões de ASB e TSB

A história das profissões acompanha o desenvolvimento da odontologia e a evolução dos cuidados com a saúde bucal.

Antes da criação desses dois papéis, a maior parte das atividades auxiliares no consultório odontológico era realizada por pessoas sem formação específica na área. No entanto, com o objetivo de garantir a qualidade e a segurança nos atendimentos odontológicos, as funções de ASB e TSB foram criadas no Brasil por meio de regulamentações específicas.

As profissões foram regulamentadas na Lei nº 11.889/2008, em que se estabeleceu a necessidade de formação e registro no Conselho Regional de Odontologia (CRO) para atuar como ASB ou TSB.

Banner instrumentos odontológicos no e-commerce da Surya Dental.

O que faz um auxiliar de dentista?

Como explicamos, o ASB (auxiliar de dentista) pode atuar com a recepção e a preparação de documentos do paciente, como também no cuidado com os instrumentos utilizados durante o atendimento e no apoio ao cirurgião-dentista enquanto realiza procedimentos.

Entretanto, o ASB é vetado de fazer procedimentos invasivos na cavidade bucal, cuja responsabilidade é do cirurgião-dentista.

De acordo com o Manual do TSB e ASB produzido pelo CRO de São Paulo, são tarefas do auxiliar:

  • Organizar e executar atividades de higiene bucal.
  • Processar filme radiográfico.
  • Preparar o paciente para o atendimento.
  • Auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas, inclusive em ambientes hospitalares.
  • Manipular materiais de uso odontológico.
  • Selecionar moldeiras.
  • Preparar modelos em gesso.
  • Registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal.
  • Executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização de instrumental, equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho.
  • Realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal.
  • Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos.
  • Desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de riscos ambientais e sanitários.
  • Realizar em equipe o levantamento de necessidades em saúde bucal.
  • Adotar medidas de biossegurança visando ao controle de infecção.
tsb odontologia
O auxiliar de dentista pode fazer limpeza e esterilização de instrumentais odontológicos.

Quais as funções vetadas ao auxiliar?

Além das atividades permitidas, o manual apresenta as tarefas proibidas, que são:

  • Exercer a atividade de forma autônoma.
  • Prestar assistência, direta ou indiretamente, a paciente, sem a indispensável supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em saúde bucal.
  • Realizar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados no artigo 9º, da Lei 11.889/2008.
  • Fazer propaganda de seus serviços, mesmo em revistas, jornais ou folhetos especializados da área odontológica.

Vale ressaltar que todas as atividades realizadas pelo ASB devem ser supervisionadas pelo cirurgião-dentista ou pelo técnico de saúde bucal.

Qual a importância do ASB?

Apesar de trabalhar sozinho ser uma opção viável para cirurgiões-dentistas, a presença do ASB deixa a rotina muito mais dinâmica, inclusive, os próprios atendimentos.

É muito mais fácil trabalhar a quatro mãos, inclusive por questões de ergonomia, do que ter que adaptar todo o consultório para um atendimento por conta própria.

Além disso, passar algumas responsabilidades para o auxiliar, como o preparo do consultório, permitirá que o dentista tenha mais tempo para focar em atividades mais complexas e que só ele poderá fazer.

Dessa forma, o trabalho torna-se mais prático e, consequentemente, a agenda terá mais espaço para novos pacientes.

tsb na odontologia
O ASB contribui para que a rotina do consultório seja mais tranquila.

O que faz um técnico em saúde bucal?

O TSB na odontologia é responsável por tarefas mais complexas e com maior exigência de responsabilidade. O profissional tem permissão para fazer pequenos procedimentos junto ao cirurgião-dentista, inclusive, por isso, também é alguém mais exposto a agentes biológicos, o que o difere do ASB.

De acordo com o manual, as atribuições do TSB são:

  • Participar do treinamento e da capacitação de auxiliar em saúde bucal e de agentes multiplicadores das ações de promoção à saúde.
  • Integrar-se em ações educativas atuando na promoção da saúde e na prevenção das doenças bucais.
  • Realizar levantamentos e estudos epidemiológicos, exceto na categoria de examinador.
  • Ensinar técnicas de higiene bucal e realizar a prevenção das doenças bucais por meio da aplicação tópica do flúor, conforme orientação do cirurgião-dentista.
  • Fazer a remoção do biofilme, de acordo com a indicação técnica definida pelo cirurgião-dentista.
  • Supervisionar, sob delegação do cirurgião-dentista, o trabalho dos auxiliares de saúde bucal.
  • Realizar fotografias e tomadas de uso odontológicos exclusivamente em consultórios ou clínicas odontológicas.
  • Inserir e distribuir no preparo cavitário materiais odontológicos na restauração dentária direta, vetado o uso de materiais e instrumentos não indicados pelo cirurgião-dentista.
  • Proceder à limpeza e à antissepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos, inclusive em ambientes hospitalares.
  • Remover suturas.
  • Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos.
  • Realizar isolamento do campo operatório.
  • Exercer todas as competências no âmbito hospitalar, bem como instrumentar o cirurgião-dentista em ambientes clínicos e hospitalares.
Tecnico auxiliar de saúde bucal
TSB: o que é? Profissional responsável por tarefas mais complexas que o ASB.

Quais as funções são vetadas ao TSB?

Técnico em saúde dental o que não pode fazer:

  • Exercer a atividade de forma autônoma.
  • Prestar assistência direta ou indireta ao paciente, sem a indispensável supervisão do cirurgião-dentista.
  • Realizar, na cavidade bucal do paciente, procedimentos não discriminados no artigo 5º da Lei 11.889/2008.
  • Fazer propaganda de seus serviços, exceto em revistas, jornais e folhetos especializados da área odontológica.

A importância do TSB na odontologia

Assim como o ASB, o técnico de saúde bucal é mais um elemento fundamental para facilitar o expediente no consultório e, até mesmo, em ambientes hospitalares. Ele é essencial para fazer tarefas mais complexas que o auxiliar, mas que não chegam a precisar do cirurgião-dentista.

tsb odontologia
Entender o que é o TSB na odontologia é sinônimo de compreender a importância dele na rotina do consultório.

Por ser um profissional que pode abraçar mais responsabilidades, torna-se um grande aliado do dentista, até mesmo para reduzir a carga de trabalho exaustiva que resulta do acúmulo de funções.

Dentro do hospital, por exemplo, onde o propósito é oferecer aos pacientes atendimento integrado, o TSB pode atuar auxiliando nos cuidados bucais de pessoas internadas. Além disso, o profissional pode orientar e educar sobre práticas de higiene bucal nesse ambiente.

Quanto tempo dura o curso de auxiliar de dentista e de técnico?

Se você chegou até aqui e está interessado em fazer a formação para TSB ou ASB, vale a pena conhecer o que a legislação diz sobre o tempo dos cursos.

Para TSB, o curso deve ter, no mínimo, 1.200 horas. Esse tempo inclui as matérias e os estágios. Os interessados devem ter ensino médio completo.

Em relação ao ASB, a carga horária é de, no mínimo, 300 horas. O aluno deve possuir ensino fundamental completo.

Banner fino Surya Club.

ASB e TSB: quanto ganham?

Quanto ganha auxiliar de dentista? Segundo o site Glassdoor, em média, R$ 1.960; já o TSB tem salário de R$ 4.261. Os dados são de março de 2024. É sempre importante pontuar que os valores podem mudar de acordo com a região e com a experiência do profissional.

Como lidar com situações de emergências odontológicas

Auxiliares e técnicos de saúde bucal desempenham um papel importante no atendimento odontológico e devem estar preparados para lidar com emergências odontológicas. Confira orientações para lidar com essas situações!

Mantenha a calma

É fundamental manter a calma e tranquilizar o paciente, pois isso ajuda a diminuir a ansiedade e o estresse durante a emergência.

Avalie a situação

Auxiliares e técnicos na odontologia devem avaliar a situação para determinar a gravidade e tomar as medidas adequadas. Isso pode incluir a observação de sinais e sintomas, como dor intensa, sangramento, inchaço ou traumatismo dental.

Comunique-se com o dentista

É importante informar o dentista responsável sobre a situação emergencial e fornecer detalhes relevantes da ocorrência, como a descrição do problema, os sintomas apresentados pelo paciente e qualquer tratamento prévio realizado.

Providencie materiais e equipamentos necessários

Em algumas emergências odontológicas, pode ser necessário ter acesso a materiais e equipamentos específicos, como pinça, algodão, gaze esterilizada, compressas, solução antisséptica e anestésicos. Ter esses itens à mão pode ser útil para prestar um atendimento adequado.

técnico auxiliar de saúde bucal emergência
Na situação de emergência, é preciso fornecer os materiais necessários ao dentista.

Realize procedimentos de primeiros socorros

Em algumas situações, os profissionais podem precisar realizar procedimentos de primeiros socorros, como controlar o sangramento, aliviar a dor, imobilizar um dente fraturado ou traumatizado.

É importante lembrar, porém, que as orientações variam dependendo da emergência específica. Portanto, a capacitação é benéfica para ASBs e TSBs, pois proporciona conhecimentos e habilidades necessárias para lidar efetivamente com essas situações.

Desafios das profissões

Os desafios enfrentados pelos auxiliares e técnicos de saúde bucal se diferenciam. Vamos explorar as situações mais comuns em cada uma das funções.

ASB

Conforme a odontologia evolui, é importante que os ASBs estejam atualizados sobre as tecnologias e técnicas mais recentes utilizadas no cuidado bucal. Isso requer aprendizado contínuo e desenvolvimento profissional

Profissionais da área também devem ter conhecimentos sobre controle de infecções e implementação de práticas de biossegurança, como esterilização e descarte adequado de materiais perigosos. Sendo assim, é essencial que os ASBs estejam familiarizados com esses procedimentos e os sigam consistentemente para garantir a segurança dos pacientes e da própria equipe.

Outra habilidade requisitada é a comunicação eficaz com os pacientes para estabelecer conexão, lidar com as preocupações e fornecer instruções claras. Além disso, é essencial fazer a gestão do tempo e ter a capacidade de priorizar ações de forma eficaz.

TSB

Já os desafios que o técnico em saúde bucal passa residem na assistência a diferentes públicos, de crianças a idosos, com necessidades específicas — isso requer habilidade de adaptação e empatia para fornecer atendimento de qualidade.

Outra questão reside na exposição de riscos ocupacionais, uma vez que estão predispostos durante os procedimentos. É por isso que se adotam as medidas de biossegurança e ergonomia: para assegurar a proteção e o bem-estar dos profissionais e dos pacientes.

É preciso, ainda, saber trabalhar bem em equipe, realizando as funções solicitadas pelo dentista durante os procedimentos para uma cooperação eficiente. Além disso, é fundamental estar em constante atualização sobre técnicas, materiais e tecnologias.

Técnivo de saúde bucal equipamentos de proteção
É fundamental que os técnicos estejam protegidos com equipamentos de proteção individual.

O ASB e o TSB na odontologia são profissionais essenciais, afinal, a presença desses colaboradores deixa o trabalho mais organizado, bem dividido e ágil. O consultório torna-se um ambiente mais tranquilo quando nenhum membro da equipe está sobrecarregado e, consequentemente, todos conseguem fazer o expediente com mais produtividade e foco.

A odontologia é uma área com muito a oferecer profissionalmente, sem falar no leque de opções de campos para trabalhar. Quer saber mais sobre esse tema? Então, clique na imagem abaixo e veja mais conteúdos no blog da Surya Dental!

Banner blog Surya Dental.

Marketing Surya

Total
2
Shares
8 comentários
  1. Olá, gostaria de tira uma dúvida sou TSB terminei o curso em 2012, depois de lá houve alguma mudança em relação ao TSB realizar radiografias intra orais?

  2. bom dia, goataria de saber se o auxilir de saude bucal ou o tecnico em saude bucal podem aferir pressao arterial do paciente e se ha alguma resolucao que cita isso, fico grato pela atencao..

  3. Olá,eu fiz a minha matrícula semana passada no curso de técnico de saúde bucal da minha cidade e esse conteúdo me ajudou muito a entender a diferença entre ambos ASB e TSB gostaria de saber saber mais dicas pois no mês de julho começar as aulas do meu curso de TSB. É a primeira vez que vou fazer esse curso.obrigada.

    1. Olá, Fernanda! Como vai?
      Ficamos muito felizes em saber que ajudamos você.
      Nós sempre temos muitos conteúdos mensais sobre o universo da odontologia em nosso blog. Você também pode assinar a nossa newsletter para receber os conteúdos em primeira mão! 😄

      Mas adoramos a dica sobre conteúdos voltados para ASB e TSB e já vamos anotá-la para trazer novidades para esse público. 😊
      Abraços e continue acompanhando a gente!

    1. Olá, Tania! Como vai?
      Agradecemos o seu feedback e as suas considerações. Como trabalhamos com imagens de banco de imagens, temos algumas limitações em relação a isso mas estamos sempre trabalhando para melhorar a experiência de nossos leitores.

      Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
problemas na boca

Conheça as doenças na boca mais comuns e como tratar

Próximo artigo
quanto gasta um estudante de odontologia

Quanto gasta um estudante de odontologia com materiais?

Posts relacionados