A localização da clínica é um dos aspectos mais importantes ao abrir um consultório odontológico. Ela pode contribuir tanto para o sucesso quanto para o fracasso do negócio. É, por isso, que a escolha do ponto comercial deve ser feita com tempo e cuidado para que não se transforme em um problema futuro.
Perfil do consultório, público-alvo, imóvel e zoneamento são alguns pontos a serem levados em consideração ao definir a localização da clínica. Quer entender melhor um pouco de cada? Leia o nosso post!
Importância da localização da clínica
Desde o primeiro momento que você pensa sobre montar um consultório odontológico, é importante ter em mente o endereço. Isso porque a partir desse aspecto é possível pensar sobre público, crescimento, preço e muito mais.
Uma boa localização, que seja em uma área de fácil acessibilidade, com estacionamento, transporte público e com tudo o que uma pessoa precisa para chegar facilmente ao consultório, faz toda a diferença — e é assim que o endereço deixa de ser um obstáculo para possíveis clientes.
Também podemos citar que, algumas localizações, são fáceis de serem descobertas pelas pessoas, assim como conquistar o público daquela área em específico. Por exemplo, em uma região onde há muitas empresas, com certeza tem um bom número de funcionários procurando por serviços próximos ao trabalho e que os permitam equilibrar melhor a rotina.
A relação entre lucro e região também é algo muito forte. Se você está próximo de pessoas que são o seu público, é óbvio que terá mais chances de crescer e fechar pacientes.
Como você pode ver, existem uma série de motivos que justificam a importância da escolha de um bom endereço. Em seguida, te explicamos quais são os pontos essenciais para conseguir a melhor região para o seu consultório.
Como escolher a localização?
Antes de começar a sonhar com a decoração do seu espaço, é preciso encontrar o imóvel ideal, que fique em uma região chave para o seu negócio. E como acertar em cheio? Confira as nossas dicas!
Leve seu público-alvo em consideração
A escolha do público-alvo é um aspecto importante para planejar bem o seu negócio e, claro, optar por um endereço. Se você já tem bem definido quem são os seus pacientes, ficará mais fácil entender qual a melhor localização para eles.
Quem tem como foco um público de classe mais alta deve optar por se estabelecer em regiões frequentadas por essas pessoas. Afinal, escolher um bairro que não condiz com os preços dos seus serviços pode gerar grande desalinhamento entre você e os pacientes.
Se for uma clínica popular, a dica é procurar um imóvel no centro que esteja próximo do terminal urbano ou que tenha acesso fácil a mais de uma linha de ônibus e metrô.
Procure por um imóvel bem localizado
Já comentamos que o consultório de fácil acesso é importante, afinal, ninguém gosta de ir até um local que é totalmente fora de mão ou difícil de chegar. Antes de fechar o contrato, é importantíssimo dar uma boa analisada na região para entender como funciona a locomoção do bairro.
Veja se existem pontos de ônibus e metrô, se está próximo a serviços ou comércios que possam ser usados como referência, se é fácil de estacionar e, claro, se tudo isso está em uma área que condiz com o público.
Opte por um local seguro
Parece óbvio falar disso, mas este é um aspecto importante. Se você é novo em uma cidade ou não sabe muito a respeito de alguns bairros, é importante pesquisar e averiguar se a região é segura.
Além de ser bom para o patrimônio da clínica, a segurança é essencial para que os pacientes se sintam tranquilos na hora de chegar ao seu consultório. Ninguém quer ir a um dentista e correr riscos de assalto ou de outros tipos de situações ruins.
A iluminação da rua também é importante, já que ela promove uma sensação de maior tranquilidade para os pacientes que transitam em horários em que já está escuro. Visite a região no período do fim da tarde ou à noite e certifique-se que esse quesito seja adequado.
Busque por um endereço que tenha acessibilidade
Profissionais da área da saúde devem ter compromisso com a acessibilidade para garantir que o atendimento de qualidade alcance a todos e todas.
Muitos edifícios, especialmente os mais antigos, não oferecem nenhum tipo de acessibilidade, o que é bastante desvantajoso para você e para os pacientes com deficiência.
No blog da Surya, temos um conteúdo completo sobre acessibilidade em consultórios odontológicos que pode servir como um guia para analisar o imóvel e ver se ele está de acordo com as normas.
Além de olhar o estabelecimento em si, é crucial expandir a visão para a rua. Muitas cidades enfrentam a triste realidade de ruas e calçadas que não permitem a locomoção segura. Esse tipo de região torna-se bastante hostil para pessoas com deficiência ou para quem empurra um carrinho de bebê, por exemplo.
Lembre-se que o seu consultório deve ser um local de acolhimento e isso começa com a forma como as pessoas podem chegar até você.
Escolha um endereço com estacionamento
Estacionar pode ser decisivo para alguém frequentar ou não um serviço. Parece algo mínimo, mas a verdade é que ninguém gosta de ficar rodando um bairro em busca de uma vaga, assim como não é nada agradável deixar o veículo na rua a depender do local.
Aliás, vale lembrar que um bom estacionamento garante mais acessibilidade para pessoas com locomoção reduzida. Ao deixar o carro em uma vaga segura e próxima, será muito mais fácil caminhar até o consultório.
Portanto, na hora de escolher a localização da clínica, certifique-se que o edifício oferece um estacionamento ou, pelo menos, seja um bairro fácil de encontrar vagas — tanto de carro, como de moto.
Encontre um estabelecimento com boa visibilidade e seriedade
Você já deve ter ouvido um velho ditado da publicidade que diz “quem não é visto, não é lembrado”. Neste caso, estamos falando da importância de estar situado em um estabelecimento que seja facilmente encontrado e visto.
Quantas vezes passamos em frente a um serviço ou comércio e não o vemos porque parece “estar escondido”? Esse tipo de situação merece um olhar atento!
Opte por um imóvel que fique em um ponto bem visível, tanto para os seus pacientes encontrá-lo com facilidade, como também para que novas pessoas possam descobrir o seu consultório.
Além da visibilidade, não se esqueça que é fundamental que o estabelecimento passe seriedade e segurança! Não há nada pior que um ambiente de saúde com má aparência e que não convença as pessoas em relação à higiene, compromisso e qualidade do trabalho.
Atente-se ao tamanho e às normas arquitetônicas
Dentistas devem saber que a Anvisa tem normas em relação à estrutura do consultório, inclusive no que diz respeito ao tamanho dos espaços. Isso significa que, além de todos os aspectos já citados, é importante que o empreendimento tenha as medidas necessárias.
Em um consultório de apenas uma cadeira, o ideal é que ele tenha área mínima de 9 m². O tamanho do espaço deve mudar de acordo com a quantidade desse equipamento no consultório.
A sala de espera deve considerar a medida de 1,2 m² por pessoa; o depósito precisa ter, no mínimo, 2 m²; os sanitários utilizados por pacientes, se for individual, necessita, pelo menos, de 1,6 m², enquanto os com acessibilidade precisam de área a partir de 3,2 m².
Além de ter um endereço de acordo com as normas da Anvisa, é preciso que ele corresponda às necessidades do dia a dia do consultório. Por exemplo, é inviável um espaço pequeno se há mais de dois dentistas atendendo no local.
Veja se há concorrentes na vizinhança
Quando estiver procurando um imóvel para instalar a clínica, verifique se há concorrentes nas redondezas e quais serviços eles oferecem. Consulte preços, atendimento, quais formas de pagamento oferecem, se a agenda é concorrida e se são referência em alguma especialidade da odontologia.
Descubra pontos fracos e fortes desses outros consultórios. A melhor forma de fazer isso é tentar conversar com ex-pacientes e ex-funcionários.
Alguns bairros concentram grande número de profissionais de saúde. Instalar-se neles pode trazer vantagens e desvantagens. A vantagem é de estar em uma localização referência na cidade, mas com forte concorrência, praticamente lado a lado.
Procurar outra região, como um bairro mais residencial, pode trazer benefícios, como mercado com mais oportunidade de atuação e proximidade com moradores, possibilitando que você prospecte clientes.
Fique de olho em aspectos relacionados ao planejamento da cidade
A busca pelo imóvel geralmente é demorada. O dentista faz várias visitas até decidir pelo conjunto ideal: localização, características do entorno, acesso, estacionamento e segurança.
Definido o local, na maioria dos casos ainda é preciso enfrentar um período de obras de readequação. Nesse quesito, a ajuda de um arquiteto ou engenheiro com familiaridade com o setor da saúde é um grande avanço, pois ele conhecerá normas da Vigilância Sanitária para a instalação e o pleno funcionamento do consultório.
Fique atento ao zoneamento da região. Consulte o plano diretor da sua cidade para descobrir se aquela rua aceita o funcionamento de consultórios odontológicos. Não feche o contrato de venda ou locação sem saber disso antes.
Evite imóveis localizados em frente a estruturas que comprometam a visibilidade da fachada, como pontos de ônibus fechados e outdoors.
A localização da clínica é crucial para o desenvolvimento do negócio. Quer receber outras informações sobre a gestão do consultório? Assine nossa newsletter!