Fotografia odontológica: como registrar melhor casos clínicos?

Como fotografar melhor seus casos clínicos

Tirar boas fotografias odontológicas pode ser desafiador, especialmente para profissionais que não têm muita habilidade em fazer registros de qualidade dos procedimentos.

O objetivo dessas imagens é registrar com riqueza os detalhes da situação dental do paciente desde o momento em que inicia o tratamento até quando é finalizado. Dessa forma, o cirurgião-dentista poderá documentar todas as etapas.

Além dessa situação, existem outras que reforçam o quão importante é a fotografia odontológica. Ela serve, por exemplo, de material para planejamento de tratamentos e, até mesmo, de portfólio.

Se você quer descobrir como fotografar os seus casos clínicos com sucesso, continue a leitura e confira as nossas dicas.

Qual a importância da fotografia odontológica?

A fotografia odontológica é muito mais do que um mero registro: ela pode ser utilizada de diversas formas a favor do cirurgião-dentista e do consultório e, portanto, vale a pena investir nessa prática.

Em seguida, você confere alguns dos fins que a fotografia odontológica pode ter.

Planejamento de tratamentos

Tratamentos odontológicos sempre devem contar com um bom planejamento, especialmente aqueles que serão feitos em diversas etapas. E, para estudar mais a fundo o caso, nada como ter o máximo de informações.

Além de exames e radiografias, a fotografia é uma mão na roda na hora de pensar o planejamento, pois ela permite que você veja os dentes como eles realmente são e que possa encontrar detalhes que não são visíveis no raio-x.

Acompanhar evoluções

O acompanhamento dos casos é de suma importância. Confiar que a sua memória irá guardar todos os detalhes de cada etapa é um erro, afinal, sabemos que dificilmente isso irá acontecer.

Registrar cada fase do tratamento é uma forma de ver se as coisas estão indo como você planejou e, claro, também é uma ferramenta para facilitar a comunicação com o paciente e mostrar-lhe que, de fato, todas as técnicas empregadas estão trazendo bons resultados.

Para os pacientes, por vezes, os tratamentos parecem não surtir efeitos, e é comum que eles questionem os cirurgiões-dentistas, com medo de serem enganados. As fotografias irão permitir que eles visualizem melhor o que está sendo feito e que possam confiar no seu trabalho.

Se você atende planos odontológicos, então é fundamental ter registros de tudo como documentação legal.

Além disso, as fotografias servem como provas em processos por negligência. Nesse caso, é importante que não tenham edições e sejam o mais detalhadas possíveis.

Artigos de casos clínicos

Para profissionais da odontologia que, além de trabalharem no consultório, atuam de forma acadêmica, as fotografias são muito necessárias e fazem parte de artigos de estudo de campo ou de casos clínicos.

Dentista fotografa boca de paciente
Os casos clínicos na odontologia pedem por bons registros .

Portanto, não deixe de aprimorar as técnicas de fotografia para garantir detalhes ricos e que possam ser aceitos no seu artigo.

Divulgação do seu trabalho

As fotografias odontológicas também podem ser utilizadas na hora de divulgar o seu trabalho, desde que isso seja feito com responsabilidade e ética. A resolução 196/2019 explica que essa divulgação deve ser feita com autorização prévia do paciente ou representante legal.

Além disso, é proibido o uso de imagens que venham acompanhadas de equipamentos, instrumentais, materiais e tecidos biológicos.

As imagens divulgadas devem compreender procedimentos exclusivamente feitos pelo cirurgião-dentista e esses materiais devem vir com o nome do profissional e o número de inscrição. Portanto, ficam proibidos casos clínicos feitos por outros.

A divulgação do trabalho, reforça a resolução, não deve ser feita de forma sensacionalista ou que vise a autopromoção, a concorrência desleal, a mercantilização da odontologia ou a promessa de resultados.

Fotos do passo a passo do procedimento também são proibidas, exceto se forem para publicações científicas.

Cases

Os cases de tratamentos podem ser materiais muito práticos para instruir o paciente na hora de fechar um negócio. Entretanto, voltamos a ressaltar a ética odontológica e os limites da publicidade na área.

Como explicamos no tópico anterior, o uso do antes e depois deve ser feito com responsabilidade. E não é porque o case ficará em uma pasta no seu consultório que deve infringir as regras!

As imagens da realização do procedimento ou que contenham tecidos, sangue e outros não são permitidas. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), elas podem promover pânico, medo e ansiedade.

Se for escrever textos, lembre-se de não apelar ao sensacionalismo, não promover concorrência desleal e nem prometer os melhores tratamentos.

Os textos devem ser éticos e precisam ter respeito com os pacientes, sem frases ou gatilhos que aliciam a pessoa.

A nossa dica é ler a cartilha sobre publicidade odontológica produzida pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) antes de qualquer coisa.

Equipamentos para a fotografia dental

Agora que você já entendeu a importância da fotografia odontológica, chegou o momento de conhecer os equipamentos necessários para fazer os registros.

Graças ao avanço da tecnologia, atualmente, um bom smartphone já é o suficiente para tirar cliques satisfatórios e que sirvam ao seu propósito.

Entretanto, smartphone ou câmera fotográfica ficam a seu critério e iremos explicar melhor, mais adiante, como fotografar usando cada um deles.

Além do aparelho, é necessário ter alguns equipamentos que deixam a foto melhor e mais visível, como espátula de plástico, afastadores de bochecha e espelhos para fotografia odontológica. Com a ajuda deles, você irá preparar a boca do paciente para focar no que realmente quer mostrar.

No vídeo do canal cdmatheusbasegio Fotografia Odontológica, você confere a explicação de cada item e como utilizá-los na foto.

Fotografia com câmera

Se você prefere a câmera fotográfica para os seus registros, o ideal é optar pelo equipamento DSLR, sigla para Single Lens Reflex, no português, reflexo de uma única lente.

A câmera DSLR tem a possibilidade de trocar a lente, mas apesar desse acessório já vir junto com o equipamento ele não é o suficiente para a fotografia odontológica. O ideal é investir em uma lente macro 100 mm ou 105 mm.

Em relação a marcas, Nikon e Canon são excelentes e, inclusive, as favoritas dos fotógrafos. A dica é comprar sempre uma lente da mesma marca que a máquina.

Além de máquina e lente, é importante escolher uma fonte de iluminação, que pode ser o flash circular, que não precisa ser da marca da câmera, mas é possível encontrar opções chinesas, que são mais acessíveis.

Como fotografar com câmera?

Fotografar com a câmera requer conhecimentos mais técnicos, afinal, é necessário que ela seja regulada para que o seu objetivo seja alcançado. Por serem muitos detalhes que vale a pena conferir com atenção, indicamos que assista ao vídeo do canal cdmatheusbasegio Fotografia Odontológica.

Fotografia com smartphone

Se você deseja uma opção mais acessível, o smartphone é uma boa alternativa. Atualmente, é possível encontrar modelos que oferecem câmeras excelentes e que produzem imagens de qualidade.

Além do seu smartphone, um equipamento que pode ser adquirido é o smile lite MDP, que permite tirar proveito maior da câmera do seu celular.

O dispositivo funciona como um pequeno estúdio e é equipado com LEDs, que auxiliam a melhorar a iluminação e, consequentemente, a qualidade da foto.

Para as fotografias com smartphone, a iluminação deve ser excelente, pois esse é um ponto crucial para que a foto saia com qualidade. Por isso, é interessante contar com um smile lite MDP.

Como fotografar com smartphone?

Fotografar com o seu próprio celular é muito simples, porém você deve ter cuidado redobrado com a luz. A dica é usar o flash e sempre deixá-lo direcionado no centro da cavidade bucal.

Para entender melhor como trabalhar a fotografia odontológica com celular, separamos para você o vídeo do canal Lincoln Nojima.

Dicas para boas fotografias dentais

Além de ter um bom equipamento e acessórios que irão auxiliar na tarefa, fotografar requer alguns conhecimentos práticos que são necessários para um resultado final positivo:

  • Mantenha a lente da câmera sempre limpa — isso vale para smartphones ou máquinas fotográficas
  • Use duas mãos ou tripés para uma imagem mais exata
  • Busque a melhor iluminação
  • Chegue perto do que for fotografar — em alguns casos, o zoom é necessário, mas, em outros, pode deixar a foto desfocada
  • Prefira a posição horizontal
  • Busque cursos de fotografia dental

Ética odontológica e fotografia dental

Ao longo do texto falamos em diversos momentos sobre a importância de considerar aspectos éticos antes de tirar as suas fotos. Afinal, a captação de imagens envolve diversas questões, como autorização do paciente e o cuidado com o fim que essas fotografias terão.

Quando pensamos em divulgação do trabalho, por exemplo, é preciso ter plena responsabilidade sobre o poder da publicidade na área da saúde. Quando falamos do bem-estar de outras pessoas, isso requer cuidado com as expectativas do paciente.

Usar fotografias para prometer milagres não é o correto e, inclusive, o código de ética deixa claro que há penalidades e infrações por esse tipo de conduta. Por isso, é necessário manter-se atento a todos os cuidados que devem ser tomados.

Antes de pegar a sua câmera para fotografar o paciente, peça previamente autorização. É importante ter um documento de direitos de imagem assinado pela pessoa, além disso, ela deve saber qual a finalidade da foto.

Caso o paciente não se sinta à vontade, cabe ao cirurgião-dentista apenas respeitar o direito de não querer.

Em segundo, antes de tirar as fotografias, sempre fique atento ao fundo. Existe algum equipamento ou produto aparecendo? Há tecidos, sangue ou outro elemento não aprovado pelo código de ética? Caso sim, reveja para que a imagem fique de acordo com a resolução.

Além do código de ética odontológica, é importante ter conhecimento sobre a Lei 5.081, que regula o exercício da odontologia no Brasil e traz pontos necessários, como a vedação da exposição de trabalhos odontológicos e o uso de artifícios da propaganda.

A fotografia odontológica exige habilidades técnicas e de manuseio de materiais, mas também ética e compreensão da legislação para evitar problemas e desrespeito à profissão.

Quer ler dicas para o seu consultório odontológico? Então, clique na imagem abaixo e confira diversos conteúdos no blog da Surya Dental!

cta banner blog Surya

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
café pode travar cáries

Estudo mostra que café pode travar cáries dentárias

Próximo artigo
Dentes brancos e hálito fresco? Mude a dieta

Dentes brancos e hálito fresco? Mude a dieta

Posts relacionados