Como ajudar pacientes com medo

Como ajudar pacientes com medo

Como ajudar pacientes com medo

Nós como clientes e/ou consumidores sempre queremos estar em lugares agradáveis, independente do local, mas quando se fala em dentista essa pergunta é indispensável, não é mesmo? Estima-se que 80% das pessoas têm medo de ir ao dentista, e pode não parecer, mas o layout de seu consultório odontológico pode ajudar nessa barreira.

Para ajudar nessa tarefa, seguem algumas dicas para sua sala de espera:

 Cor:

As cores são importantes dentro de uma área de saúde, evite ambientes totalmente brancos que possa se assimilar com um hospital, prefira tons claros como violeta, verde ou azul, que combinados com outras cores e detalhes mais vibrantes deixam o local com mais personalidade transmitindo tranquilidade e alegria ao seu paciente.

De prioridade ao piso na cor clara, mantenha-o limpo e em bom estado de conservação, conforme a Secretária de Saúde, o piso deve ser de fácil higienização (lavagem e desinfecção).

Decoração:

Utilize móveis confortáveis e em bom estado, muitas vezes o atendimento pode atrasar e deixar seu cliente aguardando com desconforto não é interessante.

Decore o ambiente com quadros e temas de cores que combinem com o perfil de seu público alvo. Se optar em utilizar imagens de pessoas, procure imagens que transmitam alegria, pessoas sorrindo com ótima qualidade de vida e saúde bucal são as melhores.

Disponibilize revistas com temas interessantes, evite deixar as mesmas rasgadas ou rabiscadas.

Mantenha um som ambiente ou uma TV com programas agradáveis, assim seu cliente não ficará cansado e terá mais uma opção para se distrair, lembrando claro que a TV poderá ficar com a tecla SAP ativada, pois os gostos são variados e o ruido quando não agrada incomoda .

Esses pequenos detalhes são percebidos por todos seus clientes e se os pequenos detalhes estão em bom estado é sinal de que o profissional e sua equipe possui respeito com sua clientela.

Sanitário:

Esse ambiente precisa estar preparado para receber seu cliente, ser bem localizado, arejado e limpo, lembre-se que alguns pacientes podem lembrar de ultima hora da consulta, ou estar com o dia tão corrido que não deu tempo de fazer uma higiene bucal antes da consulta, tenha disponível com fácil acesso produtos para higiene bucal.

Sanitário não é local de instalação do compressor, segundo a ANVISA o compressor de ar deve estar localizado em lugar arejado, de preferência fora do consultório odontológico.

Lembre-se: O cliente poderá julgar o consultório pela limpeza do sanitário.

Ambiente:

Mantenha uma temperatura ambiente agradável, nem muito frio e nem muito quente, essa questão também interfere na comodidade do seu cliente, mesmo que o dia esteja corrido não esqueça de verificar como esta a temperatura desse espaço.

Disponibilize sempre um bebedouro ou bancada com água, fique atento para que a água não acabe e mantenha o mesmo limpo, sempre com copos e descarte próximo.

Não se pode esquecer da iluminação, precisa ser um local bem iluminado, evite lampadas queimadas e se optar em colocar lustres mantenha-os limpo.

WiFi liberado:

Uma ferramenta que gera duvidas mas que bem utilizado poderá ajudar na divulgação. Hoje em dia a mobilidade vem impulsionando o consumo de smartphones e tablets em todo mundo, é difícil encontrar pessoas que no seu dia a dia não estejam utilizando essa ferramenta.

Seu consultório odontológico, principalmente sua sala de espera deve ser vista por você como um comodo de sua casa, onde você gostaria de se sentir bem e aconchegante, evite sobrecarregar o espaço, um ambiente clean com foco em detalhes como mencionado acima é a melhor escolha.

Essas são apenas algumas de muitas dicas que podemos explorar, o assunto é bem amplo e envolve uma analise do consultório atual e também de seus problemas específicos. Com custo baixo é possível ter qualidade no ambiente profissional e ter a certeza de que essas pequenas dicas são percebidas e sua relação com seus clientes apresentará um resultado de muito Sucesso.

Autor: Redação Surya Dental – Roberta Stieven – Graduada em Marketing – Analista de Marketing Odontológico na Empresa Surya Dental.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
realize seus sonhos

O que lhe impede de realizar seus sonhos?

Próximo artigo
Wifi

WiFi liberado

Posts relacionados