
Minha clínica
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As redes sociais alcançaram números expressivos em todo o mundo, tornando-se uma opção viável a quem quer divulgar seus serviços. Segundo o próprio Facebook, a rede ultrapassa a marca de 127 milhões de usuários ativos mensalmente no Brasil. No Instagram, esse número é um pouco menor: 64 milhões.
Mesmo com esse cenário à disposição, muitos cirurgiões-dentistas não sabem como divulgar seu consultório odontológico pelas redes sociais, ou até quais são as regras do código de ética nesses casos.
Leia o post até o fim e descubra como divulgar seu consultório utilizando as redes sociais!
A Lei 5.081, de 1966, tem como objetivo regulamentar a profissão da Odontologia. No Artigo 7, fica vedado ao dentista o anúncio de preço dos serviços e, principalmente, de artifícios de propaganda para granjear clientela.
Portanto, mesmo que seja permitido o uso das redes sociais, é necessário utilizá-las dentro das regras. Vale lembrar também que, com a Resolução 196, de 2019, o CFO passou a permitir a divulgação de selfies, com o consentimento do paciente.
Como não é permitido fazer propaganda ou divulgar os preços, uma boa forma de chamar a atenção do seu público é criando conteúdos úteis e interessantes. Assim, você estará gerando valor para os seus seguidores, e eles estarão mais propensos a contratar seus serviços.
Sempre que forem feitas ações de marketing, é necessário que se tenha um cronograma, ou será difícil saber se estão funcionando. Por isso, antes de começar a fazer suas postagens, programe-se.
Pesquise conteúdos que seu público possa se interessar: curiosidades sobre Odontologia, dúvidas, dicas sobre saúde bucal, fotos e vídeos do seu dia a dia, entre outros. Em seguida, escreva (em uma planilha, documento ou caderno) o que será feito, especificando dia e horário.
Um cronograma de conteúdo é essencial para divulgar bem o seu consultório odontológico.
As redes sociais oferecem alguns recursos para acompanhar a repercussão das suas postagens, como curtidas e comentários. Isso não significa necessariamente que você terá resultado em número de pacientes, mas se houver engajamento por parte do público, será mais fácil trazê-los ao seu consultório.
As redes sociais devem servir como um espaço de trocas. De nada adianta receber um grande número de comentários se você não respondê-los. Por isso, sempre que puder, fortaleça sua interações.
Por mais que as redes sociais pareçam algo simples de se manipular, quando se trata de uma finalidade profissional, é necessário que se tenha cautela, pois elas deixam de ser um instrumento de lazer e passam a ser ferramentas de trabalho.
Para isso, faça um planejamento e desenvolva conteúdos exclusivos para cada uma, seguindo suas especificidades.
Utilize essa rede social para oferecer dicas a seu público para que eles lhe reconheçam como autoridade na sua área. Faça textos diretos e com parágrafos curtos para facilitar a leitura e a compreensão. Inclua também fotos e vídeos rápidos e que chamem a atenção.
Uma sugestão é criar conteúdo relacionado à sua área. Os odontopediatras, por exemplo, podem fazer postagens para os pais, como “Cuidados com a escovação das crianças”. Já um periodontista pode divulgar “O que pode causar sangramento nas gengivas?”.
Em todas as postagens, lembre-se de fazer chamadas para interações, como “Deixe seu comentário” ou “Envie uma mensagem”. Não se esqueça de responder a todos.
Para marketing odontológico, não utilize seu perfil pessoal. Dessa forma, você não confunde assuntos pessoais e profissionais. Crie uma página corporativa, pois assim seu público encontrará melhor as informações do seu consultório, e você poderá tratar somente desse tipo de conteúdo.
Utilize seu feed do Instagram para postar fotos das acomodações do consultório ou conteúdos curtos a respeito de possíveis dúvidas comuns. Em todas as postagens, marque a localização da clínica e insira hashtags, como #odonto #dentista #odontologia, para que seu público possa chegar até você.
Nos stories (fotos e vídeos disponíveis por 24 horas) e nas lives (transmissões ao vivos), também é possível postar um pouco do dia a dia do consultório. Uma ideia é utilizar a ferramenta de perguntas e respostas para tirar dúvidas de seus seguidores.
Além disso, compartilhe posts e stories de pacientes que estiveram em seu consultório. Mostre ao público do Instagram que sua clínica é um bom local e você presta serviços de qualidade.
Compartilhar o dia a dia da clínica também é uma boa forma de criar relações com o seu público.
O WhatsApp surgiu como um aplicativo de mensagens para fins casuais, mas seu uso no âmbito profissional tem sido muito benéfico. No caso de uma clínica odontológica, ele pode simplificar o contato entre dentista e paciente.
Você pode utilizá-lo para fazer devolutiva de consultas e acompanhamento de seus pacientes, perguntando como está sendo a recuperação do último tratamento. Além disso, com certa frequência, envie conteúdos interessantes a respeito da saúde bucal e informativos sobre tratamentos que seu consultório oferece.
Os vídeos são uma excelente oportunidade de divulgação. Através desse tipo de conteúdo, os dentistas podem falar sobre seus serviços, seu consultório, sua especialidade e dar dicas para pacientes e colegas.
O YouTube se mostra uma ferramenta de divulgação muito útil. Você pode publicar vídeos em sua biblioteca e repassá-los em outras mídias, trazendo mais pessoas para o seu conteúdo.
Para começar, não são necessários muitos equipamentos, sendo possível utilizar uma câmera de celular e um microfone simples. Se, com o passar do tempo, e quando o canal conquistar uma audiência fidelizada, invista em mais acessórios. Como cenário, utilize o próprio consultório, pois isso trará credibilidade.
Produza vídeos dinâmicos e que não ultrapassem 10 minutos, para facilitar a compreensão do público.
Como cirurgião-dentista, procure programar-se e aplicar as estratégias corretas para cada rede para converter seu público em pacientes para o seu consultório.
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