Criar posts em odontologia pode não ser tão fácil assim. Além de, muitas vezes, o profissional da área não ter o conhecimento necessário, existem as questões éticas que controlam a publicidade e a divulgação dos consultórios e cirurgiões-dentistas. Ainda assim, isso não significa ser impossível criar conteúdos de qualidade para construir a sua autoridade no meio digital.
Se você ainda se sente um pouco perdido com as redes sociais, não sabe quais aspectos levar em consideração e está sem ideias de conteúdo, continue a leitura e confira todas as nossas dicas de como criar posts para odontologia.
Entenda o que é o público-alvo
Antes de começar a criar uma infinidade de conteúdos, a nossa primeira dica é entender quem é o seu público-alvo. Esse ponto é crucial para fazer o planejamento das suas redes sociais e criar materiais que façam sentido para as pessoas que você quer atingir.
E se você está se perguntando “o que é público-alvo?”, nós vamos explicar: é um segmento de pessoas que possuem as mesmas características — gênero, faixa etária, interesses, escolaridade, etc —que o seu consultório deseja ter como cliente.
Por exemplo, se você atua exclusivamente na área de odontopediatria, com certeza não fará muito sentido que o seu público-alvo seja formado por pessoas sem filhos, certo? O seu interesse será em pais, mães e responsáveis por crianças. Portanto, se você entende quem quer atingir, tudo ficará bem mais claro e organizado.
Além do público-alvo, que é um conceito mais genérico, você pode trabalhar com persona, ou seja, um cliente fictício que representa o seu paciente ideal.
Vamos explicar melhor: em público-alvo, nós trabalhamos com um grupo de pessoas e suas características, mas isso é tudo um tanto quanto genérico. Mas quando pensamos em persona, falamos de uma personagem que tem nome, hobbies, desafios e características pessoais.
Vamos pegar novamente o exemplo da odontopediatria. Imagine uma persona que interesse a essa especialidade: Luciana Almeida, 40 anos, trabalha como secretária, mãe de dois filhos com 8 e 10 anos, preocupada com saúde e desenvolvimento deles. Sentiu a diferença? É muito mais exato do que público-alvo.
Agora que você já entendeu o que é público-alvo e aprendeu o conceito de persona, vamos compreender como criar conteúdos significativos.
Escolha o seu estilo de escrita
Se você já sabe quem é o seu público-alvo, ficará mais fácil decidir qual tom de voz você irá usar em seus posts de odontologia. Pode parecer que essa parte não é tão importante, mas acredite, é por meio da escrita que você abrirá diálogos e passará todas as informações para os leitores.
Para começar, lembre-se de deixar de lado a linguagem técnica. Afinal, você está conversando com pessoas comuns, e não com outros cirurgiões-dentistas. Prefira palavras simples, de entendimento comum e que possam traduzir a informação completa, mas com clareza e objetividade.
Aliás, nas redes sociais você não precisa se preocupar em criar um texto enorme para explicar questões técnicas, pois os usuários querem conteúdos mais práticos, de leitura rápida e que agreguem valor.
Além dos textos objetivos, você deve criar um tom amigável, convidativo e que inclua os leitores. Novamente, se pensamos em odontopediatria, você pode usar uma linguagem mais familiar, com termos do dia a dia que sejam comuns para mães e pais. Assim, é mais fácil criar proximidade.
Seja original
As redes sociais bombardeiam pessoas de informações e, portanto, certamente não faltarão posts de odontologia. É importante prezar pela originalidade para se destacar de todos os outros profissionais.
Você deve criar conteúdos que não fiquem apenas no post estático com legenda. Pense em vídeos com animações e explore todas as ferramentas que cada rede social tem a oferecer.
Não caia na tentação de copiar outros colegas de profissão, afinal, isso pode gerar situações complicadas, como o plágio. Aposte no seu conhecimento e retire um tempo para pensar nas perguntas mais comuns que você ouve no consultório, em conteúdos interessantes que leu e em notícias e novidades na área que podem ser de interesse para o paciente.
Dica: tenha sempre com você um caderninho para listar ideias de conteúdos e perguntas interessantes que possam se tornar posts de odontologia.
Fale sempre a verdade
Uma coisa é certa: mentir nunca é o caminho. De fato, muitas pessoas têm a ideia de que publicidade é sempre algo mentiroso (o que está errado), mas a verdade é que você pode criar conteúdos riquíssimos e que valorizem o seu trabalho sem enganar o leitor.
Quando você engana alguém, além de perder um cliente ou criar antipatia por parte do paciente, há o risco de processos e problemas com o Procon.
Além disso, o Código de Ética Odontológica deixa claro as práticas que não devem ser feitas, como vídeos sensacionalistas, criticar técnicas de outros colegas, anunciar especialidades e títulos não reconhecidos e divulgar tratamentos que não têm qualquer embasamento científico.
Portanto, sempre que for criar um conteúdo, pesquise, averigue cada informação, confira se as fontes são de credibilidade (sobretudo quando divulgar notícias e novidades) e nunca tente anunciar um currículo que você não tem. Pode parecer um pouco óbvio falar de tudo isso, mas, infelizmente, o mercado ainda vê episódios assim.
Preze pela estética
Uma das características que a internet e as redes sociais reforçaram é o apelo imagético. Sim, a estética tem peso na hora de chamar a atenção do leitor para o seu conteúdo.
Por exemplo, ninguém gosta de ver posts lotados de textos e informações. Isso dificulta a leitura e faz com que a pessoa se sinta totalmente perdida, sem saber por onde deve começar a ler.
O ideal é contar com uma agência de publicidade ou um profissional de design para cuidar dessa parte. Eles podem transformar os conteúdos em artes harmoniosas, atrativas, interativas e criar uma identidade visual para a sua clínica — o que é ótimo, pois as pessoas irão reconhecer o seu conteúdo só de olhar as cores. É algo que fica gravado na memória.
Caso você não tenha condições de contratar esse serviço, sempre pode contar com a ferramenta Canva, que traz diversos modelos de posts prontos e oferece a possibilidade de personalizar cores, elementos, fotografias e fontes.
Uma grande vantagem de usar o Canva é que ele oferece os conteúdos no tamanho ideal para cada mídia. Por exemplo, os posts para Instagram já vêm com a medida certa para a rede social. Isso garante que você faça publicações sem perder a qualidade ou cortar a imagem.
Atualmente, a plataforma também oferece a opção de fazer posts animados, portanto, é possível criar conteúdos dinâmicos e que geram mais engajamento dos usuários.
Crie o post ideal para cada rede social
E afinal, como criar o conteúdo certo para cada rede social? Não basta ter boas ideias, uma escrita impecável e materiais com ótima estética, é necessário entender como publicar de forma correta. Para ajudá-lo, fizemos uma síntese do que você precisa saber.
Como criar post para Facebook?
De acordo com uma pesquisa realizada pela Rock Content, empresa especialista em marketing digital, os conteúdos que mais engajam os seguidores no Facebook são (pela ordem) vídeo, foto e status. Depois, temos em quarto lugar os links, em seguida álbum de fotos e, por fim, música.
Portanto, quando for criar posts de odontologia para o seu Facebook, pense em conteúdos com modelos diversificados, que possam chamar a atenção dos seus seguidores.
Estrutura da legenda
Ainda de acordo com a pesquisa, as legendas menores tendem a ter mais engajamento. Isso não é uma regra e em alguns casos você pode precisar expandir o seu conteúdo e isso pode dar certo. Mas lembre-se: Facebook não é blog, portanto, nada de textos enormes.
Em relação ao uso de hashtags no Facebook, a dica é evitá-las. Ao contrário do Instagram, que funciona muito bem com esse recurso, no Face elas não trazem resultados relevantes.
E se quiser deixar a legenda ainda mais interativa e próxima do seu leitor, utilize emojis. Os pequenos ícones já são comuns no dia a dia de todos nós, portanto, existe familiaridade. Eles são ótimos para chamar atenção e, até mesmo, destacar informações.
Como criar post para Instagram?
Os posts de odontologia no Instagram também podem ser muito úteis para a sua estratégia de marketing para dentistas e para a criação de conteúdo. A rede social, nos últimos tempos, tem sido um sucesso e, cada vez mais, traz resultados relevantes e que mostram o valor de investir neste espaço.
Quando o assunto são interações, novamente, o vídeo continua a ser o formato com mais engajamento. Aliás, recentemente, a rede social vem investindo em novos recursos, como o Reels, que veio para concorrer com o Tik Tok, por meio de vídeos curtos, com opção para áudio, efeitos, temporizador e velocidade.
Depois do vídeo, temos o carrossel e, por último, a imagem estática.
Formato de legenda
No Instagram, as legendas mais curtas, com até 150 caracteres, também são as que mais engajam. Entretanto, assim como dissemos sobre o Facebook, vão haver momentos em que você precisará ir além disso ou, até mesmo, criar algo menor. Tudo vai depender do seu conteúdo.
Ao contrário do Facebook, no Instagram, as hashtags bombam. Aliás, elas são uma das funcionalidades principais da rede social e permitem que você encontre diversos conteúdos por meio delas.
Para deixar o seu conteúdo agradável, utilize até três. Não caia na tentação de exagerar no número de hashtags na legenda.
Já em relação aos emojis, a pesquisa mostra uma informação semelhante ao Facebook: o uso deles deve ser feito com moderação, com média de um a três.
Crie um blog como aliado do seu marketing em odontologia
Para quem já tem um site, acrescentar um blog pode ser uma ótima estratégia para que o seu público-alvo o encontre nas buscas do Google. Mas se essa não é a sua realidade, você pode se planejar para ingressar no mundo digital.
O ideal é contar com a ajuda de um profissional para configurar e programar todos os detalhes do seu blog, inserir plugins e personalizá-lo de acordo com o seu gosto.
Uma vez que você tem o seu blog, pode ficar muito mais à vontade para criar conteúdos extensos, aprofundados e que não fiquem dependentes do desempenho das redes sociais.
Entretanto, mesmo com um blog é interessante ter redes sociais, pois elas são excelentes para o engajamento e a descoberta, além de ajudarem na divulgação dos seus conteúdos publicados.
Em seguida, você confere algumas dicas para criar conteúdo de qualidade para o seu blog:
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- Defina o seu público-alvo
- Crie um calendário editorial
- Encontre as palavras-chaves mais utilizadas pelo seu público
- Trabalhe conteúdos que tirem dúvidas do seu leitor e que tenham ligação com o título do artigo
- Aprenda SEO
Dica bônus: estude além da odontologia
Para criar conteúdos e posts em odontologia que tenham resultados positivos, é importante buscar por mais conhecimento e, pelo menos, entender o básico da publicidade e do marketing digital.
Na internet, você encontra diversos cursos de marketing para dentistas, que podem ser excelentes bases para começar no mundo digital. Um deles é o curso do Sebrae em parceria com o Conselho Federal de Odontologia.
Além de aprender conceitos de marketing, o curso passa por gestão, empreendedorismo e outros temas importantes para quem gerencia a clínica.
Outro tema importante para aprender, especialmente se for trabalhar com blog, é o SEO, que consiste em um conjunto de práticas para melhorar o ranqueamento no Google e, consequentemente, ser encontrado facilmente pelo seu público-alvo.
Assim como o marketing digital, você encontra cursos livres de SEO por valores acessíveis e com metodologia EaD para estudar de qualquer lugar e de acordo com a sua rotina.
Buscar conhecimento, conversar com colegas da área de comunicação, seguir profissionais de marketing para odontologia são boas formas de se inspirar para começar a produzir bons conteúdos para as suas redes sociais.
Os posts em odontologia requerem cuidados com ética, criatividade, escrita acessível para o público e, claro, informações de qualidade e que mudem a rotina do seu paciente.
Aqui no blog da Surya, você encontra diversos artigos que irão ajudar você a entrar no mundo digital. Para continuar a se aprofundar no tema, separamos para você um conteúdo sobre lives em odontologia no Instagram, sem dúvidas, um material de muito valor!
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