Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar
Surya Dental
  • Dicas e Produtos
  • Minha clínica
  • Casos clínicos
  • Universitários
  • Materiais Gratuitos
  • Compre agora
Surya Dental
Categorias
  • Dicas e Produtos
  • Minha clínica
  • Casos clínicos
  • Universitários
  • Materiais Gratuitos
  • Compre agora
Como definir o público alvo do seu consultório
Marketing Surya publicado em 5/jul/2016 e atualizado em 23/fev/2021

Como definir o público alvo do seu consultório

O público alvo é um conceito que está diretamente ligado à abordagem de um negócio. Assim como outros tipos de estabelecimento, é essencial para uma clínica odontológica que esse fator seja definido.

Ao montar seu consultório, antes mesmo de pesquisar fatores como fornecedores, equipamentos, localização e funcionários, é ideal que o público alvo seja definido.
A seguir, elencamos alguns fatores que podem influenciar na definição de público alvo do seu consultório. Boa leitura!

Preço x atendimento

Há uma diferença principal em trabalhar com público A/B e C/D que diz respeito à abordagem. Em geral, é mais comum que pessoas de classes mais altas não se preocupem tanto com o preço de um procedimento. Ao mesmo tempo, são mais exigentes com relação à qualidade do tratamento, material utilizado e atrasos nos horários.

Por outro lado, pessoas de classes mais baixas estão buscando preços menores. Consequentemente, são mais tolerantes a esses outros fatores.

Isso não significa que, ao trabalhar com o público A/B, deve-se cobrar preços exorbitantes, ou que o serviço e matéria-prima para o C/D deve ser ruim. Independentemente da escolha, mantenha a qualidade do seu trabalho!

É possível, porém, aplicar um preço mais acessível com materiais bons e mais baratos. Da mesma forma, ao utilizar uma matéria-prima melhor, aplique um preço justo. Muito importante: a abordagem dedicada a cada público que deve ser idêntica, independentemente da classe.

Outra confusão comum é achar que um consultório que atende as classes mais altas é bem sucedido. Isso, porém, é um engano, já que ambos são bons nichos para se trabalhar.

Localização do consultório

O local onde seu consultório está localizado influencia diretamente no público que o frequenta. Se você montar sua clínica visando as classes A/B, ele deverá estar localizado em um bom bairro da cidade, com estacionamento disponível. Se não for uma região com muitas vagas, faça uma parceria com um estacionamento particular.

Já para as classes C/D, o ideal é que o consultório esteja localizado em uma região central, com fácil acesso via transporte público. Em ambos os casos, pense na comodidade do seu paciente, e não se esqueça de garantir a acessibilidade, como rampas, escadas rolantes e elevadores.

publico alvo consultorio

O local onde seu consultório está localizado é um fator determinante para o público-alvo. Foto: Unsplash

Propaganda

O tipo de propaganda utilizado para atingir cada público costuma ser diferente. Os meios de divulgação em massa, como jornal, televisão e redes sociais, tendem a atingir os públicos C/D com mais eficácia.

Se você pretende trabalhar com classes mais altas, fortaleça o marketing de indicação no seu consultório. Ele é eficiente em ambos os casos, mas pode ser essencial para as classes A/B, já que é mais difícil atingi-los por outras formas de comunicação.

publico alvo consultorio

Persona

Uma dica para definir o público alvo do seu consultório é por meio de uma persona. Essa técnica é muito utilizada por profissionais de marketing e consiste em traçar um perfil mais realista.

Por meio de pesquisas com seus pacientes, você deve colher algumas características, como idade, classe social, interesses, hobbies. É possível fazer essa análise enviando um formulário com algumas perguntas e oferecendo algum brinde ou benefício em troca.

Em seguida, analise e compare essas informações e tente chegar a um perfil recorrente. Inevitavelmente, algumas características devem se repetir e dar uma média do seu público ideal.

Por exemplo: uma mulher chamada Flávia, com 33 anos de idade, poder aquisitivo alto, atenta a pequenos detalhes e adora novidades. Tem dificuldades em encontrar um consultório odontológico especializado em facetas de alta qualidade, e não se importa em pagar um valor mais alto por um bom serviço.

Após fazer esse exercício, sempre que for tomar alguma decisão com relação ao seu consultório, imagine que esse é o seu público e você precisa se motivar a resolver suas dores.

publico alvo consultorio

Faça um estudo de persona para o seu consultório.

Traçar um público-alvo para o seu consultório deve modificar completamente a sua abordagem. Uma vez que você sabe com quem está lidando, será mais fácil tomar decisões.

Se você gostou do conteúdo e quer receber mais dicas como essa, assine nossa newsletter!

Summary
Como definir o público alvo do seu consultório
Article Name
Como definir o público alvo do seu consultório
Description
O público alvo é um conceito que está diretamente ligado à abordagem de um negócio. É essencial para uma clínica odontológica que esse fator seja definido.
Author
Surya Dental
Publisher Name
Blog Surya Dental
Publisher Logo
Blog Surya Dental
Compartilhe
Posts relacionados

Como liderar sua equipe

Liderar sua equipe no consultório odontológico influencia diretamente no seu andamento, alcance dos objetivos e na qualidade daquilo que desenvolve. Liderar é comandar pessoas, influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos individuais e da equipe. Nesse contexto, um bom líder é aquele que reconhece que uma empresa é formada por pessoas iguais a ele e […]

Minha clínica

2 min

Medo de dentista: como lidar com pacientes com odontofobia

A odontofobia, medo de dentista, é um problema comum para muitas pessoas. Em um estudo recente realizado em e diversos países, 61% dos entrevistados afirmaram ter medo de dentista.

Destaques

3 min

Fala pra gente o que achou Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas em primeira mão
Tags
  • publico alvo consultorio
Surya Dental
Feito por Nerau Studio