Você, dentista, sabe como definir o público-alvo do seu consultório odontológico? Trabalhar com esse conceito é muito importante para atingir os seus objetivos profissionais e focar todos os esforços em quem realmente está relacionado com a sua área de atendimento.
Neste conteúdo, nós vamos te explicar o que é público-alvo e o que você deve saber para mapear o seu. Boa leitura!
O que significa público-alvo?
Você já deve ter ouvido falar do conceito público-alvo. É um termo bastante comum para quem é dono do próprio negócio, assim como para quem trabalha com estratégias de marketing.
Se você tem o seu consultório ou trabalha em parceria com alguma clínica, é muito importante descobrir o público-alvo, que nada mais é do que um grupo de pessoas com características em comum e que se encaixam com o tipo de serviço/produto que uma empresa tem a oferecer.
Diferentemente de persona, que é a criação de uma pessoa fictícia que poderia ser seu paciente, público-alvo é mais genérico, por exemplo, mulheres e homens acima dos 35 anos.
Qual a importância de definir público-alvo?
Se tem algo que um profissional autônomo não quer é perder investimento. Pois bem, é justamente isso que acontece quando você não tem bem delimitado o seu público. Todos os esforços, trabalhos e ações vão ser feitos à toa, sem entender quem elas vão atingir.
Apostamos que você tem objetivos para o seu consultório, só que para cumpri-los é preciso planejamento e olhar estratégico. O ponto inicial é delinear o público-alvo. A partir dele, você pode nortear cada passo e, dessa forma, fazer investimentos certeiros.
Confira, agora, outros pontos sobre a importância do público-alvo.
Criar uma identidade visual que converse com o seu paciente
A identidade visual é uma parte importante da criação de uma marca — sim, você, dentista, representa a sua própria marca —, afinal, a ideia é ser reconhecido rapidamente e ficar na memória das pessoas. Um bom exemplo disso é o McDonald’s ou o Google.
Se você quer ser identificado pelas suas cores e seus elementos visuais, então, precisa criar uma comunicação sólida e que faça sentido para o seu público-alvo.
Se você sabe com quem quer conversar, compreenderá qual identidade é melhor e chamará mais atenção.
Marketing digital para as pessoas certas
Atualmente, é impensável um profissional que não use as redes sociais e a internet para divulgar o próprio trabalho. Dessa forma, é importante que você invista em conteúdos que acertem em cheio no seu público.
Vamos supor que você trabalha especificamente com odontogeriatria. Certamente, o interesse dos seus pacientes não é higiene bucal de bebês, e sim outros cuidados pertinentes à terceira idade.
Quando você não conhece quem é o seu público, será gasto um tempo enorme com ações que não vão ser efetivas e que não são interessantes para os seus pacientes.
Como definir público-alvo?
Agora que você já sabe a importância de ter o público definido, separamos alguns pontos importantes que podem te orientar na produção desse processos. Confira!
Selecione algumas informações
Você deve ter uma vaga ideia de quem é o perfil de pessoas que quer atingir, certo? Então, que tal escrever isso no papel para ter mais clareza? Comece por escrever os seguintes pontos:
- Faixa etária
- Gênero
- Localização
- Idade
- Poder aquisitivo
- Nível de escolaridade
As informações acima podem ser muito úteis até mesmo para fazer pesquisas de mercado relacionadas ao seu consultório.
Pense na relação preço e atendimento
Há uma diferença principal em trabalhar com público A/B e C/D que diz respeito à abordagem. Em geral, é mais comum que pessoas de classes mais altas não se preocupem tanto com o preço de um procedimento. Ao mesmo tempo, são mais exigentes com relação à qualidade do tratamento, material utilizado e atrasos nos horários.
Por outro lado, pessoas de classes mais baixas estão buscando preços menores. Consequentemente, são mais tolerantes a esses outros fatores.
Isso não significa que, ao trabalhar com o público A/B, deve-se cobrar preços exorbitantes, ou que o serviço e matéria-prima para o C/D devem ser ruins. Independentemente da escolha, mantenha a qualidade do seu trabalho!
É possível, porém, aplicar um preço mais acessível com materiais bons e mais baratos. Da mesma forma, ao utilizar uma matéria-prima melhor, aplique um preço justo. Muito importante: a abordagem dedicada a cada público deve ser idêntica, independentemente da classe.
Outra confusão comum é achar que um consultório que atende as classes mais altas é bem sucedido. Isso, porém, é um engano, já que ambos são bons nichos para se trabalhar.
Estude a localização do consultório
O local onde seu consultório está influencia diretamente no público que o frequenta. Se você montar sua clínica visando as classes A/B, ele deverá estar localizado em um bom bairro da cidade, com estacionamento disponível. Se não for uma região com muitas vagas, faça uma parceria com um estacionamento particular.
Já para as classes C/D, o ideal é que o consultório esteja localizado em uma região central, com fácil acesso via transporte público. Em ambos os casos, pense na comodidade do seu paciente, e não se esqueça de garantir a acessibilidade, como rampas, escadas rolantes e elevadores.
Pense na persona
Uma dica para definir o público-alvo do seu consultório é por meio de uma persona. Essa técnica é muito utilizada por profissionais de marketing e consiste em traçar um perfil mais realista.
Por meio de pesquisas com seus pacientes, você deve colher algumas características, como idade, gênero, classe social, interesses, hobbies. É possível fazer essa análise enviando um formulário com algumas perguntas e oferecendo algum brinde ou benefício em troca.
Em seguida, analise e compare essas informações e tente chegar a um perfil recorrente. Inevitavelmente, algumas características devem se repetir e dar uma média do seu cliente ideal.
Por exemplo: uma mulher chamada Flávia, com 33 anos de idade, poder aquisitivo alto, atenta a pequenos detalhes e adora novidades. Tem dificuldades em encontrar um consultório odontológico especializado em facetas de alta qualidade, e não se importa em pagar um valor mais alto por um bom serviço.
Após fazer esse exercício, sempre que for tomar alguma decisão com relação ao seu consultório, imagine que esse é o seu público e você precisa se motivar a resolver suas dores.
Analise os serviços oferecidos
A sua especialidade odontológica pode ser um bom norte para pensar no seu público. Isso porque algumas estão bastante apegadas à faixa etária, condições clínicas, entre outros. Por isso, essa análise do seu próprio trabalho é uma ótima ferramenta para esse momento.
Traçar um público-alvo para o seu consultório deve modificar completamente a sua abordagem. Uma vez que você sabe com quem está lidando, será mais fácil tomar decisões.
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