Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar
Surya Dental
  • Notícias
  • Dicas e Produtos
  • Minha clínica
  • Casos clínicos
  • Materiais Gratuitos
  • Compre agora
Surya Dental
Categorias
  • Notícias
  • Dicas e Produtos
  • Minha clínica
  • Casos clínicos
  • Materiais Gratuitos
  • Compre agora
Como fidelizar pacientes em Odontologia e lucrar mais
Marketing Surya publicado em 14/maio/2014 e atualizado em 25/fev/2021

Como fidelizar pacientes em Odontologia e lucrar mais

Quando se pensa em ações de marketing odontológico, a primeira coisa que vem à cabeça da maioria dos dentistas é captar pacientes. Sim, é uma estratégia válida, mas na maioria das vezes tem custo elevado.

Uma ação paralela e que traz resultados efetivos é fidelizar pacientes, especialmente quando o dentista já tem uma carteira de clientes robusta.

A fidelização envolve usar técnicas de marketing para reativar e recuperar pacientes que estão afastados por um longo período e manter o relacionamento com os que estão satisfeitos com os serviços da clínica. É uma forma de ajudar a aumentar o faturamento do consultório.

Conheça neste artigo técnicas para fidelização de pacientes e saiba como aplicá-las no dia a dia do consultório.

Tenha um consultório acolhedor

Construa um ambiente aconchegante para a clínica e que não tenha “cara de hospital”. O paciente deve se sentir acolhido e valorizado, por isso providencie cadeiras e poltronas em número suficiente, ofereça wi-fi gratuito, deixe a sala de espera organizada e mantenha os clientes informados, caso haja demora no atendimento.

Faça atendimentos resolutivos

Além de um ambiente acolhedor, você deve ter um atendimento de excelência. Isso significa ser gentil com o paciente, ouvir e anotar as queixas, ser atencioso e explicar, com tranquilidade, quais intervenções serão feitas.

Apesar de parecer uma etapa corriqueira, a atenção durante o atendimento no consultório é um dos aspectos que os clientes mais sentem falta nas consultas.

Lembre-se: para que um paciente torne-se fidelizado, você precisa estar na memória dele. O primeiro passo é deixá-lo satisfeito com o resultado do serviço. Isso acontece quando o cliente tem a percepção de que o que ele contratou foi entregue, seja para um procedimento simples ou complexo.

fidelizar-pacientes

Um paciente satisfeito tem mais chances de se tornar fidelizado à clínica.

Torne o agendamento flexível

Descomplique o agendamento de consultas. Para que esse processo funcione, a secretária terá papel fundamental, pois é ela que fará o primeiro contato com o paciente.

É essencial criar uma lista de espera, entender a complexidade de cada atendimento para determinar o tempo entre um paciente e outro, comunicar sobre eventuais atrasos e fazer encaixes de emergência sem deixar o cliente que agendou com antecedência no prejuízo.

Seu consultório ainda não utiliza uma agenda online? Faça um teste com esse formato para medir a eficiência entre os agendamentos de papel e os digitais. Outra possibilidade é permitir que os próprios pacientes agendem consultas pela internet.

Dedique-se ao pós-atendimento

O fato de o paciente ter concluído o tratamento não significa que o relacionamento com a clínica terminou – muito pelo contrário. O ideal é que você mantenha contato com o cliente para entender como está a recuperação do procedimento, sugerir um retorno para avaliar a cicatrização (se for o caso) e se mostrar receptivo para a nova intervenção que ele demonstrou interesse.

Peça para o paciente avaliar o tratamento. Envie um pequeno formulário para entender o nível de satisfação com o serviço realizado. Mostre interesse pelo paciente, mesmo após a consulta. Esse aspecto poderá ser um dos diferenciais do seu consultório.

Faça o que poucos fazem

Produzir conteúdos informativos é uma forma de agregar valor ao seu serviço. Crie uma lista de transmissão no WhatsApp ou mesmo campanhas de e-mail marketing e em redes sociais e envie textos, vídeos ou podcasts com informações sobre saúde.

Fale sobre escovação, uso do fio dental, higiene bucal do bebê, lentes de contato, dente do siso, enfim, assuntos que sejam de interesse do público que frequenta o consultório. Com essa estratégia, seu nome será lembrado e associado a conteúdos educativos.

marketing-para-dentistas

Atenção! Não envie mensagens comerciais, não chame os pacientes para marcar consultas e nem para conhecer o novo aparelho.

Manter contato é um passo importante para fidelizar pacientes, por isso, faça um planejamento mensal. Selecione datas comemorativas e os aniversariantes de cada mês e mande felicitações e mensagens por e-mail, WhatsApp ou por carta – sim, será uma forma de surpreendê-los.

Analise o histórico e o cadastro de pacientes e também entre em contato com aqueles que estão ausentes por um longo período para tentar reativá-los.

Antecipe-se às necessidades do cliente e ofereça aquele segundo tratamento que ele adiou por falta de tempo ou por condições financeiras. É o momento de entrar em contato por telefone, oferecer formas especiais de pagamento e informar que há disponibilidade na agenda.

fidelizar-pacientes

Convide o paciente para a avaliação do segundo tratamento.

Ao procurar o dentista para resolver uma questão estética, mastigatória ou eliminar uma dor, o paciente quer: ser bem atendido, ser ouvido e compreendido, solucionar o problema, obter um resultado satisfatório e saber que encontrou um profissional de confiança para os tratamentos futuros.

Não perca a chance de fidelizar seus pacientes! Receba nossos conteúdos sobre gerenciamento do consultório semanalmente na sua caixa de entrada. Basta deixar seu e-mail no formulário abaixo.


Summary
Como fidelizar pacientes em Odontologia e lucrar mais
Article Name
Como fidelizar pacientes em Odontologia e lucrar mais
Description
Fidelizar pacientes é uma ação de marketing que traz resultados efetivos, especialmente quando o dentista tem uma carteira de clientes robusta. Leia agora!
Author
Surya Dental
Publisher Name
Blog Surya Dental
Publisher Logo
Blog Surya Dental
Compartilhe
Posts relacionados

Como atender seus pacientes de forma positiva

Cada consulta odontológica começa no primeiro contato com qualquer profissional da clínica, seja ele o atendente, assistente ou doutor. Pensar com carinho nas etapas de atendimento é transformar a ansiedade do paciente antes do procedimento clínico em tranquilidade ao final. Qualquer sinal de agradecimento do paciente traz uma satisfação enorme aos profissionais que atuam na […]

Minha clínica

2 min

Como ajudar pacientes com medo

Nós como clientes e/ou consumidores sempre queremos estar em lugares agradáveis, independente do local, mas quando se fala em dentista essa pergunta é indispensável, não é mesmo? Estima-se que 80% das pessoas têm medo de ir ao dentista, e pode não parecer, mas o layout de seu consultório odontológico pode ajudar nessa barreira.

Minha clínica

3 min

Fala pra gente o que achou Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas em primeira mão
Tags
  • fidelizar pacientes
Surya Dental
Feito por Nerau Studio