Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar
Como aplicar team building no consultório odontológico?

Como aplicar team building no consultório odontológico?

Se o seu consultório conta com um bom número de funcionários, provavelmente você já deve ter sentido dificuldade em gerenciar toda a equipe, especialmente em momentos em que o time está desengajado, desanimado ou, até mesmo, quando existem atritos entre colaboradores.

Uma clínica odontológica necessita de um time unido, afinal, a maioria dos trabalhos acontece em duplas ou com o apoio de um colega.

Por isso, é fundamental implementar a estratégia de team building entre os elementos da equipe odontológica e, assim, garantir bons trabalhos e pessoas felizes dentro do consultório.

Quer saber mais? Continue a leitura e descubra o que é e como implementar o team building.

O que é team building?

Team building é um tipo de treinamento em equipe. A diferença é que ele não é focado em habilidades técnicas, e sim em preparar todos os elementos do time para serem mais engajados, unidos e desenvolverem empatia.

Outra característica interessante sobre o team building é que o treinamento não acontece de maneira formal, e sim em situações descontraídas. Pode ser em um happy hour ou, até mesmo, em confraternizações do consultório odontológico.

O importante é incentivar a interação entre todos os funcionários, gerar momentos para que se conheçam, compartilhem experiências e, dessa forma, se aproximem.

Quais as vantagens do team building?

O treinamento team building oferece um leque de vantagens para o consultório e, por isso, é importante mantê-lo como uma estratégia de RH — sim, a gestão de pessoas também deve ser uma preocupação da sua clínica!

Antes de começar a pensar na estratégia, entenda as vantagens que ela tem para o seu time.

Dá mais motivação para trabalhar

A rotina do consultório odontológico, por si só, costuma ser bastante cansativa, especialmente para os profissionais que atuam durante os atendimentos. Além disso, nada pior do que estar em um local onde o clima organizacional é péssimo.

Esses dois aspectos podem ser suficientes para deixar a equipe desmotivada e cansada de estar no consultório. Esse tipo de cenário contribui para que pessoas saiam e busquem outras oportunidades, ou seja, você corre o risco de perder bons talentos e gerir uma clínica de alta rotatividade.

Mulher sentada em cadeira odontológica com equipe de dentistas ao redor

O team building é essencial para deixar o clima no consultório mais agradável.

Com o team building, o clima organizacional ficará muito mais leve e saudável. As boas relações entre os funcionários deixarão seu consultório mais valorizado.. Afinal, todos nós gostamos de passar o nosso expediente ao lado de pessoas agradáveis e amistosas.

Empodera os funcionários

Sentir-se importante para o time é algo que todo funcionário deseja, independentemente do seu cargo. O primeiro passo para isso é a sensação de que todos os cargos estão interligados e trabalham um com a ajuda do outro.

É essencial que todos entendam que no consultório, independentemente de que posição ocupe, o trabalho é fundamental para o bom funcionamento da rotina.

O treinamento team building permite que os seus colaboradores possam trocar experiências sobre o dia a dia, falar um pouco mais sobre o que fazem e, dessa forma, entender mais sobre os desafios e as dores que todos passam.

Esse contato faz com que o trabalho de cada um seja respeitado e entendido e, como consequência, gere o sentimento de importância de cada um para a equipe.

Melhora a comunicação interna

Como já citamos, o team building é essencial para tornar o clima organizacional mais tranquilo. Relações boas entre os membros da equipe fazem com que a comunicação sobre questões do trabalho seja mais fluida também.

Se todos têm um bom relacionamento, sem dúvidas, será fácil ter conversas e passar avisos. Em um cenário contrário, em que os colaboradores têm desavenças, isso pode prejudicar que informações importantes sejam comunicadas.

Promove saúde mental no ambiente de trabalho

Em um ambiente amistoso, onde funcionários têm conexão e a comunicação é positiva e respeitosa, não restam dúvidas de que se trata de um local tranquilo para se trabalhar quando pensamos em saúde mental.

Promover saúde mental, especialmente em ambientes de saúde, é muito importante, justamente por ser uma área de trabalho em que as pessoas tendem a ficarem mais tensas e preocupadas.

Três dentistas com EPIs contra o coronavírus

Engajar a equipe é necessário para promover saúde mental.

Especialmente neste momento de pandemia, onde o medo, a tensão, a ansiedade e as preocupações são constantes, um local de trabalho acolhedor fará toda a diferença para a promoção da saúde mental.

Team building e dinâmicas: quais implementar?

Agora que você já conhece as vantagens do treinamento team building, chegou o momento de conhecer algumas dinâmicas para serem aplicadas. Sim, elas são essenciais para que os resultados aconteçam e, por isso, é importante que sejam estruturadas com a ajuda de profissionais de recursos humanos.

Duas verdades e uma mentira

Essa é uma dinâmica já bem tradicional e que é excelente para incentivar as pessoas a se conhecerem melhor e a quebrar o gelo, especialmente quando chega alguém novo na equipe.

Com ou sem funcionário novo, o jogo das duas verdades e uma mentira é sempre bem-vindo e promove momentos bem divertidos entre as pessoas.

Para realizar a dinâmica é muito simples! Peça que todo mundo escreva, em um papel, duas verdades e uma mentira sobre si.

É importante que a pessoa tente vender a mentira como uma verdade, para deixar a todos confusos e se questionando sobre qual a resposta certa.

Em seguida, você pode pedir para alguém tentar adivinhar quais são as frases verdadeiras e a mentira.

Uma dinâmica simples, divertida e que pode ser adaptada, caso você prefira fazer de forma online, para manter a saúde de todos os funcionários do consultório.

Quebra-cabeça

O quebra-cabeça é um brinquedo conhecido por todo mundo e, provavelmente, todos já brincaram com ele.

Além de servir como diversão, o quebra-cabeça pode ser um aliado na hora de aplicar a dinâmica de team building.

Separe alguns grupos e dê a eles peças. Em seguida, eles começarão a montar e irão entender que não conseguem concluir o quebra-cabeça. A conclusão só será possível ao juntar as partes de cada equipe.

Esse é um ótimo exercício para mostrar a importância do trabalho em equipe e como cada um é necessário no grande quebra-cabeça que é o dia a dia de um consultório odontológico.

A torre de papel

Crie alguns grupos e, para cada integrante, dê uma folha de papel. O objetivo é que as equipes construam a torre mais alta que puderem, apenas utilizando o material que foi dado.

A torre deve ser executada em cinco minutos. Por isso, é importante que os times se organizem bem, tenham planejamento e pensamento estratégico.

Grupo de pessoas de diferentes etnia, em roda, com papéis na mão

A dinâmica da construção da torre de papel incentiva o pensamento estratégico em grupo.

Ao final do tempo, você poderá perguntar como cada grupo pensou na construção da torre.

Resolução de problemas

Em qualquer ambiente de trabalho os problemas irão surgir. E quando isso acontece, saber respeitar as opiniões de cada um é essencial para que se chegue a um consenso.

A dinâmica de resolução de problemas tem o objetivo de mostrar a todos que existem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto.

Ela consiste em dividir os funcionários por trios (ou como for possível fazer). Em seguida, dê o mesmo problema para todos e peça para que escrevam o que fariam para solucionar a situação.

Por último, peça para que expliquem o porquê de terem pensado de tal jeito. Ao final, você pode concluir mostrando a todos como existem diferentes saídas graças às distintas formas de pensar.

Como melhorar o team building do consultório?

Além do treinamento da equipe odontológica por meio de dinâmicas, uma boa dica é implementar ações no dia a dia que podem fortalecer o team building.

Comece por deixar bem estabelecidas as funções de cada um. Dessa forma, ninguém se sentirá perdido e entenderá que as atividades exercidas são importantes para realizar um todo.

Para os colaboradores que atuam no atendimento, como dentistas e auxiliares, isso pode não ser tão aplicável, até mesmo porque é bem claro o que cada uma dessas funções fazem.

Entretanto, para o pessoal da recepção, poderá ser muito útil, além de agilizar o trabalho de cada um.

Outra dica é implementar algumas reuniões semanais. Pode ser no começo e no fim da semana, ou então, no início do expediente. A ideia é que todos possam conversar um pouco e falar quais são os planos, o que será preciso fazer durante a semana e quais os desafios.

A reunião pode acontecer por grupos, e provavelmente isso fará mais sentido. Por exemplo, se existem dentistas de diferentes especialidades, é possível fazer uma reunião entre todos os cirurgiões-dentistas para falar um pouco das suas estratégias e da rotina.

O mesmo pode se aplicar para o pessoal da recepção, de forma que possam organizar melhor toda a demanda.

Com algumas novas atividades a serem implementadas e os treinamentos corretos para a equipe odontológica, é possível construir um team building forte que irá refletir no atendimento ao paciente no dia a dia.

Lembre-se que o team building é algo que deve estar em constante desenvolvimento e, portanto, é preciso estar sempre atento ao ambiente de trabalho do consultório.

Além de trabalhar o team building da sua clínica, é importante estudar o marketing digital para conquistar mais visibilidade, inclusive, para novos talentos. Clique no banner abaixo e receba o nosso conteúdo gratuito!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio