A alta rotatividade de funcionários no consultório tem impactos negativos para o negócio, e para evitá-los será preciso promover mudanças no clima organizacional.
Os motivos para que um colaborador deixe o emprego podem estar associados a questões internas, como baixos salários, falta de um plano de carreira, descompasso entre o propósito da empresa e suas expectativas; e externas, como o “pleno emprego”.
Neste artigo, entenda o que fazer para contornar a alta taxa de rotatividade na clínica e como melhorar o ambiente de trabalho para que os bons funcionários queiram trabalhar com você. Boa leitura!
Para começar: entenda o que é turnover
O turnover é a taxa média de saída de funcionários da empresa em comparação à média de trabalhadores em um determinado período. Para as saídas, são contabilizados tanto os pedidos de demissão quanto os desligamentos impostos pela organização.
É o termo técnico utilizado pelo RH para obter o índice de rotatividade de funcionários do consultório. Segundo o Dieese, órgão de pesquisa do governo brasileiro, a rotatividade voluntária média nas empresas é de 24%.
Uma taxa de rotatividade alta pode indicar a existência de alguns problemas organizacionais, como baixos salários, falta de um plano de carreira, ambiente de trabalho ruim, falta de transparência com a cultura da empresa, desalinhamento entre o propósito da companhia e as expectativas dos funcionários, além de descrição genérica da vaga de emprego e mercado de trabalho aquecido.
Em uma clínica, é natural que dentistas passem um tempo trabalhando, consigam experiência para, depois, abrirem o consultório próprio.
Tenha um programa de onboarding
Para receber bem o funcionário recém-chegado, tenha um programa de onboarding, que consiste em acolher e integrar o novo trabalhador. É nesta fase que ele vai conhecer o propósito da empresa, os departamentos (financeiro, administrativo, serviços gerais, clínica) e quem trabalha neles.
É a partir desse programa de integração que a clínica vai conseguir aumentar o senso de pertencimento e reduzir a taxa de rotatividade, concluiu uma pesquisa da Aberdeen Group. Segundo o estudo, 62% das empresas com onboarding obtiveram mais produtividade e 52% relataram que os funcionários se tornaram mais engajados.
Veja algumas práticas recomendadas pela SHRM (Society for Human Resource Management) para a integração de um novo funcionário:
- Torne o primeiro dia de trabalho especial
- Desenvolva um plano de integração por escrito
- Torne a integração participativa
- Verifique se o programa é implementado de forma consistente
- Veja se o programa é monitorado ao longo do tempo
- Use a tecnologia para facilitar o processo
- Use marcos importantes, como 30, 60, 90 e 120 dias no trabalho – e até um ano da entrada na empresa – para analisar o progresso dos funcionários
- Envolva as partes interessadas no planejamento
- Seja claro com os novos funcionários sobre objetivos, funções e responsabilidades
Uma integração ineficaz traz riscos, como a alta rotatividade de funcionários no consultório, o que acaba gerando gastos extras para o gestor. A SHRM estima que os custos sejam de seis a nove salários.
Construa um ótimo ambiente de trabalho
Ao receber bem um novo integrante da equipe, você estará criando a melhor primeira impressão possível. Aliás, um excelente clima organizacional ainda é um diferencial que poucas empresas têm, mas é algo que você deve considerar para sua clínica ou consultório, seja ele um pequeno, médio ou grande negócio.
Mas como melhorar o ambiente de trabalho? Comece recepcionando bem os novatos, e para isso desenvolva um programa de integração. Crie processos sobre como cada novo funcionário será recepcionado, determine o papel de cada participante no processo e crie as etapas do onboarding.
Faça o novo colaborador se sentir parte da empresa logo nos primeiros dias. Acolha o funcionário com respeito, atenção e cuidado, explique o funcionamento do consultório, destaque uma pessoa (uma espécie de mentor) para acompanhar o treinamento da função, se interesse pela pessoa que está começando a trabalhar com você e envolva-a em projetos e reuniões.
Apresente a cultura da empresa, seu propósito e conte uma breve história da clínica. Deixe claro quais são os valores esperados dos funcionários.
Prepare o local de trabalho com antecedência para recebê-lo. No caso de uma secretária, configure o computador, crie a conta de e-mail e sincronize com a agenda digital, entregue o crachá de identificação, a senha e um tutorial para uso do telefone. Esse preparo é uma demonstração de que a chegada do novo funcionário era aguardada.
Como a alta rotatividade impacta na clínica
O turnover gera impactos negativos em vários aspectos, como no financeiro e no clima organizacional. As rescisões costumam custar caro, e perder um funcionário é prejudicial para a operação do negócio, especialmente quando se trata de um bom colaborador.
Além das rescisões, o impacto financeiro se estende para novos custos com recrutamento e treinamento, sem contar a perda do investimento feito desde a contratação do funcionário.
A chave para reverter a alta rotatividade de funcionários – e, melhor, ter trabalhadores engajados e satisfeitos – está em criar um excelente ambiente de trabalho.
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