Relato do caso
Paciente do gênero feminino, 32 anos de idade procurou o consultório odontológico, queixando-se de uma restauração em cerâmica no incisivo central superior (dente 11).
A restauração de ângulo (classe IV) apresentava-se com trinca na cerâmica e reparo em resina composta na linha de cimentação. Após conversa inicial com a paciente, optou-se pela remoção do fragmento e confecção de nova restauração de cerâmica em virtude da trinca, que posteriormente poderia evoluir para uma fratura da cerâmica.
Situação inicial do caso demonstrando a trinca da cerâmica.
Imagem intra-bucal aproximada, evidenciando a trinca da cerâmica e a linha de cimentação que já havia sido reparada com resina composta.
Preparo finalizado com término 90º em esmalte na vestibular e proximal. Salienta-se que esta configuração de preparo já havia sido estabelecida no preparo da restauração antiga.
Visualização aproximada do molde feito com silicone de adição – Virtual – Ivoclar Vivadent.
Fragmento cerâmico confeccionado pelo TPD José Carlos ROMANINI em IPS e.max.
Cor, brilho e textura do fragmento cerâmico feito em IPS e.max – Pastilha HT B1 (TPD José Carlos ROMANINI)
Prova do fragmento cerâmico com o cimento Variolink Veneer try-in cor high value +1. Nesta prova podemos observar na cerâmica as mesmas características ópticas do dente natural adjacente (incisivo central dente 21)
Após o condicionamento com ácido fosfórico do dente 11 (30s esmalte e 15s dentina) fez-se o condicionamento do dente com o sistema adesivo Syntac (primer 15s, Adhesive 10s e Heliodond).
Condicionamento do fragmento cerâmico (Ácido Fluorídrico 10% por 20s, limpeza com ácido fosfórico 37% por 20s, aplicação do silano Monobond plus por 60s e adesivo Heliobond).
Visualização final da cimentação com o cimento Variolink Veneer HV +1 e polimento final com borrachas abrasivas específicas para material cerâmico (OptraFine – Ivoclar Vivadent).
Visualização final do caso.
Fonte: Ivoclar Vivadent