Registro Interoclusal de Alta Precisão com Silicone de Adição

A importância de um correto registro interoclusal é fundamental para que diagnóstico e tratamento sejam efetuados de maneira correta em Odontologia. Vários materiais podem ser utilizados, e os silicones de adição constituem uma opção rápida, precisa e de fácil execução para esta finalidade. O objetivo deste relato de caso clínico é demonstrar a execução de um registro interoclusal com um silicone de adição.

INTRODUÇÃO:

Vários materiais são utilizados na obtenção de registros interoclusais em várias especialidades da Odontologia. Lâminas de cera, pastas de óxidos metálicos, resinas acrílicas e materiais elastoméricos como poliéter e siliconas estão entre os materiais mais comumente utilizados e relatados na literatura científica.

A precisão dos registros é fundamental para o correto relacionamento dos modelos em articuladores. Se essa etapa for realizada sem o correto cuidado, todos os passos subsequentes do tratamento podem ser comprometidos, levando a falhas no diagnóstico e na eleição do planejamento, e, por consequência, a uma incorreta execução do tratamento ideal.

Materiais à base de silicone de adição consistem uma opção de alta precisão e confiabilidade para a execução de registros interoclusais eficientes, consideravelmente superiores à cera, por exemplo. Sua confecção é facilitada com a utilização de pistolas dispensadoras e pontas automisturadoras, na tentativa de assegurar uma mistura uniforme e em correta proporção.

O caso a seguir relata a confecção de um registro interoclusal em Máxima Intercuspidação Habitual com a silicone de adição Variotime bite, objetivando a montagem de modelos iniciais em articulador semi-ajustável para análise oclusal e planejamento restaurador estético.

RELATO DO CASO:

Paciente do sexo feminino, 32 anos, solicitou atendimento para troca de restaurações em amálgama posteriores por motivo estético. Ao exame clínico foi possível observar a presença de retrações gengivais em pré-molares superiores e restaurações em amálgama nos dentes 46 e 47. (Após a realização de moldagens iniciais de alta precisão com silicone de adição (Variotime, Kulzer), foi iniciado o procedimento de obtenção do registro interoclusal.

Figura 1- Situação inicial figura 2 - Arcada inferior seca e lábios afastados

Após correta montagem do cartucho do material de registro (Variotime Bite, Kulzer) na pistola dispensadora, a ponta automisturadora foi corretamente acoplada e a paciente foi orientada quanto ao procedimento.

Com a boca aberta e correto afastamento de lábios e bochechas, o material começou a ser depositado sobre a face oclusal e incisal dos dentes inferiores, ao longo de toda a arcada.

figura 3 - Variotime Bite sendo dispensado sobre a face oclusal e incisal dos dentes inferiores figura 4 -Variotime Bite sendo dispensado sobre a face oclusal e incisal dos dentes inferiores figura 5 - Variotime Bite sendo dispensado sobre a face oclusal e incisal dos dentes inferiores

Em seguida, a paciente foi orientada a ocluir e manter esta posição até a presa total do material.

figura 6 - Oclusão habitual com o material de registro. Aguardar o tempo de presa, sem movimentações

Após esse tempo, a paciente desoclui e é possível observar que a superfície oclusal / incisal dos dentes superiores foi adequadamente copiada.

figura 7 - paciente de boca aberta após a presa do material

O registro foi removido da boca e o acabamento foi realizado, através de cortes com lâmina de bisturi número 11 para que o material não ultrapassasse o equador protético dos dentes copiados, o que poderia levar a uma incorreta adaptação do registro aos modelos.

figura 8 - registro removido, com excessos recortados

 

Vale ressaltar que o modelo de gesso deve ser preciso e estar livre de bolhas, para que o registro seja corretamente assentado e a montagem em articulador realmente reproduza a situação oclusal do(a) paciente.

 

CONCLUSÃO:

Os materiais de registro à base de silicone de adição são uma alternativa rápida, eficaz e de fácil execução para registros interoclusais precisos.

 

AUTORES:

Márcio Buffoni D’Ávila e Silva

Ricardo Moreno Bonilha Neto

Thiago de Oliveira Tomaselli

José Pedro Issy Júnior

Camila Torraca

 

Fonte: Kulzer

 

Precisa abastecer seu consultório? Aproveite as promoções da Surya Dental online ou ligue 0800 6021717

 

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Remédio para osteoporose pode afetar o maxilar

Próximo artigo

A odontologia e o sono

Posts relacionados