A importância de um correto registro interoclusal é fundamental para que diagnóstico e tratamento sejam efetuados de maneira correta em Odontologia. Vários materiais podem ser utilizados, e os silicones de adição constituem uma opção rápida, precisa e de fácil execução para esta finalidade. O objetivo deste relato de caso clínico é demonstrar a execução de um registro interoclusal com um silicone de adição.
INTRODUÇÃO:
Vários materiais são utilizados na obtenção de registros interoclusais em várias especialidades da Odontologia. Lâminas de cera, pastas de óxidos metálicos, resinas acrílicas e materiais elastoméricos como poliéter e siliconas estão entre os materiais mais comumente utilizados e relatados na literatura científica.
A precisão dos registros é fundamental para o correto relacionamento dos modelos em articuladores. Se essa etapa for realizada sem o correto cuidado, todos os passos subsequentes do tratamento podem ser comprometidos, levando a falhas no diagnóstico e na eleição do planejamento, e, por consequência, a uma incorreta execução do tratamento ideal.
Materiais à base de silicone de adição consistem uma opção de alta precisão e confiabilidade para a execução de registros interoclusais eficientes, consideravelmente superiores à cera, por exemplo. Sua confecção é facilitada com a utilização de pistolas dispensadoras e pontas automisturadoras, na tentativa de assegurar uma mistura uniforme e em correta proporção.
O caso a seguir relata a confecção de um registro interoclusal em Máxima Intercuspidação Habitual com a silicone de adição Variotime bite, objetivando a montagem de modelos iniciais em articulador semi-ajustável para análise oclusal e planejamento restaurador estético.
RELATO DO CASO:
Paciente do sexo feminino, 32 anos, solicitou atendimento para troca de restaurações em amálgama posteriores por motivo estético. Ao exame clínico foi possível observar a presença de retrações gengivais em pré-molares superiores e restaurações em amálgama nos dentes 46 e 47. (Após a realização de moldagens iniciais de alta precisão com silicone de adição (Variotime, Kulzer), foi iniciado o procedimento de obtenção do registro interoclusal.
Após correta montagem do cartucho do material de registro (Variotime Bite, Kulzer) na pistola dispensadora, a ponta automisturadora foi corretamente acoplada e a paciente foi orientada quanto ao procedimento.
Com a boca aberta e correto afastamento de lábios e bochechas, o material começou a ser depositado sobre a face oclusal e incisal dos dentes inferiores, ao longo de toda a arcada.
Em seguida, a paciente foi orientada a ocluir e manter esta posição até a presa total do material.
Após esse tempo, a paciente desoclui e é possível observar que a superfície oclusal / incisal dos dentes superiores foi adequadamente copiada.
O registro foi removido da boca e o acabamento foi realizado, através de cortes com lâmina de bisturi número 11 para que o material não ultrapassasse o equador protético dos dentes copiados, o que poderia levar a uma incorreta adaptação do registro aos modelos.
Vale ressaltar que o modelo de gesso deve ser preciso e estar livre de bolhas, para que o registro seja corretamente assentado e a montagem em articulador realmente reproduza a situação oclusal do(a) paciente.
CONCLUSÃO:
Os materiais de registro à base de silicone de adição são uma alternativa rápida, eficaz e de fácil execução para registros interoclusais precisos.
AUTORES:
Márcio Buffoni D’Ávila e Silva
Ricardo Moreno Bonilha Neto
Thiago de Oliveira Tomaselli
José Pedro Issy Júnior
Camila Torraca
Fonte: Kulzer