Saiba 22 ações de gestão para tempos de crise

Toda crise possui 3 elementos: uma solução, um prazo de validade e uma lição para sua vida. Pensando nisso, a Doctor SA elaborou 22 ações de gestão simples e que podem ser empregadas sem dificuldade para poder gerir seu consultório durante esse período.

Continue a leitura e descubra estratégias financeiras, de gestão de pessoas, administrativo-operacionais e de marketing!

Estratégias financeiras

Nosso diretor especialista em gestão, economia e finanças, Célio Belmonte sempre diz que: “A informação é o melhor meio para a melhor tomada de decisão”. Então traga informações precisas para conseguir, posteriormente, elencar as prioridades financeiras.

gestão em tempos de crise estrategias financeiras

1. Separe todas as suas contas a pagar em: custos fixos, custos variáveis,
investimentos, impostos e despesas gerais, pesquise sobre “OBZ – Orçamento Base Zero”;

2. Classifique-os em ordem de prioridade cada conta a pagar, da mais prioritária (da mais importante) para a menos prioritária, utilize a técnica do OBZ;

3. Renegocie contratos de custos fixos como aluguéis, telefones, internet e
leia cláusulas de contratos para saber se há alguma cobertura de seguro em cada contrato;

4. Para os custos variáveis: suspenda temporariamente as compras de insumos, materiais de consumo que não tenha recebido ainda;

5. Postergue os pagamentos de impostos/encargos permitidos por MP – Medida Provisória, que poderão ser pagos em outubro, novembro e dezembro;

6. Caso você possua financiamento, renegocie prazos, valores, verifique se está coberto por algum seguro. Se precisar, procure por linhas de crédito como BNDES e Proger.

Estratégias para gestão de pessoas

A equipe é a força motriz da empresa, sem ela, a empresa não existe, evite ao máximo fazer demissões. Existem diversas formas de se manter a equipe neste período delicado de diminuição da receita.

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7. Para colaboradores terceirizados, contratados via Pessoa Jurídica – PJ, avalie a redução temporária dos valores para que não prejudique seu caixa e para que os mesmos não fiquem totalmente desamparados, busque o equilíbrio financeiro para ambos os lados;

8. Para colaboradores celetistas (com carteira assinada), acompanhe diariamente as Medidas Provisórias – MPs emitidas pelo governo para a manutenção de empregos e renda, como a redução de jornada de trabalho e de salários, o que for aprovado, e consulte seu contador;

9. Antecipe as férias, pois já foi autorizado o diferimento do adicional de 1/3 de férias para pagamento até 20/12; Antecipe feriados ou as férias (mínimo de 5 dias), foi autorizado o diferimento do adicional de 1/3 de férias para pagamento até 20/12, você não precisa antecipar o pagamento das férias e o prazo para avisar a equipe que entrará em férias foi reduzido para 48 horas antes;

10. Caso sua equipe precise fazer horas extras habitualmente, há a opção de você fazer uso de banco de horas para o período pago não trabalhado, contudo, após o retorno da equipe, não poderá ser compensada mais de 2 horas extras por dia, e o
prazo será de 18 meses para compensar o banco de horas.

11. Você pode utilizar o recurso do teletrabalho e desenvolver com a sua equipe ações de marketing, administrativas e operacionais. O tempo de uso de aplicativos ou programas de comunicação fora da jornada normal de trabalho não constitui tempo à disposição do empregador.

Estratégia administrativo-operacional

Coloque a área administrativa a empresa em ordem para, quando tudo voltar à normalidade, você estar alguns passos à frente nesta organização. Este período de isolamento é excelente para aproveitar e fazer os ajustes internos que a correria do dia a dia não lhe permite fazer.

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12. Levante e analise tudo o que você percebe que acontece de errado em sua empresa, os problemas de rotina que ocorrem, e que possam ser melhorados;

13. Reveja seus fluxos operacionais e rotinas administrativas, para aprimorar a qualidade do seu atendimento aos clientes;

14. Liste e reveja todos os seus procedimentos operacionais padrões, verifique se acontecem falhas durante a execução no dia-a-dia em sua empresa;

15. Faça você mesmo: prepare um presente ou alguma mudança no layout de sua empresa para surpreender seus clientes quando retornarem para os atendimentos;

16. Pesquise, estude! Aproveite para aprimorar seus conhecimentos com cursos on-line gratuitos oferecidos,como o Dental GO da Dental Press que disponibilizou acesso gratuito!

Estratégias de marketing

Segundo o diretor da Doctor SA, Fernando Marson, especialista em marketing, ele reforça o uso do marketing inclusive em tempos de crise para mantermos nossa imagem com os clientes.

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17. Comunique aos seus clientes que está atendendo urgências sob critérios rígidos de biossegurança para evitar o risco de transmissão do Covid-19;

18. Comunique que você está atendendo apenas pacientes que venham desacompanhados, que estejam assintomáticos e que não tiveram contatos com pessoas com sintomas do Covid-19;

19. Comunique que você está fazendo agendamentos mais espaçados para evitar encontros entre pacientes em sua recepção, e que a está higienizando rigorosamente tudo entre cada paciente;

20. Mantenha sua imagem em alta com seus clientes, continue postando nas redes sociais, ligue para saber como está o clientes.

21. Realize triagem por contato telefônico sobre a saúde do seu cliente antes de confirmar o agendamento, como se o paciente teve febre, tosse ou falta de ar.

22. Faça uma triagem novamente com o cliente de urgência que chegar na sua clínica, para mostrar a sua preocupação com a saúde individual e coletiva.

Conheça o método da Doctor SA

A DOCTOR SA nasceu da inspiração de dois empreendedores com um único objetivo: profissionalizar a gestão de clínicas odontológicas, radiológicas e laboratórios.

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