Como dominar a comunicação com o paciente na odontologia

Menino recebendo atendimento odontológico.

A comunicação com o paciente na odontologia é a ponte para um bom relacionamento. Continue lendo e descubra como por em prática!

Já aconteceu de você realizar um retorno e ver que o seu paciente não cumpriu as indicações por não ter compreendido as suas orientações? Ou receber um feedback negativo de alguém que estava frustrado com o seu atendimento?

Sem dúvidas, ambos os cenários acontecem com mais frequência do que imaginamos. Geralmente, a raiz do problema está no momento da comunicação com o paciente.

Saber se comunicar, desde o agendamento de consulta até o pós-consulta, é essencial para um excelente tratamento e a satisfação do paciente. Por isso, neste artigo iremos explicar qual a importância dessa prática e listar quatro dicas valiosas sobre como trazer isso para o seu dia a dia.

1. Comece pelo agendamento

O momento de agendar a consulta é quando você terá o primeiro contato com o seu paciente e, como se costuma dizer, a primeira impressão é a que fica.

É aqui que a relação dentista-paciente começa a ser construída, portanto, treine a sua equipe de colaboradores para proporcionar o melhor atendimento.

Muitas vezes, especialmente em pacientes idosos, consultas são esquecidas e documentos não são levados por falta de esclarecimento.

Portanto, que tal ligar para a pessoa um dia antes para esclarecer dúvidas, passar endereço, telefones e reforçar o horário? Este pequeno cuidado já demonstra o quanto a sua clínica se importa e está conectada ao paciente.

2. Comunique-se com o paciente durante a consulta

Este é o maior e mais importante contato entre você e seu paciente!

No momento do atendimento, primeiramente, saiba escutar. Deixe a pessoa falar, explicar o que está sentindo, e demonstre o seu interesse por isso. Afinal, nada é mais chato do que ter um problema e o profissional de saúde não dar a devida atenção, certo?

Ao escutar, não faça comentários que irão deixar a pessoa desconfortável, envergonhada ou inibida para falar. Isso só irá atrapalhar o relacionamento e até mesmo o diagnóstico completo e eficiente.

Evite falas técnicas

Na hora de explicar a situação ou futuros procedimentos, evite ser técnico demais. Sem dúvidas, um dos problemas na comunicação com o paciente acontece aqui.

Sabemos que dentistas estudam muito, aprofundam-se e por um longo tempo de suas vidas as conversas são extremamente técnicas. Porém, lembre-se: seu paciente não é um profissional da odontologia! Seja lúdico, utilize palavras simples e de conhecimento geral.

Quando a pessoa não entende o que está acontecendo, ela tende a ficar frustrada e, ao invés de indicar o seu contato, irá acontecer o contrário. Além disso, você pode assustar o seu paciente e deixá-lo totalmente descontextualizado sobre o caso.

Mulher recebendo atendimento odontológico.
Ao explicar para o seu paciente qual a situação, escolha ser o mais simples, claro e exato possível.

Atente-se aos sinais não-verbais

Já ouviu aquela frase “o corpo fala?”. Então, é real! Às vezes, o paciente é mais tímido, ou não sabe como se explicar e acaba não exteriorizando direito o que está acontecendo.

Entretanto, na hora de iniciar o procedimento, você verá que ele pode expressar dor, emitir sons e até mesmo chorar, o que poderá mostrar qual o grau do problema.

Atente-se a esses detalhes e não seja intolerante quanto a isso. Não desrespeite a dor do seu paciente e nem ignore o que ele pode estar sentindo naquele momento.

Sabemos que tratamentos odontológicos são doloridos, portanto, o seu cliente deve receber um atendimento gentil. Caso contrário, isso pode causar sentimentos negativos na pessoa, inclusive raiva.

3. Continue a comunicação no pós-consulta

Os dias após a consulta também necessitam de uma boa comunicação com o paciente, especialmente se ele acabou de passar por uma cirurgia ou algum outro procedimento que pede por mais atenção ou medicamentos.

Não deixe a pessoa desamparada, com dúvidas e sem acompanhamento, pois isso pode atrapalhar o tratamento!

Conte com o apoio de seus colaboradores para realizar ligações, mandar mensagens via WhatsApp e manter esse contato da forma mais gentil e humanizada possível. Tenha o cuidado de sempre preparar mensagens para retorno de pacientes odontológicos.

4. Pratique a odontologia humanizada

Já conversamos anteriormente aqui no blog sobre odontologia humanizada e por que a prática é tão essencial dentro do consultório. Mas é sempre importante relembrar que a comunicação não violenta e humanizada é a melhor conduta de comunicação com o seu paciente!

Lembre-se que trabalhar na área de saúde é estar em contato constante com pessoas e, portanto, lidar com vidas, histórias e sentimentos.

Fazer a sua consulta mais humanizada e menos mecânica trará uma excelente relação dentista-paciente, além do reconhecimento como um profissional diferenciado.

Afinal, na hora de escolher um dentista, as pessoas sempre buscam por referências, certo? E nada melhor do que ser indicado como “um dentista atencioso, cuidadoso e muito profissional”.

Agora que você já conhece mais sobre a importância da comunicação com o paciente e algumas práticas saudáveis, que tal tornar isso uma realidade e um diferencial em seu atendimento? Com certeza isso mudará muitos aspectos da sua clínica!

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