Além de revelar aparência, sexo e idade, o corpo serve para nos comunicarmos com outras pessoas. Comunicação que acontece através da aparência física, dos gestos, do olhar e da expressão facial.
7% do que comunicamos é representado por palavras, 38% por qualidades vocais e 55% pelo corpo.
Aparência
Nunca teremos a 2ª chance de causar uma primeira boa impressão, por isso é extremamente importante investir e cuidar da sua aparência, ela diz muito sobre você.
Atenção para cuidados básicos e muitas vezes negligenciados:
– Unha sempre cortada;
– Sapatos limpos e conservados;
– Pele limpa, livre de oleosidade;
– Cabelos limpos e arrumados;
– Axilas e pés sempre limpos,com uma aparência saudável.
Gestos
Muito do que é passado às pessoas, no processo de comunicação, é transmitido pelos gestos. Eles servem dar força a fala.
– Gesticule sem exageros;
– Pés bem colocados dão firmeza;
– Não fique imóvel, movimente-se;
– Cuidado com braços cruzados, mãos nas costas e mão nos bolsos;
– Ilustre sua fala com gestos expressivos (sem exageros!);
– Cuidado com cacoetes: coçar a orelha, puxar o nariz, estalar dedos. Quando
existem cacoetes na comunicação, o cliente não presta atenção no que você fala.
Olhar
Um simples olhar pode dizer muitas coisas, principalmente se este olhar for para alguém muito íntimo.
Dentro do ambiente de trabalho é preciso muita atenção para determinados olhares, que muitas vezes são interpretados de maneira negativa pelo cliente, trazendo insegurança, desconforto e até mesmo irritação.
Quando falamos com alguém que não nos olha nos olhos, a vontade é de ir embora. E muitas vezes isso acontece, sem que o profissional perceba.
– Sorria com o olhar;
– Os olhos falam muita coisa contradizendo as palavras;
– Ao evitar o contato visual com o cliente, o profissional deixa claro que tem outras coisas em mente e que o cliente não é sua prioridade;
– Transmita segurança através de um olhar firme e acolhedor.
Expressão facial
A capacidade que temos de sentir alegria, entusiasmo, tristeza, medo e insegurança, é uma das principais características humanas. Muitas vezes expressamos essas emoções através da expressão facial.
Não seja sério (a) demais, procure se comunicar de forma alegre, atenciosa, sensível e carinhosa. Busque um equilíbrio nas suas emoções, nada de exageros!
Desenvolva sua expressão facial reproduzindo algumas sensações:
– Surpresa
– Reprovação
– Cansaço
– Ansiedade
– Nojo
– Espanto
– Alegria
– Paz interior
– Zangado
– Desprezo
– Irritação
– Euforia
– Impaciência
– Recordando de algo
Muitos sorrisos e uma ótima comunicação!
Fonte: www.odontosites.com.br