
Destaques
4 min
O primeiro contato de um paciente com um consultório odontológico se dá por meio da decoração da recepção. Esse item é muito importante, pois pode causar uma boa impressão e ainda confortá-lo antes do atendimento.
Para conferir cinco dicas para a decoração de um consultório odontológico, continue a leitura!
A recepção é uma área comum onde os pacientes e seus acompanhantes ou familiares permanecerão por algum tempo. Por isso, é necessário escolher cores que transmitem tranquilidade.
Por muito tempo, o branco costumava ser a cor utilizada em consultórios, porém pode não ser a ideal. Para pessoas que têm medo de dentista, ela pode surtir o efeito contrário, e ao invés de tranquilizar, pode gerar uma maior agonia. Além disso, torna o ambiente mais sério e menos descontraído.
Evite também cores quentes, como amarelo, vermelho ou laranja, pois elas podem causar irritação e agitação. Opte por azul, verde, marrom ou cinza.
Decorar o consultório odontológico com quadros pode dar um descanso visual aos pacientes na recepção, funcionando como uma distração. Além disso, eles tornam o ambiente mais alegre, tirando a seriedade e transmitindo melhor a personalidade do consultório.
O ideal é que essa decoração tenha temas relacionados à Odontologia, porém também é possível escolher artes mais minimalistas ou abstratas. Evite desenhos que não combinem com as cores ou a temática do ambiente.
Muitos dentistas gostam de pendurar os diplomas referentes a seus cursos e especializações, porém, no que diz respeito à decoração, nem sempre é o mais recomendado. O excesso de letras pode causar poluição visual. Se for o caso, escolha apenas um ou dois para representar toda a experiência profissional.
O termo “sala de espera” costuma referir-se a fatores negativos. Além de indicar que sua consulta pode demorar, soa como um local frio. Por isso, sempre trate esse ambiente como uma “recepção”, indicando que você pretende receber bem os pacientes.
Transforme-a em um local bem equipado, com uma boa decoração, revistas, televisão e internet. Evite deixar espaços em branco nas paredes e mostre ao paciente que ele é bem-vindo naquele local. Não se esqueça de disponibilizar um bom número de cadeiras, que possa acomodar a todos.
É nesse local onde ocorre o primeiro contato com o paciente, portanto, lembre-se de manter o ambiente sempre organizado e higienizado.
Como já dito anteriormente, a cor branca pode causar certo mal-estar nos pacientes que aguardam na recepção. E além das cores das paredes, essa sensação pode se originar das luminárias.
Nesse caso, procure valorizar a iluminação natural das janelas e portas do consultório. Ela traz uma sensação de mais vividez, retirando um pouco da carga que o paciente possa sentir, e ainda economiza energia elétrica.
A praticidade é um fator importante e que muitas vezes não é levado em conta quando se pensa na decoração de um consultório odontológico.
Por essa razão, ao invés de móveis grandes e que ocupem espaço, prefira os que sejam utilitários e compactos. Independentemente do tamanho do consultório, isso deve manter o ambiente mais harmônico e organizado.
Evite armários e gavetas de sobra, pois a tendência é que, com o tempo, muitas coisas fiquem armazenadas, causando uma desorganização.
Tão importante quanto prestar um bom atendimento é investir na decoração de um consultório odontológico. Dessa forma, será possível receber bem e trazer conforto a todos os pacientes.
Se você gostou dessas dicas, assine a nossa newsletter para receber novos conteúdos!
De facto para que uma consulta ocorra bem para alem de um bom diagnostico, o visual do espaco e a forma da recepcao, mata a dor de forma psicologica.
Isso mesmo, José! Uma clínica que não tem “cara de hospital” deixa o paciente mais tranquilo. Um abraço!