Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar
Clínica dentária pediátrica: como decorar para torná-la divertida?

Clínica dentária pediátrica: como decorar para torná-la divertida?

Uma clínica dentária pediátrica tem um peso importante na construção do vínculo de confiança entre dentista e paciente. Afinal, é nesse ambiente que a criança fará o primeiro contato com um profissional que terá de visitar rotineiramente pelos próximos anos.

Por isso, a ambientação da clínica de odontologia infantil precisa, primeiro, cativar a criança. Seja com paredes coloridas e desenhos de personagens, livros e brinquedos, espaço para colorir e desenhar ou com filmes infantis na televisão da sala de espera. No consultório, bichos de pelúcia e objetos coloridos distraem o paciente e deixam o local divertido.

Neste post, você confere dicas de decoração e técnicas de atendimento para tornar as clínicas dentárias pediátricas mais divertidas para as crianças, além de conhecer os produtos mais usados por odontopediatras. Boa leitura!

Consultório de odontopediatria: a importância de ser acolhedor

A odontopediatria é uma área essencial para introduzir os pequenos aos cuidados bucais, e o profissional que atua nela deve ter um olhar sensível em relação a esses pacientes, assim como buscar estratégias para chamar atenção deles e deixá-los confortáveis para receber atendimento.

Portanto, atuar na odontopediatria pode ser bastante desafiador, já que é muito comum haver crianças que cheguem com medo ao consultório, seja porque não receberam atenção à saúde bucal desde bebê ou, até mesmo, pelos próprios pais se referirem ao dentista como um castigo por mal comportamento.

Desde sempre, a imagem do cirurgião-dentista está atrelada à dor e, claro, entre as crianças essa ideia não é diferente. Por isso, a decoração do consultório tem papel importante no processo de mudar essa visão e substituir o sentimento negativo por sensações positivas.

Decoração para consultório de odontopediatria: como fazer?

A primeira regra para decorar um consultório para o público infantil é fazer com que esse ambiente não tenha semelhanças com espaços hospitalares, pois isso já é o suficiente para dar um gatilho ao paciente.

O consultório deve ser lúdico e contar com decoração apropriada para crianças por meio de itens, móveis e outros elementos que possam compor o ambiente de forma que fique confortável e acolhedor.

Além disso, é preciso pensar melhor em cada espaço e contar com as novidades do mercado para criar um consultório harmonioso.

Em seguida, damos algumas dicas de como explorar a decoração da clínica.

Decore as paredes

As paredes do consultório de odontopediatria não devem trazer aquela sensação de frieza, pois isso rapidamente irá fazer os pequenos se sentirem acuados. O ideal é aproveitá-las para tornar o ambiente mais alegre e confortável.

Papel de parede com montanhas e arcoíriis

Adesivos coloridos para paredes são uma ótima ideia para consultório de odontopediatria.

Uma alternativa são os papéis de parede, que podem ser encontrados em cores e padrões diversos, tornando o ambiente ainda mais divertido e de acordo com a identidade da sua clínica.

Outra opção são adesivos e pinturas, que podem ser interativos ou com personagens que fazem sucesso entre as crianças. Se preferir trazer para o lado da odontologia, pensar em imagens de incentivo positivo é o ideal.

Se você preferir optar por um caminho mais simples, paredes pintadas com cores alegres e receptivas são uma excelente ideia. Para deixar ainda mais charmoso, uma boa sugestão é escolher tons que combinem entre si.

Escolha tons alegres e calmos

Seja para paredes, móveis ou itens decorativos, a psicologia das cores é uma grande aliada para ambientes que desejam passar alguma mensagem. A técnica é construída a partir de estudos que analisam o comportamento das pessoas quando expostas a um determinado tom e, por isso, ela é essencial para transmitir sensações.

Pensando nisso, ela é muito útil na hora de compor o ambiente da clínica dentária pediátrica, já que, de forma inconsciente, transmite tranquilidade e sensações positivas para os pacientes.

Abaixo, listamos um resumo da relação sentimentos/cor:

  • Amarelo: otimismo, alegria, felicidade, imaginação
  • Laranja: energia, entusiasmo, vibração e humor
  • Vermelho: raiva, paixão, energia, perigo
  • Rosa: inocência, amor, felicidade, brincadeira
  • Azul: paz, calma, tranquilidade, segurança
  • Verde: calma, saudável, juventude, natureza

Uma dica de como utilizar as cores é combiná-las para deixar o ambiente mais aconchegante e de acordo com a identidade visual do seu consultório. Mas lembre-se: ao selecionar as nuances, evite aquelas que geram agitação e, até mesmo, medo, como o vermelho.

No vídeo do canal Doma Arquitetura, você pode conferir um ótimo exemplo de decoração:

Crie uma brinquedoteca

Um dos pontos que merece bastante atenção é a brinquedoteca, que deve ser pensada de forma estratégica para entreter e acalmar as crianças que aguardam atendimento.

Justamente pela espera ser um momento de ansiedade, é importante que elas possam se distrair, relaxar e compreender que ali é um espaço seguro e de acolhimento.

Caso o seu consultório seja pequeno, convém contar com a ajuda de um arquiteto para otimizar o ambiente e estudar formas de criar uma brinquedoteca menor, mas divertida.

Entretanto, se o seu consultório for espaçoso, você poderá investir em uma sala só para brincadeiras.

Na brinquedoteca, convém pensar em criar um ambiente 100% infantil, ou seja, tudo deve considerar a autonomia das crianças.

Os móveis devem ser adequados ao tamanho delas, nenhum item pode oferecer riscos de se machucar ou ser engolido, o chão deve ser confortável para aquelas que gostam de sentar no piso e os brinquedos devem ser de fácil acesso.

Em relação aos brinquedos, aposte nos lúdicos, que contribuem para o aprendizado, como livros, números e letras, desenhos para colorir e jogos de encaixe.

Ter carrinhos, bonecas, pelúcias e outros brinquedos é interessante para que cada criança divirta-se com aquilo que lhe agradar.

No canal Mariana Tozzo, você confere cinco dicas de como criar uma brinquedoteca, desde a decoração até o tipo de brinquedo que vale a pena investir.

Ofereça incentivos positivos

A experiência divertida e tranquila na clínica depende de diversos fatores e, um deles, são os incentivos positivos.

Eles podem ser imagens, vídeos, brinquedos e brindes que devem mostrar à criança que está tudo bem e não é preciso sentir medo.

Por isso, devem estar inseridos na decoração, de forma que a criança se prepare melhor para o atendimento e crie uma imagem positiva sobre saúde bucal e procedimentos odontológicos.

Uma ideia de como disponibilizar incentivos é explorar as paredes. Você pode usar adesivos de bichinhos escovando os dentes, quadros de crianças felizes na cadeira do dentista, enfim, itens que estejam relacionados a essa temática.

Além de inserir o incentivo positivo na decoração de forma estratégica, os brindes devem fazer a criança se sentir bem com a ida à consulta.

Mas atenção: os brindes nunca devem ser oferecidos como negociação! A criança não deve cooperar apenas para ganhar algo, e sim, entender que aquilo é importante para a saúde.

Além do brinde, você pode presentear a criança com um certificado de coragem, uma medalha ou algo que a faça sentir-se forte, confiante e capaz.

Aposte em objetos e móveis divertidos

Atualmente, encontrar objetos e móveis diferenciados, personalizados e divertidos está cada vez mais fácil. O mercado de decoração oferece produtos para todos os gostos, possibilitando que você explore ainda mais a decoração da sua clínica dentária pediátrica.

Aposte em objetos divertidos por todo o consultório, para que o pequeno paciente possa se entreter por onde quer que passe ou olhe. Você pode disponibilizar esses itens na recepção, no banheiro, dentro do consultório, e, claro, na brinquedoteca.

Uma dica de ouro para consultórios de odontopediatria é adquirir bichinhos e bonecos de pelúcia que tenham dentes e que possam servir como forma de interação com o paciente, especialmente na hora de explicar algo.

Em relação aos móveis, vale a pena investir naqueles pensados exclusivamente para as crianças, como cadeiras, mesas e poltronas pequenas. As cores também são importantes, portanto, procure trazer alegria e expandir a estratégia de tons nesses itens.

Disponibilize banheiros infantis

Os banheiros infantis devem proporcionar às crianças autonomia e, portanto, convém que sejam desenvolvidos considerando a altura dos pequenos e que ofereçam facilidade no uso do lavatório e do sanitário.

É possível encontrar privadas e lavatórios em tamanho pequeno, que, além de divertidos, permitem às crianças alcançarem tudo com muita facilidade, sem precisar da ajuda do responsável.

Menina lavando as mãos em clínica dentária pediátrica

O consultório odontológico se torna mais acolhedor ao oferecer espaços adaptados para as crianças.

Para tornar esse ambiente divertido, aposte em tapetes temáticos, dispenser de sabonete líquido em formato de bichinho, pendure quadros e decore o espelho com adesivos interativos.

Não se esqueça de que, além da altura dos pequenos, é importante pensar em acessibilidade. O banheiro para pacientes com deficiência deve ser estruturado de forma correta, com medidas adequadas e, claro, sem abrir mão da experiência divertida e acolhedora.

Atendimento odontológico: mais um momento divertido

A hora do atendimento é o momento mais temido pelos pequenos, especialmente porque é dentro do consultório que eles terão contato com o ambiente hospitalar, que pode transmitir ansiedade e odontofobia, como já explicamos.

Mesmo com a decoração, alguns outros fatores podem despertar o desconforto, como as ferramentas utilizadas, o jaleco e a máscara brancos, a cadeira etc. É importante buscar formas de minimizar essa fobia, o que pode ser feito por meio de itens divertidos e personalizados.

EPIs divertidos

O mercado de EPIs odontológicos busca trazer produtos atualizados e que façam sentido no dia a dia dos cirurgiões-dentistas. Por isso, inovar em jalecos, máscaras e outros itens de proteção é algo que nasceu a partir da necessidade de tornar o atendimento pediátrico mais leve e confortável.

É fácil encontrar máscaras divertidas, que tenham desenhos e que façam a criança se sentir confortável e sem medos, mesmo ao ver o rosto do dentista parcialmente coberto.

Os jalecos com estampas de bichinhos, personagens famosos e cores além do branco, são grandes aliados na hora de quebrar o gelo com o paciente e passar uma imagem positiva às crianças.

As luvas também não precisam ser brancas, já que o mercado também oferece opções em outras cores, como o cor-de-rosa.

Babador infantil

O babador odontológico é de suma importância para manter pacientes limpos e secos. No consultório destinado a adultos, é comum o uso dos descartáveis ou de tecido, mas sempre em cores claras e lisos.

Dentro da clínica dentária pediátrica, o modelo mais sério pode ser substituído pelas opções infantis, que podem vir com estampa de personagens e incentivos positivos.

Modelos diferentes são uma boa forma de chamar a atenção do paciente e podem ser utilizado como meio de interação, ao convidar o pequeno a escolher o que ele mais gosta.

Babador impermeável com dinossauro

Produtos mais usados na odontopediatria

Odontopediatras têm uma lista de produtos mais utilizados nos consultórios. Um deles é o ionômero de vidro restaurador, um cimento para restauração dental com maior capacidade de liberação de flúor com finalidade anticariogênica.

Produto para clinica dentaria pediatrica

O flúor é um grande aliado no combate à cárie. É um mineral que, acrescentado à fórmula de cremes dentais, vernizes e na água, age em prol da saúde bucal. O flúor atua nos processos de desmineralização e remineralização que acontecem na boca e, por isso, é considerado um tratamento químico contra a cárie porque controla o avanço da lesão.

Diversas pesquisas mostram os benefícios do flúor no combate à cárie. Uma delas, com crianças e adolescentes de 5 a 16 anos, mostrou que o uso regular de creme dental com flúor está associado a uma redução de 21% a 28% na prevalência de cárie.

A Associação Dental Americana (ADA) defende a fluoretação da água como uma medida de saúde pública com ótimo custo-benefício e igualitária para prevenir cárie em crianças e adultos.

No consultório, a aplicação de flúor deve acontecer logo após o surgimento dos primeiros dentes.

Enquanto o flúor previne a cárie, o selante preenche os sulcos dos dentes molares e pré-molares, formando uma película protetora e impedindo a formação de placa bacteriana e o acúmulo de alimentos nas fissuras, que causam cárie em crianças e adolescentes.

A aplicação dos selantes é fácil e rápida e com fotopolimerização de 20 segundos, gerando economia de tempo.

Outros produtos comuns em tratamentos odontológicos de crianças e adolescentes são resina z100 cor P; ponta diamantada 2137F para selante e agulha extracurta.

Preparar a clínica dentária pediátrica requer um olhar especial para o público infantil, assim como buscar elementos que enriqueçam o lugar e o deixe único para os pequenos.

Ao investir em produtos odontológicos para o consultório de odontopediatria, conte com a Surya Dental. Temos uma vasta lista de materiais de marcas renomadas e que são grandes aliados de profissionais que buscam excelência. Clique no banner abaixo e saiba mais!

banner proutos odontologicos

Summary
Como tornar sua clínica dentária pediátrica divertida para crianças
Article Name
Como tornar sua clínica dentária pediátrica divertida para crianças
Description
Veja dicas de decoração e técnicas de atendimento para tornar sua clínica dentária pediátrica mais divertida para as crianças.
Author
Publisher Name
Blog Surya Dental
Publisher Logo

Comentários

  1. janete conceição dos santos disse:

    gostaria de saber onde fica localizado essa clinica

    1. Olá, Janete! Como vai?
      Neste post não nos referíamos a nenhuma clínica, e sim a dicas de como dentistas podem montar uma para crianças. 😁
      Agradecemos o seu comentário. Abraços!

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio