Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar
Cadeiras odontológicas: como acertar na compra?

Cadeiras odontológicas: como acertar na compra?

Cadeiras odontológicas confortáveis, de qualidade, modernas e funcionais fazem toda a diferença nos consultórios e clínicas. O mercado oferece unidades em linhas de entrada e premium para todos os poderes aquisitivos.

As empresas mais tradicionais neste segmento são Dabi Atlante, Olsen e Gnatus. Os valores variam bastante entre os modelos e, antes de comprar, é fundamental compreender as funcionalidades e as formas de manutenção e instalação das peças.

Preparamos um conteúdo especial sobre as melhores cadeiras odontológicas do mercado. Veja só!

Quais tipos de cadeira odontológica estão disponíveis no mercado?

Para começar, é importante saber que o mercado oferece três tipos de cadeiras e, por isso, você deve ficar atento a essa característica para encontrar o modelo que melhor se adeque ao seu dia a dia, que são as cadeiras automáticas, automáticas com volta a zero e semiautomáticas.

Uma boa dica é procurar vídeos no YouTube produzidos por colegas de profissão, que exploram todas as funcionalidades da cadeira e mostram como cada modelo funciona.

O que analisar para comprar a cadeira odontológica?

Por ser um investimento alto e que deve durar muitos anos, é essencial analisar todos os detalhes e considerá-los antes de fazer a compra. Lembre-se que você irá utilizá-la todos os dias e, portanto, convém que ela sirva para as suas necessidades e as dos seus pacientes.

As melhores cadeiras oferecem conforto e estabilidade para o paciente e têm ergonomia adequada para o trabalho do profissional. Escolha um equipamento de marca confiável para que, assim, os procedimentos possam ser feitos da forma mais rápida e precisa possível, sem comprometer a segurança do cliente e do dentista.

Algumas cadeiras odontológicas têm a função de higiene automática, com alto nível de precisão. Caso você queira um equipamento simples, prefira o que tenha estofamento sem costuras para facilitar a limpeza. Outras, ainda mais modernas, permitem organizar, salvar e acessar os dados de exames em um monitor acoplado, sem que o dentista precise sair do lado do paciente.

Há ainda cadeiras odontológicas que se sobressaem pela economia e durabilidade da peça principal e da mesa do equipo.

Antes de comprar, converse com colegas de profissão e pergunte sobre a experiência deles com o equipamento atual. Outro ponto é saber se haverá ou não facilidade para encontrar peças e assistência técnica na sua região. Às vezes, com uma cadeira de dentista de preço baixo, você pode enfrentar dificuldades com o suporte.

Consultório odontológico com cadeira cinza

Ao adquirir uma cadeira odontológica nova, é preciso estar atento a alguns aspectos fundamentais.

Em seguida, você confere alguns pontos importantes para atentar-se na hora da compra.

Luz do refletor

Um dos pontos importantes a considerar na hora de fazer a sua escolha é o tipo de luz do refletor, que pode ser halógena ou LED.

O primeiro tipo é mais antiquado. Apesar das lâmpadas halógenas oferecerem boa iluminação, elas gastam mais energia, o que não é nada atraente para um consultório odontológico, já que você precisará do refletor ligado o expediente todo.

As lâmpadas de LED são a grande aposta das cadeiras modernas, pois proporcionam economia na conta de energia. Além disso, a vida útil é maior e costuma ser o melhor custo-benefício.

Apelo estético

O apelo estético parece ser um dos pontos que pede menos preocupação, certo? Mas a verdade é que ele é muito importante para atrair o paciente e passar uma boa imagem.

Uma cadeira com um visual desconfortável e que não passa confiança, já será o primeiro obstáculo para a relação paciente e dentista.

Aliás, quando pensamos na odontopediatria, não há dúvidas da importância da estética para chamar atenção dos pequenos.

Cores disponíveis

E por falar em chamar a atenção, um catálogo com diversas cores disponíveis também é importante. É claro que essa característica tem a ver com estética, mas ainda assim deve ser considerada.

Imagine você adorar o modelo da cadeira, mas ter apenas opções com cores que não combinam com o seu consultório ou que você não gosta? Sem dúvidas, seria muito desagradável passar anos lidando com esse equipamento.

Além disso, como já explicamos em um post sobre decoração para consultório odontopediátrico, é importante escolher cores que passam sentimentos positivos ao paciente, como forma de acalmar e reduzir a ansiedade.

Assistência, peças e garantia

Montar um consultório não é algo barato. Requer bastante dinheiro e, por isso, todas as compras devem ser feitas de forma muito consciente. Por isso, ao comprar a sua cadeira odontológica, é crucial considerar a assistência, as peças e a garantia.

Justamente por ser algo caro, é importante que o fabricante ofereça boa garantia por um período de tempo considerável, assim como disponibilize assistência de qualidade e prática, que não deixe você na mão.

Se você está se perguntando como saber se uma assistência é boa, a nossa dica é buscar pela marca desejada no site Reclame Aqui, que irá mostrar todas as reclamações e os problemas de clientes.

Dentista em consultório mexendo em tablet

Pesquise em sites antes de fechar a compra, para garantir que é uma marca segura e a assistência é boa.

Ergonomia

Cadeiras ergonômicas tanto para pacientes quanto dentistas são essenciais. Essa é uma das características mais importantes, porque está diretamente ligada ao bem-estar do profissional.

É crucial escolher designs que favoreçam a praticidade no dia a dia, a agilidade e que permitam que você encontre a posição correta para trabalhar, sem que isso custe a saúde das costas e dos membros superiores.

Conforto

Manter o paciente confortável durante o atendimento irá ajudá-lo a realizar procedimentos de forma tranquila e com menos estresse.

Lembre-se que há procedimentos mais longos e que, por isso, independentemente do tempo que leva, o paciente deve estar bem acomodado.

No caso da odontopediatria ou de pacientes que necessitam de adaptações, é importante averiguar se a cadeira faz sentido para esses atendimentos.

O comando deve ser elétrico, tanto para sua elevação e descenso quanto para os ajustes horizontais. O acionamento deve ser por um pedal e ter um dispositivo de segurança antiesmagamento dos membros inferiores.

É recomendado que o apoio de braços tenha design moderno, com movimentação ou não, permitindo fácil acesso ao paciente, assim como uma área de privacidade.

Os modelos premium têm massageador para relaxar e acalmar o paciente durante os procedimentos.

Espaço do consultório

Antes de sair comprando a sua cadeira odontológica, é fundamental ter noção das medidas do seu consultório, lembrando-se de que a Anvisa tem algumas regras em relação a esse assunto.

Para consultório individual, a Anvisa exige área mínima de 9 m², enquanto que para coletivos as medidas irão depender do número de equipamentos.

Outros pontos importantes levantados pelo órgão são:

  • Distância mínima livre de 800 metros na cabeceira e mais de 1 metro nas laterais da cadeira odontológica.
  • Distância mínima de 2 metros entre duas cadeiras para possibilitar a circulação dos dentistas e reduzir a contaminação por aerossóis.

Opcionais

Os opcionais até podem deixar a cadeira um pouco mais cara, mas verá que no dia a dia eles fazem toda a diferença na hora do atendimento. É importante lembrar que cada especialidade precisa de materiais próprios e, portanto, não existe uma “receita de bolo” para escolher esses itens.

Por exemplo, para dentistas que atuam na periodontia ou fazem procedimentos cirúrgicos, é importante ter um sugador e bomba a vácuo.

Já para resolver questões de acessibilidade, o encosto de cabeça biarticulado e o apoio de braços rebatível não podem faltar.

Ou se você não trabalha a quatro mãos, o braço assistente é essencial para deixar o atendimento mais simples.

Dentista atendendo mulher em consultório

Os opcionais são essenciais para tornar a rotina mais prática.

Como pode ver, é necessário conhecer muito bem as necessidades da sua rotina e escolher opcionais que tenham tudo a ver com ela.

Marcas renomadas no mercado

Outra dica importante para escolher a sua cadeira é apostar em boas marcas, que estão há anos no mercado e carregam excelente reputação. Esse é o caminho mais seguro, afinal, essas empresas trazem longa experiência em produtos odontológicos e têm boa aceitação por grande parte dos dentistas.

A Dabi, por exemplo, é uma delas. Presente no mercado há quase 70 anos, a empresa busca trazer inovação em seus produtos, aliado à tecnologia.

Quanto custa uma cadeira odontológica?

A cadeira odontológica pode ser encontrada em diferentes faixas de preço. Há modelos mais simples, que podem ser comprados a partir de R$ 19 mil, assim como há produtos mais sofisticados, que chegam a quase R$ 70 mil.

É necessário ter em mente a sua necessidade, entender quais os opcionais disponíveis e, claro, o conforto do dia a dia do trabalho.

Uma cadeira pode aparentar ser cara mas, ao olhar minuciosamente para tudo o que ela oferece, você irá entender que o preço vale a pena, já que o modelo proporciona um leque de oportunidades para o seu dia a dia. É muito importante considerar como um investimento duradouro e valioso.

Quais modelos comprar?

Se você está em dúvida de qual a melhor cadeira odontológica para você, separamos uma lista de modelos que vale a pena conhecer a fundo e que são bons exemplos de investimento para o seu consultório.

Cadeira Versa Hasteflex (Dabi Atlante)

Começamos a nossa lista com um modelo topo de linha, extremamente completo e que irá atendê-lo bem em diversos requisitos. A Versa Hasteflex é pensada para garantir conforto ao seu paciente e prezar pela ergonomia.

Ela é essencial para garantir acessibilidade dentro do consultório, já que permite um bom atendimento a crianças, idosos e pacientes com algum tipo de dificuldade de mobilidade. Portanto, se você atua especificamente dentro de uma dessas áreas, vale a pena considerar essa cadeira.

Em relação ao equipo, ele é composto por uma seringa tríplice, um terminal para micromotor, um terminal para alta rotação, um negatoscópio e um painel PAD.

Além disso, oferece unidade auxiliar e vem com refletor LED.

Benefícios

  • Sistema de elevação exclusivo, sem forçar o motor e que garante estabilidade.
  • Sistema Confort Point de articulação central, o que oferece mais conforto ao paciente.
  • Encosto de cabeça multiarticulado e com trava pneumática.
  • Estofado anatômico, com movimentos ajustáveis e apoio lombar.
  • Não precisa fixar no chão.
  • Pedal de comando integrado, multifuncional acionando cadeira, unidade auxiliar, equipo e refletor com função chip blower.
  • Quatro posições de trabalho que podem ser personalizadas.
  • Capacidade de elevação de até 200 kg.

Cadeira Croma (Dabi Atlante)

Para profissionais que buscam opções mais acessíveis, a dica é a cadeira Croma, também da Dabi. O equipo é composto por seringa tríplice, terminal com spray para alta rotação e terminal sem spray para micromotor. Também acompanha unidade de água.

Uma das vantagens deste produto é poder escolher o acabamento do estofamento, que pode ser em PVC, viscoelástico e couro.

Benefícios

  • Pedal modelo joystick com três programações e com volta automática à posição zero.
  • Sistema pantográfico de elevação confeccionado em chapa de aço.
  • Braço de apoio do paciente rebatível.
  • Caixa de ligação integrada.
  • Encosto de cabeça biarticulado, removível e anatômico.

Cadeira Prestige Hasteflex (Dabi)

Se você prefere produtos em uma faixa média de valores, uma opção de bom custo-benefício é o modelo Prestige Hasteflex, da Dabi. O equipo é formado por seringa tríplice, terminal com spray para alta rotação e terminal com spray micromotor pneumático, além da unidade de água.

Benefícios

  • Sistema de elevação e inclinação sincronizados e silenciosos.
  • Braço de apoio para o paciente rebatível 90º.
  • Caixa de ligação integrada.
  • Pedal de comandos do tipo joystick com volta automática à posição zero.
  • Encosto biarticulado, anatômico, removível, com regulagem de altura, movimentos anterior, posterior e longitudinal.
  • Quatro posições de trabalho.

Bônus: instalação e manutenção

As instalações hidráulicas, elétricas e de ar devem ser cuidadosamente posicionadas para o perfeito funcionamento de todos os equipamentos em conjunto.

Instalação elétrica e iluminação

As fabricantes de equipamentos odontológicos possuem um gabarito hidráulico e elétrico para a instalação com orientações precisas. Detalhes, como potência e voltagem, são considerados para o planejamento desse material, e a instalação deve ser executada de acordo com o projeto.

O ideal é que o relógio de entrada da energia elétrica da clínica tenha uma chave geral e quadro de disjuntores individuais para cada área. É indicado, também, a utilização de dois tipos de corrente, 110v e 220v.

Instalação hidráulica

Um dos fatores de maior importância para o bom funcionamento do consultório é a rede de água e esgoto. O volume ideal de armazenamento de água, em um consultório, é de 2 mil litros, divididos preferencialmente em duas caixas d’água de mil litros cada.

As tubulações das cadeiras odontológicas, geralmente, possuem diâmetros diferentes, e para que tudo funcione perfeitamente pode ser necessária a elevação do nível do piso da clínica – visto que as tubulações de esgoto devem possuir inclinação de 2% a 5% no sentido do fluxo do esgoto.

Instalação de ar comprimido

A instalação de ar comprimido exige atenção. Filtros, válvulas, local de instalação do compressor, tipos de tubo, nível de ruído e valor de manutenção devem ser observados.

Uma nota importante: as instalações de ar comprimido devem possuir inclinação de 5% a 10% no sentido do fluxo de ar, e a válvula de drenagem deve ser posicionada no ponto mais baixo da tubulação.

Os manuais das cadeiras odontológicas vêm com uma tabela com o máximo consumo de ar, tensão e potência – fique atento a esses valores.

Além de escolher o modelo mais adequado para você, o posicionamento da cadeira é um ponto de atenção. Coloque-a próxima a uma janela para receber bastante luz natural e, assim, facilitar o trabalho de seleção de cor e proporcionar uma sensação mais agradável ao paciente.

Escolher uma cadeira odontológica de qualidade vai contribuir para o fluxo de trabalho, satisfação do cliente e o apelo estético geral do consultório. Quando você compra uma cadeira adequada, está investindo em aprimoramento de longo prazo para a clínica.

A Surya Dental oferece a cadeira odontológica perfeita e a unidade dental ideal para a sua clínica, além de uma incrível variedade de equipamentos necessários a seu consultório. Clique no banner para conhecer a loja virtual.

 

 

conheça a surya

Summary
Cadeiras odontológicas: qual a melhor opção?
Article Name
Cadeiras odontológicas: qual a melhor opção?
Description
Conheça as melhores cadeiras odontológicas para a clínica, saiba qual marca escolher e quais aspectos considerar durante a compra. Acesse e saiba mais!
Author
Publisher Name
Blog Surya Dental
Publisher Logo

Comentários

  1. Jonatas santana disse:

    Sou técnico a 15 anos estou trabalhando na Irlanda e Espanha montando cadeira para uma empresa portuguesa, estou voltando em abril para o Brasil, gostaria de saber como ser técnico e prestar serviços autorizados pela sua empresa.

    1. Olá, Jonatas. Você deve entrar em contato com os fabricantes para obter essa informação. Obrigada!

    2. Alex Anjos disse:

      Olá Jonatas,meu nome é Alex Anjos sou de São Paulo,tenho assistência técnica em equip.med.e odontologicos aqui.
      E aí contrário de vc és atou indo pra irlanda em 2021 poderíamos fazer um Network jobs

      1. Olá, Alex, tudo bom?
        Entre em contato conosco pelo WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5544991557719

        Abraço!

  2. Sirlene Carvalho disse:

    Boa noite
    Gostaria de fazer o curso de equipamento odontológico. Onde posso encontra-ló. Agrdeco

    1. Olá, Sirlene, tudo bem? Entre em contato com os fabricantes, eles poderão te ajudar a encontrá-lo. Obrigada!

  3. christina roman disse:

    bom dia!!! gostaria de um orçamento dessa cadeira q aparece na foto de inicio essa bem moderna

    1. Oi Cristina, bom dia!

      Temos diferentes conjuntos odontológicos modernos à venda no nosso site! Clique no link para conferir: https://www.suryadental.com.br/catalogsearch/result/?q=conjunto+odontol%C3%B3gico

      Obrigado pelo comentário, continue acompanhando nosso blog!

  4. joão marcelino disse:

    boa tarde,

    gostaria de receber o e-mail de compras para que posa ser enviado uma apresentação.

    att

    1. Olá, João, pode enviar para o e-mail lojavirtual@suryadental.com.br .

      Obrigado!

  5. Otair disse:

    Olá
    Queria ver qual é esse modelo de cadeira que é apresentado na foto.
    Vi q uma pessoa perguntou o mesmo é o link leva para brakets

    1. Olá, Otair! Tudo bem?
      Você pode entrar em contato através do telefone 0800-602-1717 ou diretamente pelo whatsApp (44) 99138-4173 para suporte e atendimento, ou até pelo chat em nosso site.

      Agradecemos o seu comentário e esperamos ter ajudado!

  6. Andreza Gabriel Marques disse:

    Olá, bom dia!
    Estou a procura por cadeiras odontológicas de modelo básico mas estou na dúvida entre gnatus e dabi, gostaria de saber a opinião quanto a qualidade de ambas?

    1. Olá, Andreza! Tudo bem?
      Você pode entrar em contato com o nosso comercial para que eles possam te ajudar.
      Os contatos são:
      – Telefone: 0800-602-1717
      – WhatsApp(44)99138-4173
      – E-mail: vendas02@suryadental.com.br

      Ou acesse o nosso site e converse pelo chat de atendimento: https://www.suryadental.com.br/

      Agradecemos o seu comentário. Abraços!

  7. Jessica Zani disse:

    Solicito um orçamento

    1. Olá, Jessica! Tudo bem?
      Para solicitar um orçamento, você pode entrar em contato com a nossa equipe comercial pelos seguintes canais:
      – WhatsApp (clique aqui)
      – Página de “Fale Conosco” (clique aqui)
      E também por meio do nosso site, onde temos um bate-papo sempre disponível para atende-la! É só acessar https://www.suryadental.com.br/

      Esperamos ter te ajudado! Abraços. 🙂

Fala pra gente o que achou

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Feito por Nerau Studio