Quando fazer manutenção de equipamentos odontológicos?

dentista em atendimento a uma paciente do gênero feminino utilizando aparelhos que passaram por manutenção de equipamentos odontológicos

A manutenção de equipamentos odontológicos da sua clínica está em dia? O ato de olhar para os materiais e aparelhos com atenção é importantíssimo para a segurança do paciente e, até mesmo, para a do dentista, que pode correr riscos ocupacionais quando algo está funcionando de forma inadequada. 

Neste conteúdo, vamos tirar algumas dúvidas sobre a manutenção do consultório odontológico. Boa leitura!

Qual a importância da manutenção de equipamentos odontológicos?

Alguns aparelhos odontológicos precisam de cuidados constantes e, na correria do dia a dia, pode ser que isso passe um pouco batido ou caia em esquecimento. Entretanto, quando o assunto envolve a prestação de serviços de saúde, é essencial lembrar que tudo deve funcionar adequadamente, justamente para garantir segurança e a qualidade dos procedimentos realizados. 

Nenhum dentista quer ficar na mão durante um atendimento, certo? Pois bem, isso pode acontecer, especialmente quando você acredita que “o aparelho aguenta mais um pouquinho”. Equipamentos que não recebem a atenção necessária podem falhar e, até mesmo, parar de funcionar por algum problema que poderia ser evitado. 

Outro ponto importantíssimo são os riscos ocupacionais. Você sabia que há aparelhos que, quando não recebem manutenção, podem gerar ruídos altos e comprometer a audição? Um equipamento em dia vai funcionar de forma que não afete a saúde. 

Não podemos deixar de comentar a questão financeira. Cuidar bem dos seus materiais é uma forma de prolongar a vida útil e, consequentemente, de economizar na hora de realizar trocas. Muitos aparelhos acabam estragando antes do tempo, e isso geralmente ocorre pela falta de atenção por parte do dentista. 

Quais são os tipos de manutenção?

Podemos dizer que o ato de manutencionar é um conjunto de ações realizadas tanto no dia a dia quanto em momentos específicos. Vamos entender melhor.

Manutenção preventiva

Este é o tipo de cuidado que tem como objetivo evitar a degradação ou falha do item. Ela deve acontecer em períodos específicos (geralmente, predeterminados pela fabricante). São aquelas que o próprio dentista pode fazer, como adicionar lubrificação à caneta, ao micro-motor etc.

Manutenção corretiva programada

Aqui estamos nos referindo à manutenção realizada após uma falha ou pane, e que tem o objetivo de voltar às funções normais do aparelho. O tipo programado acontece quando já foi percebido algum erro, mas ainda há tempo de programar a ida à assistência. 

Manutenção corretiva emergencial (não-programada)

Este é o caso mais grave e que, normalmente, gera mais custos para os consultórios. Estamos falando das manutenções que são necessárias quando o equipamento falha, e é urgente levá-lo para a assistência. 

cadeira odontológica deve passar por manutenção de equipamentos odontológicos
Seja a manutenção da cadeira odontológica ou de qualquer outro equipamento, o prejuízo do reparo de emergência pode ser alto.

Quando um equipamento odontológico precisa de manutenção?

A primeira dica é ficar atento às informações do manual. Os fabricantes fornecem todos os detalhes sobre manutenção preventiva, e é muito importante seguir as orientações. 

O segundo ponto é observar se o equipamento está funcionando corretamente. Se começou a perceber algo de diferente, como falhas e ruídos, chegou a hora de dar uma atenção especial para o aparelho. 

Uma forma segura de ficar de olho nos cuidados é por meio de um plano de manutenção. Nele, você vai anotar todos os equipamentos existentes no consultório e qual a periodicidade das ações preventivas e daquelas que necessitam da assistência técnica. 

Manutenção na rotina do consultório

Você já deve saber que muitos equipamentos devem receber manutenção no dia a dia. Abaixo, criamos uma lista de materiais e periodicidade.

Início do expediente

Algumas ações devem ser feitas diariamente, em períodos específicos do dia. Antes de começar o expediente, realize as seguintes tarefas:

  • Higienize as peças de mão e seringas.
  • A cada dois dias, lubrifique as canetas.
  • Limpe bem a unidade dentária.
  • Se o seu consultório tiver ar comprimido centralizado, ligue os sistemas de ar e a válvula de água principal.

Fim do expediente

  • Esvazie e limpe a lavadora ultrassônica.
  • Desligue as unidades de entrega.
  • Higienize e lubrifique as válvulas.
  • Certifique-se que os cilindros de óxido nitroso e de oxigênio estão desligados.

Semanalmente

Mensalmente

  • Faça sempre uma inspeção para verificar se algum aparelho necessita de manutenção.
  • Substitua os filtros.
  • Verifique a válvula de alívio de pressão do esterilizador.
  • Analise o estado das mangueiras.
  • Limpe dos filtros da bomba a vácuo.

Anualmente

Uma vez por ano, vale dar uma olhada na calibração dos equipamentos, no sistema de entrega da peça de mão, no estado do raio-x etc. 

O que você deve saber antes de contratar uma assistência?

Se o seu equipamento necessita de manutenção feita pelo técnico, então, temos algumas dicas importantes na hora de escolher esse profissional. 

técnico anotando na prancheta informações sobre a manutenção de equipamentos odontológicos
Para fazer a manutenção de autoclave odontológica, compressor e outros equipamentos, é preciso tomar alguns cuidados na hora de contratar o técnico.

O primeiro ponto é encontrar pessoas autorizadas a trabalhar com determinada marca. Sempre há assistências especializadas e essa é uma forma mais segura de cuidar dos equipamentos. 

A segunda dica é pedir referências, sempre. Levar em profissionais desconhecidos pode ser um risco, afinal, você não sabe como é o trabalho dele. Pergunte a colegas e busque avaliações na internet.

O terceiro conselho é preferir profissionais especializados e que ofereçam garantia do serviço. Assim, você tem mais segurança e gastará menos dinheiro se for necessário retornar. 

Agora você já sabe como cuidar bem dos seus equipamentos odontológicos e aumentar a vida útil deles. Entretanto, se chegou a hora de trocar por um novo, conte com a Surya Dental! Clique no banner e conheça as opções e marcas disponíveis.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
mulher dentista cumprimentando paciente no consultório, dentro das práticas da odontologia humanizada

Odontologia humanizada: como acolher o paciente

Próximo artigo
mulher aplicando vacinas para dentistas em uma profissional do gênero feminino

Vacinas para dentistas: quais são obrigatórias?

Posts relacionados