Guia do compressor odontológico: o que você precisa saber

O compressor odontológico é um dos equipamentos mais importantes para o funcionamento do consultório e, por isso, deve ser escolhido de forma criteriosa para garantir que todas as necessidades do seu dia a dia sejam atendidas. 

Se você tem dúvidas sobre quais são as melhores opções e como cuidar do compressor, siga a leitura e confira todas as informações.

Qual a função do compressor odontológico?

Este equipamento é responsável por produzir ar comprimido para boa parte dos materiais, desde a cadeira odontológica, o micro-motor, a caneta de rotação até ao sugador. Sem dúvidas, é praticamente impossível trabalhar sem esse material, o que torna a escolha dele ainda mais importante. 

Em resumo, o compressor odontológico funciona da mesma forma que outros, mas o que o diferencia é ser menor, para que possa encaixar na clínica. 

Como funciona o compressor para consultório odontológico?

Se você não sabe como funciona este equipamento, vamos explicar de forma resumida. O compressor trabalha por meio de energia pneumática. E o que é isso? Basicamente é o ato de captar ar do ambiente e reservá-lo. 

Esse ar é, portanto, comprimido dentro desse reservatório e, em seguida, liberado para uso. No caso da odontologia, para equipamentos como os que explicamos no tópico anterior. 

Quais as principais diferenças entre o compressor odontológico e o outros?

Já comentamos que o tamanho é uma delas. Mas, além dessa, podemos citar que os compressores tradicionais têm o pistão lubrificado a óleo — por isso, não são recomendados para uso na área da saúde, já que esse produto pode ser misturado com o ar e trazer riscos cancerígenos para o paciente. 

Outra diferença é o acabamento do produto na região do reservatório. O compressor para fins de saúde conta com pintura que impede a corrosão, assim como protege contra bactérias. 

Como escolher o compressor?

Agora que você já entende um pouco melhor sobre esse equipamento, chegou o momento de conferir as dicas para acertar na hora de comprar. Veja:

Opte por compressores isentos de óleo

Explicamos que compressores a óleo não são opções indicadas para a área da saúde. Dessa forma, a dica é investir nos modelos isentos do produto. O mercado oferece diversas alternativas, extremamente modernas, e que oferecem mais segurança para dentista e paciente.

O compressor odontológico isento de óleo é mais seguro, uma vez que não envia ar contaminado por meio do equipo.

Conte com marcas de qualidade 

Por ser um equipamento de alto custo e importante para o funcionamento do seu consultório, é necessário fazer um excelente investimento. A dica é adquirir compressores de marcas renomadas do mercado, com experiência em produtos odontológicos. 

Entre as mais importantes temos:

  • Schuster
  • Airzap
  • Dabi Atlante
  • D700

Fique de olho na garantia oferecida

A garantia e serviço de assistência técnica são pontos importantes ao comprar um produto odontológico, sobretudo os mais caros. 

É importante considerar o tempo de garantia e, também, se a assistência técnica é de fácil acesso, afinal, você precisa de mais segurança para a sua compra, caso ocorra algum tipo de problema. 

Considere o número de consultórios que vão ser atendidos

Se você trabalha em uma clínica maior, onde há outros profissionais atuando, é importante que o compressor sirva muito bem a todos esses dentistas. 

Por isso, escolha um produto que tenha capacidade para o número de consultórios da sua clínica. Assim, todos os profissionais vão poder realizar atendimentos com tranquilidade e sem passar por nenhum perrengue. 

Verifique qual a necessidade de ar de toda a clínica

Além de saber o número de consultórios, é importante verificar qual a necessidade em questão de equipamento, ou seja, saiba quantos itens precisam de ar comprimido na clínica e qual o consumo deles em relação a esse tipo de energia. 

E como fazer isso? É simples: basta olhar o manual de instruções de todos os equipamentos à base de ar comprimido. No documento vai estar disponível a informação de consumo. 

Com essas informações em mãos, chegou o momento de fazer uma estimativa de gasto. Comece por considerar que a cada atendimento você pode precisar manusear mais de um equipamento. Para o dia a dia,  o básico é o funcionamento mútuo do sugador e micro-motor. 

Por último, é só somar e você vai ter uma ideia de gasto. Não se esqueça de considerar se houver outros consultórios na clínica e todos trabalham ao mesmo tempo.

Em resumo, o compressor deve suportar o dobro do consumo necessário. E, antes de comprar o seu compressor, sempre conheça bem o equipamento

Leve em conta as instalações

Analisar o tamanho do seu consultório também é importante, porque isso vai ser decisivo para a escolha de um compressor que produza mais ou menos ruído. Por exemplo, se a sua clínica é pequena e sem muitas alternativas para a instalação do equipamento, você precisará de uma máquina mais silenciosa, por questões de segurança do trabalho. 

Antes de comprar o seu compressor, estudo bem as instalações. 

Analíse características técnicas

Outros aspectos importantes são os mais técnicos, que nem sempre são fáceis de compreender. Por isso, preparamos uma colinha com as informações ideias que um compressor deve ter:

  • Vazão: 100l por minuto ou 3,5 PCM (no caso de consultórios com uma cadeira e com distância de 1 a 10 metros do compressor)
  • Pressão de trabalho: de 80 a 120 PSI
  • Dimensão (o compressor deve ter medidas que equivalem ao espaço disponível)
  • Voltagem do consultório (220V ou 110V)
  • Nível de ruído: de 65 a 71 dB

Recomendações importantes

Estar atento às normas da Anvisa também é crucial para o funcionamento correto do seu consultório. Por isso, separamos algumas recomendações que você deve seguir em relação ao compressor:

  • Não instale o compressor de ar do equipo no banheiro, e sim em um lugar arejado, de preferência fora do consultório. 
  • Se o compressor estiver instalado em um ambiente sem captação direta de ar externo, ele deve estar acoplado por meio de duto à tomada direta de ar externo. 
  • Para evitar riscos físicos à saúde, é fundamental fazer uso de auriculares e proteger o compressor de ar com caixa acústica. 

Manutenção de compressores odontológicos

Para que o seu equipamento dure mais e a segurança do atendimento seja garantida, é importante adicionar algumas ações à rotina do consultório com o objetivo de manutenção do compressor. Confira:

  • Semanalmente, faça drenagem
  • Semestralmente, faça a troca do filtro
  • No final do dia, desligue a chave elétrica, os filtros e os drenos
  • Antes do expediente, certifique-se que a saída do ar do tanque está aberta

Neste conteúdo você aprendeu mais sobre compressores, como escolher e como cuidar deles. Sempre considere essas informações e, se houver dúvidas mais específicas, conte com profissionais que possam te orientar em questões mais técnicas. 

Se você está procurando um compressor para o seu consultório, conheça as opções da Surya Dental! Trabalhamos com as melhores marcas do mercado, condições de pagamento especial e muitos anos de experiência no ramo odontológico. Clique no banner abaixo e saiba mais!

banner proutos odontologicos

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Bruxismo: tratamento odontológico, etiologia e diagnóstico

Próximo artigo
Pacientes com TDAH

Como atender pacientes com TDAH no consultório odontológico

Posts relacionados