Com a chegada do frio, é comum que aumentem as queixas de dor de dente. Isso acontece porque a boca tem temperatura equivalente à do corpo humano, entre 36ºC e 37ºC, enquanto a temperatura externa costuma ficar entre 10ºC e 15ºC durante o inverno.
Essa inversão térmica constante afeta os dentes, principalmente aqueles que estão com a dentina exposta, lesões cariosas ou com algum tipo de trauma. Dentes com dentina exposta, cáries ou outro tipo de trauma oral apresentam terminações nervosas mais sensíveis a estímulos e suscetíveis à dor.
Outro aspecto que favorece a dor de dente é a sinusite, que costuma se manifestar com mais força no inverno. Essa inflamação afeta os seios paranasais que, entre outros, abrangem o seio maxilar, onde se inserem as raízes dos dentes molares e pré-molares. Assim, essas raízes são afetadas sempre que a sinusite se manifesta, provocando um incômodo parecido com a tradicional dor de dente.
Durante o inverno, também é muito comum que as pessoas prefiram ingerir bebidas típicas da época, como chá quente, cappuccino e vinho. Os pigmentos dessas bebidas mancham e podem causar sensibilidade nos dentes. (Assista o vídeo sobre a valorização do sorriso através do clareamento dentário)
Isso não quer dizer que será preciso abrir mão das bebidas do inverno. Normalmente, os pigmentos de bebidas e alimentos causam as manchas extrínsecas que são superficiais e que saem com escovação ou limpeza no dentista. Já nas intrínsecas, há um processo de alteração da estrutura da dentina e/ou esmalte que permitem que a mancha seja mais profunda.
O café, por exemplo, tomado sem açúcar ou com adoçante, só suja superficialmente os dentes, e é removido com a higiene bucal diária. Já o café com açúcar promove descalcificação pelo acúmulo de placa e mancha mais. Além do açúcar, a acidez também prejudica os dentes. O vinho tinto, por exemplo, escurece os dentes, e algumas bebidas com pouco corante também causam grande erosão nos dentes por serem mais ácidas. (Conheça a Dieta para manter os dentes brancos e hálito fresco)
O ideal é aguardar 40 minutos após a ingestão para escovar os dentes, pois o processo de escovação é abrasivo e pode acentuar o desgaste. Também é fundamental cuidar da higiene bucal e moderar o consumo de alguns alimentos. “Aconselha-se o uso de canudinhos ao ingerir alimentos ácidos, para que o dente entre menos em contato com substâncias que podem danificá-lo. Após a ingestão deve-se lavar a boca com água pura para neutralizar o pH da saliva”, recomenda a dentista Oneida Toledo Werneck Herédia, presidente da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral.
Visite o seu dentista pelo menos duas vezes por ano, pois só ele conseguirá fazer uma avaliação precisa, recomendar as formas ideias de limpeza e fazer a identificação precoce de problemas bucais que podem causar sensibilidade, e não descuide, em hipótese alguma, da higiene bucal.
Fonte: www.colgate.com.br e www.dentistanomorumbi.com.br
Olá! Conteúdo super agregador, gostei bastante. Gostaria de aproveitar e deixar uma leitura complementar sobre os tipos de aparelho odontológico, caso tenha interesse em saber mais: https://blog.vitta.com.br/2020/05/19/saiba-os-tipos-de-aparelho-ideais-para-seu-sorriso/
Olá, Alícia,
obrigado poe contribuir com nosso blog! Abraço!