Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar
Surya Dental
  • Notícias
  • Dicas e Produtos
  • Minha clínica
  • Casos clínicos
  • Materiais Gratuitos
  • Compre agora
Surya Dental
Categorias
  • Notícias
  • Dicas e Produtos
  • Minha clínica
  • Casos clínicos
  • Materiais Gratuitos
  • Compre agora
Odontologia humanizada: como acolher o paciente
Marketing Surya publicado em 27/jan/2020 e atualizado em 22/fev/2021

Odontologia humanizada: como acolher o paciente

A atenção durante o atendimento é um dos pontos que os pacientes mais sentem falta nas clínicas. Consultas rápidas, impessoais e com pouca conversa são queixas recorrentes na área de saúde. Como consequência, pessoas saem insatisfeitas, e o dentista perde a confiança do novo cliente.

O conceito de Odontologia humanizada chega para interromper esse ciclo, ao oferecer uma atenção plena ao paciente, com foco na pessoa, e não na doença. É uma forma de atendimento mais dedicada a ouvir as queixas do cliente e a acolhê-lo na clínica.

Saiba, neste artigo, o que é Odontologia humanizada e como tornar o atendimento mais pessoal.

O que é Odontologia humanizada

Fazer um atendimento humanizado é compreender o paciente como um todo. É deixar a consulta menos mecânica para acolher com cuidado e empatia.

A humanização na Odontologia significa escutar melhor as queixas do paciente, entender como o problema afeta a saúde e o bem-estar. É se colocar no lugar do outro para sentir que, às vezes, uma reclamação que pode parecer banal para o dentista tem um grande impacto na vida do paciente.

No SUS (Sistema Único de Saúde), a humanização se transformou em uma política nacional em 2003 com a intenção de obter um atendimento acolhedor e resolutivo, fazendo com que os profissionais foquem mais no ser humano, e menos em técnicas e doenças.

Ações de humanização em Odontologia

Um acolhimento humanizado não se restringe apenas ao momento da consulta, ele envolve desde a chegada do paciente no consultório. Entretanto, não se trata somente de ter uma sala de espera confortável, com wi-fi, água e café. Esses aspectos são importantes, é claro, mas insuficientes para uma experiência completa.

Faça uma avaliação de como o paciente é recebido na clínica hoje e tente melhorar alguns aspectos. Estabeleça processos de como deve ser a comunicação sobre atrasos em consultas ou procedimentos, ofereça a possibilidade de remarcação em curto espaço de tempo e, o mais importante, ouça o paciente.

odontologia-humanizada 1

Explique o tratamento com uma linguagem de fácil compreensão.

Na primeira consulta, é importante compreendê-lo como um todo: se ele se sente desconfortável ou tem medo de algum procedimento, quais suas queixas, como elas afetam o dia a dia e o que ele espera ver ao final do tratamento.

Cabe ao dentista explicar os procedimentos de forma simples para que sejam facilmente compreendidos pelo paciente, que tem o direito de participar das decisões.

Muitas vezes, o paciente, sem conhecimento técnico, rejeita o tratamento proposto e sugere uma abordagem diferente, mas cabe ao dentista explicar que a técnica escolhida é a correta, pelo fato de expô-lo menos a riscos.

Acompanhar o paciente durante o tratamento, mesmo a distância, é outra etapa do processo de humanização. É um cuidado especialmente importante em procedimentos cirúrgicos complexos, como os implantes. É dever do profissional acompanhar a cicatrização, a adaptação e solucionar o quanto antes possíveis problemas. Essa assistência será fundamental para o sucesso do tratamento e para criar uma relação de confiança com o cliente.

Motivos para ter uma clínica humanizada

Confiança e fidelização são os resultados da Odontologia humanizada. Ao fazer um atendimento atencioso e sem pressa, o paciente se sente confortável e seguro de que buscou o profissional certo.

Em um mercado altamente concorrido, ditado por faturamento, boa parte dos dentistas pensa em atender o maior número de pacientes, mas o segredo do sucesso pode estar na direção contrária: com menor volume de consultas, mas com casos qualificados, que exigem um atendimento personalizado e cuidadoso.

Com um acolhimento mais humanizado, e menos automático, a fidelização dos clientes será um acontecimento natural. Valorize quem preferiu sua clínica e demonstre que a escolha não poderia ter sido melhor.

odontologia-humanizada 2

Não tenha pressa em finalizar a consulta.

Busque sempre pela satisfação do paciente com o resultado final do serviço, ofereça uma agenda flexível e faça com que a clínica tenha menos “cara de hospital” – para ajudar a reduzir a tensão da pré-consulta.

O atendimento humanizado tem o foco na pessoa e ao mesmo tempo oferece as melhores técnicas para a solução do problema. Que tal inserir a sua clínica nesse contexto? Para te auxiliar nesse processo, consulte nossos materiais sobre gestão e atendimento em consultórios. Você pode acessá-los assinando a nossa newsletter; é só preencher o formulário abaixo.


Summary
Odontologia humanizada: como acolher o paciente
Article Name
Odontologia humanizada: como acolher o paciente
Description
A Odontologia humanizada oferece atenção plena ao paciente, com foco na pessoa, e não na doença. Entenda melhor esse conceito!
Author
Surya Dental
Publisher Name
Blog Surya Dental
Publisher Logo
Blog Surya Dental
Compartilhe
Posts relacionados

Posts em odontologia: como criar conteúdos de qualidade?

Criar posts em odontologia pode não ser tão fácil assim. Além de, muitas vezes, o profissional da área não ter o conhecimento necessário, existem as questões éticas que controlam a publicidade e a divulgação dos consultórios e cirurgiões-dentistas. Ainda assim, isso não significa ser impossível criar conteúdos de qualidade para construir a sua autoridade no […]

Destaques

8 min

Conquiste seu paciente

Em algumas ocasiões, ao atender pacientes em uma primeira consulta, senti certa dificuldade em conseguir uma empatia de imediato com determinados pacientes. Já aconteceu isso com você? Sabemos que em um primeiro momento há certa tensão em ambas as partes, o paciente com seu turbilhão de pensamentos do tipo: vou sentir dor? Quanto vai custar? […]

Minha clínica

3 min

Fala pra gente o que achou Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas em primeira mão
Tags
  • odontologia humanizada
Surya Dental
Feito por Nerau Studio