A odontologia humanizada é peça-chave para dentistas que querem se diferenciar no mercado de trabalho e entregar aos pacientes mais do que serviços, mas uma experiência de confiança e proximidade.
A atenção durante o atendimento é um dos pontos que os pacientes mais sentem falta nas clínicas. Consultas rápidas, impessoais e com pouca conversa são queixas recorrentes na área de saúde. Como consequência, as pessoas saem insatisfeitas, e o dentista perde a confiança do novo cliente.
Se você quer melhorar o atendimento, siga a leitura e confira dicas para aplicar no dia a dia!
O que é odontologia humanizada
Fazer um atendimento humanizado é compreender o paciente como um todo e buscar formas de tornar a consulta menos mecânica e mais acolhedora.
Em 2003, o SUS implantou a Política Nacional de Humanização (PNH) e conceitua esse tipo de estratégia como “inclusão das diferenças nos processos de gestão e de cuidado. Tais mudanças são construídas não por uma pessoa ou grupo isolado, mas de forma coletiva e compartilhada. Incluir para estimular a produção de novos modos de cuidar e novas formas de organizar o trabalho”.
A humanização na odontologia significa escutar melhor as queixas do paciente e entender como o problema afeta a saúde e o bem-estar. É se colocar no lugar do outro para sentir que, às vezes, uma reclamação que pode parecer banal para o dentista tem um grande impacto na vida da pessoa.
A humanização também consiste em tornar o seu consultório um local que se importa com acessibilidade, busca oferecer atendimento personalizado mediante a necessidade de cada paciente e respeita a pluralidade de pessoas.
Parece óbvio falar disso tudo, aliás, esse é o tipo de tratamento que deveria ser natural em todos os espaços, mas, infelizmente, não é — e por isso esta conversa torna-se ainda mais importante.
Como aplicar a odontologia humanizada
Comunicação, acolhimento e vínculo são os pilares dessa estratégia de atendimento. Mas como aplicá-los na rotina? Vamos explicar.
Pratique a escuta ativa
Este é um ponto importantíssimo para um atendimento humanizado. Muitos profissionais da saúde esquecem do quanto esse fator muda tudo e é fundamental para um bom relacionamento com o paciente.
Ninguém gosta de ir a um consultório e sentir que está sendo ignorado ou que não está recebendo atenção suficiente do profissional. A sensação é horrível, sem falar que isso pode, até mesmo, afastar a pessoa do seu trabalho.
A escuta ativa deve entrar em prática no seu consultório, ou seja, concentre-se em ouvir atentamente o que é dito e compreender. Em resumo: absorva as palavras do seu paciente.
É nesse momento de diálogo que você pode encontrar fatores que estejam prejudicando a saúde bucal do paciente. Dessa forma, o dentista pode estruturar uma excelente anamnese e, consequentemente, oferecer um atendimento extremamente personalizado e coerente com a necessidade do indivíduo.
Considere que você lida com pessoas
Muitos profissionais da área da saúde acabam por desenvolver um olhar somente técnico em relação ao paciente. Apaga completamente a existência da pessoa e foca apenas em resolver um problema.
O atendimento humanizado na odontologia vai além disso. Ele entende que cada paciente é um ser humano com suas próprias histórias e vivências, e isso pode impactar diretamente no tratamento — exemplo disso é a odontofobia.
Preocupe-se genuinamente
Especialmente profissionais que lidam com grupos mais específicos, como idosos, pessoas com deficiência e pacientes oncológicos, precisam preocupar-se verdadeiramente e acolher a pessoa. Isso porque são casos de alta complexidade e que impactam a vida do paciente de diferentes formas.
Às vezes, a pessoa precisa desabafar, e não necessariamente será sobre saúde bucal. Tem gente que só precisa de uma palavra de força, ser ouvida e, quem sabe, receber um abraço.
Crie um ambiente acolhedor
Se você acompanha o nosso blog, já deve ter visto alguns posts em que falamos sobre a importância de criar um ambiente acolhedor. E isso não significa pensar apenas em decoração, e sim em proporcionar um espaço que seja para todos.
Começando pela acessibilidade, o quanto o seu consultório está preparado para receber pessoas com deficiência, idosos e outros grupos? Será que esses pacientes se sentiriam bem e confortáveis?
Muitos consultórios cumprem apenas o básico, que é o que as normas solicitam, e deixam passar alguns detalhes igualmente importantes.
Criar um ambiente acolhedor vai desde treinamentos para a equipe saber lidar com diferentes tipos de necessidade até instalações que se adequem à pluralidade de pessoas.
Defesa dos direitos dos pacientes
Você conhece os direitos do usuário pelo SUS? É importante que os profissionais de saúde tenham essas informações para orientarem e auxiliarem pacientes em determinadas situações.
Vamos dar um exemplo. Você sabia que pacientes com câncer, por lei, têm direito ao atendimento oncológico no SUS até 60 dias após o diagnóstico? Esse é o tipo de informação que dentistas devem saber, afinal, muitos trabalham na área de estomatologia e são fundamentais para diagnosticar doenças como o câncer de boca.
Entenda bem quem é o seu público, quais as necessidades deles e como você poderia ajudá-los ainda mais a conquistarem direitos fundamentais.
Motivos para ter uma clínica humanizada
Confiança e fidelização são os resultados da odontologia humanizada. Ao fazer um atendimento atencioso e sem pressa, o paciente se sente confortável e seguro de que buscou o profissional certo.
Em um mercado altamente concorrido, ditado por faturamento, boa parte dos dentistas pensa em atender o maior número de pacientes, mas o segredo do sucesso pode estar na direção contrária: com menor volume de consultas, mas com casos qualificados, que exigem atendimento personalizado e cuidadoso.
Com um acolhimento mais humanizado, e menos automático, a fidelização dos clientes será um acontecimento natural. Valorize quem preferiu sua clínica e demonstre que a escolha não poderia ter sido melhor.
Busque sempre pela satisfação do paciente com o resultado final do serviço, ofereça uma agenda flexível e faça com que a clínica tenha menos “cara de hospital” — para ajudar a reduzir a tensão da pré-consulta.
O atendimento humanizado na odontologia tem o foco na pessoa e, ao mesmo tempo, oferece as melhores técnicas para a solução do problema. Que tal inserir a sua clínica nesse contexto? Para te auxiliar nesse processo, consulte nossos materiais sobre gestão e atendimento em consultórios. Você pode acessá-los assinando a nossa newsletter; é só preencher o formulário abaixo.