
Destaques
8 min
A atenção durante o atendimento é um dos pontos que os pacientes mais sentem falta nas clínicas. Consultas rápidas, impessoais e com pouca conversa são queixas recorrentes na área de saúde. Como consequência, pessoas saem insatisfeitas, e o dentista perde a confiança do novo cliente.
O conceito de Odontologia humanizada chega para interromper esse ciclo, ao oferecer uma atenção plena ao paciente, com foco na pessoa, e não na doença. É uma forma de atendimento mais dedicada a ouvir as queixas do cliente e a acolhê-lo na clínica.
Saiba, neste artigo, o que é Odontologia humanizada e como tornar o atendimento mais pessoal.
Fazer um atendimento humanizado é compreender o paciente como um todo. É deixar a consulta menos mecânica para acolher com cuidado e empatia.
A humanização na Odontologia significa escutar melhor as queixas do paciente, entender como o problema afeta a saúde e o bem-estar. É se colocar no lugar do outro para sentir que, às vezes, uma reclamação que pode parecer banal para o dentista tem um grande impacto na vida do paciente.
No SUS (Sistema Único de Saúde), a humanização se transformou em uma política nacional em 2003 com a intenção de obter um atendimento acolhedor e resolutivo, fazendo com que os profissionais foquem mais no ser humano, e menos em técnicas e doenças.
Um acolhimento humanizado não se restringe apenas ao momento da consulta, ele envolve desde a chegada do paciente no consultório. Entretanto, não se trata somente de ter uma sala de espera confortável, com wi-fi, água e café. Esses aspectos são importantes, é claro, mas insuficientes para uma experiência completa.
Faça uma avaliação de como o paciente é recebido na clínica hoje e tente melhorar alguns aspectos. Estabeleça processos de como deve ser a comunicação sobre atrasos em consultas ou procedimentos, ofereça a possibilidade de remarcação em curto espaço de tempo e, o mais importante, ouça o paciente.
Explique o tratamento com uma linguagem de fácil compreensão.
Na primeira consulta, é importante compreendê-lo como um todo: se ele se sente desconfortável ou tem medo de algum procedimento, quais suas queixas, como elas afetam o dia a dia e o que ele espera ver ao final do tratamento.
Cabe ao dentista explicar os procedimentos de forma simples para que sejam facilmente compreendidos pelo paciente, que tem o direito de participar das decisões.
Muitas vezes, o paciente, sem conhecimento técnico, rejeita o tratamento proposto e sugere uma abordagem diferente, mas cabe ao dentista explicar que a técnica escolhida é a correta, pelo fato de expô-lo menos a riscos.
Acompanhar o paciente durante o tratamento, mesmo a distância, é outra etapa do processo de humanização. É um cuidado especialmente importante em procedimentos cirúrgicos complexos, como os implantes. É dever do profissional acompanhar a cicatrização, a adaptação e solucionar o quanto antes possíveis problemas. Essa assistência será fundamental para o sucesso do tratamento e para criar uma relação de confiança com o cliente.
Confiança e fidelização são os resultados da Odontologia humanizada. Ao fazer um atendimento atencioso e sem pressa, o paciente se sente confortável e seguro de que buscou o profissional certo.
Em um mercado altamente concorrido, ditado por faturamento, boa parte dos dentistas pensa em atender o maior número de pacientes, mas o segredo do sucesso pode estar na direção contrária: com menor volume de consultas, mas com casos qualificados, que exigem um atendimento personalizado e cuidadoso.
Com um acolhimento mais humanizado, e menos automático, a fidelização dos clientes será um acontecimento natural. Valorize quem preferiu sua clínica e demonstre que a escolha não poderia ter sido melhor.
Não tenha pressa em finalizar a consulta.
Busque sempre pela satisfação do paciente com o resultado final do serviço, ofereça uma agenda flexível e faça com que a clínica tenha menos “cara de hospital” – para ajudar a reduzir a tensão da pré-consulta.
O atendimento humanizado tem o foco na pessoa e ao mesmo tempo oferece as melhores técnicas para a solução do problema. Que tal inserir a sua clínica nesse contexto? Para te auxiliar nesse processo, consulte nossos materiais sobre gestão e atendimento em consultórios. Você pode acessá-los assinando a nossa newsletter; é só preencher o formulário abaixo.