Guia completo para utilização prática das curetas periodontais

curetas periodontais

Se você é dentista ou estudante de odontologia, provavelmente já está familiarizado com o uso das curetas periodontais. As ferramentas são fundamentais em diversos procedimentos, auxiliando na remoção de placa bacteriana, tártaro e outros detritos presentes nas superfícies radiculares. 

Sendo assim, dominar o uso correto dos instrumentos é essencial para garantir resultados eficazes e oferecer o melhor cuidado aos pacientes.

Quer saber mais sobre essas ferramentas? Continue a leitura para conhecer quais são as curetas periodontais, as diferenças, os detalhes da anatomia, como realizar empunhadura e dicas sobre como cuidar dos materiais!

Banner para e-book sobre HOF.

Quais os tipos de curetas periodontais?

Existem dois tipos de curetas para periodontia: a Gracey e a McCall. Ambas contam com variedades para executar funções distintas, durante os procedimentos de raspagem e retirada de cálculos, em dentes específicos. Conheça mais sobre os instrumentos.

Curetas Gracey

De acordo com o “Manual para Clínica de Periodontia”, do curso de odontologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de São José dos Campos, as curetas Gracey possuem formas diferentes, habilitando para uso em determinadas superfícies dentárias. Visualmente, observa-se que:

  • Para os dentes anteriores: selecionam-se as curetas com duas angulações.
  • Para os dentes posteriores: empregam-se aquelas com três angulações, adaptando de forma mais confortável à superfície dental.

Como possuem apenas uma superfície de corte, são utilizadas curetas para raspagem supragengival e subgengival. Dessa forma, os modelos devem ser aplicados nestes grupos dentários:

  • Cureta Gracey 1-2 e 3-4: em todas as faces de dentes anteriores.
  • Cureta Gracey 5-6: em todas as faces de dentes anteriores e pré-molares.
  • Cureta Gracey 7-8 e 9-10: nas faces vestibular e lingual de dentes posteriores.
  • Cureta Gracey 11-12: na face mesial de dentes posteriores.
  • Cureta Gracey 13-14: na face distal de dentes posteriores.

Curetas McCall

As curetas periodontais McCall possuem duas superfícies de corte e são conhecidas como universal, já que podem ser utilizadas em qualquer área. De toda forma, a raspagem deve ser a supragengival. Confira a diferença na atuação entre os tipos disponíveis no mercado:

  • Cureta McCall 13-14: em todas as faces dos dentes anteriores.
  • Cureta McCall 17-18: em todas as faces de dentes posteriores.
curetas periodontais universais
Curetas universais realizam raspagem supragengival.

Anatomia das curetas

A anatomia das curetas periodontais consiste em uma haste longa com cabo ergonômico e ponta ativa, que pode ser curva ou reta. A lâmina é afiada em um lado e possui bordas cortantes ou não, a depender do tipo utilizado.

Como diferenciar as curetas?

Para distinguir as curetas periodontais, é preciso observar algumas características específicas. Confira, na sequência, pontos importantes a serem considerados.

Formato da ponta

As curetas podem ter diferentes formatos de ponta, como curvas, retas ou anguladas. As Gracey possuem extremidades anguladas, enquanto as McCall são retas e estreitas.

Lados ativos

Os instrumentais podem ter lados ativos (parte afiada usada na raspagem) em uma ou ambas as faces. As curetas universais têm lados ativos em ambas as faces, enquanto as Gracey têm em uma face.

Número e modelo

Existe a identificação por números, como citado anteriormente, correspondendo a um modelo próprio para uma área ou superfície específica do dente.

Indicação de uso

As curetas podem ter designações particulares para áreas da boca ou superfícies dentárias. Por exemplo, as curetas Gracey têm indicação para uso em superfícies mesiais e distais dos dentes.

Fabricante

Diferentes marcas podem ter suas próprias variações e nomenclaturas para as curetas de periodontia.

A identificação correta requer conhecimento e treinamento adequados. Portanto, é essencial consultar as orientações do fabricante e buscar capacitação para utilizar corretamente as ferramentas disponíveis.

Empunhadura da cureta

A empunhadura adequada de uma cureta dentária é essencial para um uso eficaz e seguro durante procedimentos odontológicos. Isso porque a tensão ou o esforço excessivo nos músculos da mão pode afetar sua destreza e precisão, atrapalhando o uso correto durante a raspagem. 

Quando correta, a empunhadura permite a remoção efetiva da placa ou do tártaro sem causar trauma desnecessário nos tecidos circundantes.

Sendo assim, aqui estão alguns passos gerais para um bom posicionamento da mão e aderência do instrumento:

  1. Segure a cureta dental com sua mão dominante, semelhante à forma como você sustenta uma caneta ou lápis. O polegar e o indicador devem formar uma aderência confortável ao redor do cabo da cureta.
  2. Coloque o seu dedo médio no cabo da cureta para obter suporte e estabilidade adicionais.
  3. Posicione o seu dedo anelar e o dedinho abaixo do cabo da cureta para fornecer um ponto de apoio e ajudar a controlar o movimento e a pressão aplicada.
  4. Certifique-se de que sua mão, o pulso e o antebraço estejam relaxados e alinhados em uma posição confortável. 
  5. Mantenha uma aderência firme, porém suave, aplicando pressão controlada no instrumento enquanto mantém a sensibilidade tátil.
Empunhadura correta curetas periodontais
A empunhadura correta é essencial para manusear adequadamente a cureta.

Manutenção e cuidados

Higienizar corretamente e realizar manutenções periódicas são uma forma de garantir a eficácia das curetas, prolongar a vida útil e prevenir a transmissão de infecções. 

Limpeza e desinfecção

Antes da esterilização, as curetas devem passar por uma limpeza completa para remover resíduos de tecidos, placa bacteriana e tártaro. Siga as instruções do fabricante para a higienização adequada. Assim, você garante a eliminação de micro-organismos patogênicos.

Esterilização

Após o uso em um paciente e depois da limpeza e desinfecção, as curetas periodontais devem ser submetidas ao processo de esterilização antes de serem reutilizadas. Esse processo é essencial para prevenir a transmissão de possíveis infecções

Banner blog post autoclave.

Armazenamento adequado

Após a esterilização e secagem, as ferramentas precisam ser guardadas em local apropriado e protegidas de possíveis contaminações. Para isso, recomenda-se o uso de embalagens ou estojos estéreis para mantê-las limpas e seguras.

Inspeção visual

Os dentistas devem inspecionar visualmente as curetas periodontais antes de cada uso. Deve-se verificar a integridade do cabo, da lâmina e da ponta. Se houver qualquer sinal de desgaste, deformação ou dano, o instrumental deve ser descartado ou reparado, caso seja possível.

Afiação

As pontas ativas são lâminas afiadas que tendem a desgastar-se ao longo do tempo. Periodicamente, é necessário afiar as curetas para restaurar a eficácia. Porém, o procedimento deve ser feito por um profissional treinado para assegurar a geometria correta da lâmina.

Como afiar cureta periodontal?

No vídeo abaixo, Marcela Di Moura, mestre e doutora em clínica odontológica na área de periodontia, ensina o passo a passo de como realizar a afiação das curetas detalhadamente. Confira! 

Manutenção do afiador de curetas

Se o dentista utiliza um afiador, é importante seguir as instruções para a manutenção adequada do equipamento. Isso pode incluir a limpeza regular e a substituição de peças, como a pedra.

A raspagem é um procedimento comum e pode ser uma atividade recorrente no consultório. Por isso, estar familiarizado com os diferentes tipos de curetas, como as Gracey e McCall, é crucial aos estudantes e aos profissionais de outras especialidades para além da periodontia. Sendo, também, importante na hora de oferecer tratamentos de qualidade aos pacientes.

Precisa adquirir novas curetas periodontais ou outros materiais odontológicos? Então, clique na imagem abaixo e confira os produtos disponíveis no e-commerce da Surya Dental. Lá, você encontra várias opções de instrumentos de alta qualidade para atender às suas necessidades profissionais!

Banner materiais odontológicos na Surya Dental.

Referências bibliográficas:

Afiação de Curetas com pedra imóvel. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=5T7dHtBXVfg>. Acesso em: 16 jan. 2024.

CURETAS: GRACEY e McCALL | ODONTO DICAS. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=82_8MIK2pmg>. Acesso em: 16 jan. 2024.

‌MANUAL PARA CLÍNICA DE PERIODONTIA. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://www.ict.unesp.br/Home/ensino/pos-graduacao/biopatologiabucal/manual-da-pratica-clinica-disciplina-de-periodontia.pdf>.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
overjet e overbite Surya

Overjet e overbite: compreendendo significado de más oclusões

Próximo artigo
ardencia na boca doenca

Síndrome da boca ardente: o que é, causas e tratamentos

Posts relacionados