Dentista periodontista: tudo sobre a especialidade odontológica

Densitas periodontista faz procedimento em paciente.

A saúde das gengivas e tecidos de suporte da arcada dentária é tão importante quanto a dos próprios dentes. É nesse contexto que entra o trabalho do dentista periodontista. Especializado no tratamento e na prevenção de doenças periodontais, ele desempenha papel fundamental na promoção do bem-estar bucal por completo.

Continue a leitura para conhecer mais detalhes da área, saber quais os tratamentos realiza, a relação com outras especialidades da odontologia, além de como se tornar dentista do campo, o que se estuda na pós-graduação e como é o mercado de trabalho!

Qual o foco da periodontia?

A periodontia é a especialidade odontológica responsável pelo estudo, diagnóstico, tratamento e pela prevenção das doenças que afetam tecidos de suporte dos dentes, como gengivas, ligamentos e ossos alveolares. 

A principal patologia é a periodontite. Trata-se de uma inflamação crônica das gengivas que pode afetar os dentes e levar à perda óssea. Além disso, essa área da odontologia está envolvida em procedimentos estéticos e enxertos na região.

É importante citar também que a periodontia tem papel crucial na saúde, uma vez que as doenças estão associadas a outras condições, como problemas cardíacos, diabetes e hipertensão.

O que o dentista periodontista faz?

O periodontista é o profissional que examina e analisa tecidos na região do dente e, assim, promove tratamentos para manutenção da saúde oral. 

Veja, na sequência, mais detalhes sobre as principais funções de um especialista na área.

Diagnóstico e tratamento de doenças periodontais

É responsável por identificar e tratar condições como gengivite e periodontite. Isso envolve a remoção de tártaro e placas bacterianas, raspagem e alisamento radicular, além de controle rigoroso da higiene bucal.

Realização de cirurgias

Em casos mais avançados de doenças periodontais, pode ser necessário realizar intervenções cirúrgicas. O especialista realiza esses procedimentos para restaurar a saúde dos tecidos e garantir a estabilidade dos dentes.

Dentista periodontista faz visualização de boca de paciente com sonda e espelho bucal.
O dentista especializado em periodontia diagnostica, previne e trata doenças em tecidos de suporte aos dentes.

Tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos

Para tratar as doenças periodontais, o especialista realiza uma série de procedimentos, cirúrgicos ou não. A definição depende do estágio da patologia e das necessidades individuais do paciente.

Tratamentos não cirúrgicos 

As intervenções que não envolvem cirurgia são mais brandas e são empregadas, principalmente, quando o nível da doença não está muito avançado. Elas também podem ser preventivas. Conheça as técnicas!

Profilaxia

A profilaxia é a limpeza profunda dos dentes para remover placas bacterianas e tártaro. O procedimento elimina a fonte de infecção e promove boa saúde bucal.

Raspagem e alisamento radicular

Conhecido como “curetagem dentária”, envolve a remoção cuidadosa de placa bacteriana e tártaro da superfície das raízes dos dentes, abaixo da linha da gengiva. Esse procedimento facilita a cicatrização e refixação dos tecidos.

Terapia antimicrobiana local

O periodontista pode usar produtos de aplicação local, como enxaguantes, para ajudar a combater as bactérias nas áreas afetadas.

Orientação de higiene bucal

Outra atuação do profissional é na orientação detalhada sobre técnicas de escovação e uso do fio dental para manter a higiene adequada em casa. É essencial para prevenir a progressão das patologias.

Dentista periodontista faz orientação de higiene bucal para paciente.
O dentista periodontista deve orientar os pacientes a como realizar a assepsia correta da boca.

Tratamentos cirúrgicos

Os procedimentos cirúrgicos também são avaliados caso a caso e, geralmente, são realizados em situações mais avançadas.

Gengivectomia

O procedimento pode ser a solução quando há excessiva retração gengival ou bolsas periodontais profundas. A cirurgia visa remover o tecido infectado e restaurar a forma e a saúde no local.

Enxertos gengivais

Quando há recuo gengival, o dentista periodontista pode realizar enxertos para cobrir a raiz exposta dos dentes. O procedimento reduz a sensibilidade e melhora a estética do sorriso.

Frenectomia

A frenectomia consiste na remoção ou alteração do freio, uma pequena membrana de tecido. Pode estar localizada tanto no lábio (conectado à gengiva), quanto na língua (ligado pela parte inferior da boca).

Gengivoplastia

A gengivoplastia tem como objetivo remodelar o tecido gengival, alterando o formato e a posição para melhorar a estética do sorriso. Ela também pode ser recomendada como parte do tratamento de outras questões bucais, a depender do caso. Por isso, o periodontista tem a função de diagnosticar corretamente antes de indicar o procedimento.

Relação da periodontia com outras áreas da odontologia

A periodontia está intimamente relacionada com outras áreas da odontologia, como a prótese dentária, ortodontia e dentística restauradora. Isso porque a saúde bucal adequada é essencial para o sucesso de tratamentos de outras especialidades, como restaurações, uso de coroas e implantes, além de aparelhos e alinhadores.

Por outro lado, certos procedimentos podem ter impacto na saúde periodontal, o que requer comunicação ativa e cooperação entre diferentes áreas.

A periodontia também está relacionada à cirurgia oral, já que muitos tratamentos periodontais envolvem procedimentos como enxertos gengivais e regeneração óssea.

Dentista periodontista conversa com paciente sobre tratamento.
A comunicação entre especialistas é fundamental para resolução de problemas orais de forma conjunta.

Como se tornar especialista em periodontia?

Para se tornar especialista em periodontia, primeiramente é necessário ser cirurgião-dentista graduado e estar registrado no Conselho Regional de Odontologia (CRO) do seu Estado. Depois, é preciso escolher uma instituição de ensino com programa reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) para realizar a pós-graduação na área.

Após concluir o programa, você receberá um título reconhecendo seu conhecimento especializado e suas habilidades na área. Para atuar, é preciso registar-se novamente no CRO, só que, desta vez, como especialista.

Quanto tempo dura o curso de especialização em periodontia?

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), a carga horária mínima da pós-graduação em periodontia é de 750 horas. A duração média é de dois anos. 

Dependendo da instituição, pode ser que o curso seja maior, com mais minutos por disciplina.

O que se estuda em periodontia?

A distribuição da carga horária da pós-graduação é dividida em 90% com disciplinas da área de concentração e 10% da conexão. Dos 90%, 15% deve ser de conteúdo teórico e os outros 85% de prática.

O estudo se concentra no diagnóstico e tratamento das doenças periodontais, assim como na prevenção no estado inicial das patologias.

Mercado de trabalho

Segundo levantamento mais recente do CFO, a periodontia é a quinta especialidade da odontologia com o maior número de profissionais no Brasil, ficando atrás apenas de ortodontia, implantodontia, endodontia e prótese dentária. Existem cerca de 10 mil especialistas em periodontia no país. 

Eles podem atuar em consultórios particulares, clínicas odontológicas, hospitais, entre outros locais de atendimento, entre os quais o serviço público.

O salário médio do dentista na periodontia é de R$ 4.096,11, de acordo com o site especializado Salario.com, a partir de dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do eSocial e do Empregador Web. Os valores podem ser menores ou maiores dependendo da forma de atuação.

A área de periodontia é uma das mais importantes da odontologia, uma vez que impacta no trabalho de outros profissionais, podendo preservar e solucionar questões relacionadas à saúde dos tecidos que sustentam os dentes.

Quer saber mais sobre a formação e as demais especializações em odontologia? Então, clique na imagem abaixo e leia mais artigos para universitários no blog da Surya Dental!

conteúdos para universitários de odontologia no blog da surya dental

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Modelo de implante dentário para consultório odontológico.

[Guia completo] Conheça diferentes tipos de implante dentário

Próximo artigo
instrumentos-odontologicos

Instrumentos odontológicos: como escolher e quais comprar?

Posts relacionados