A classificação de Angle foi desenvolvida pelo ortodontista Edward H. Angle e é utilizada para categorizar as más oclusões dentárias. Ela é essencial para entender a posição dos dentes e o encaixe da mandíbula superior e inferior, principalmente para a área da ortodontia.
O conhecimento sobre as classes e suas gravidades permite a identificação adequada do caso, levando ao diagnóstico adequado e ao planejamento do tratamento ortodôntico. Continue a leitura e saiba mais detalhes sobre essa divisão!
O que é a classificação de Angle?
A classificação de Angle é uma metodologia utilizada para avaliar a oclusão dentária de um paciente, ou seja, como os dentes estão alinhados e o encaixe entre superiores e interiores.
A partir dessa categorização, determina-se a gravidade de uma má oclusão (desalinhamento dentário). É fundamental que haja a padronização na classificação para facilitar o diagnóstico, assim como uma boa comunicação entre a equipe de cirurgiões-dentistas.
Classes de Angle
Angle dividiu os tipos de má oclusão em três classes. A referência do ortodontista foi o primeiro molar superior em contato com o primeiro molar inferior. Veja os detalhes sobre cada uma delas na sequência.
Classe I
A classe I, também denominada oclusão normal ou neutroclusão, é considerada ideal na relação entre dentes superiores e inferiores, pois se encaixam corretamente.
Percebe-se a boa relação entre mandíbula e maxila, além do alinhamento da arcada dentária, sem desvios significativos. Porém, vale ressaltar que trata-se de uma má oclusão. Assim o problema encontrado pode ser:
- Apinhamento.
- Diastemas.
- Mordida aberta.
- Sobremordida.
Classe II
A classe II é caracterizada pela projeção dos dentes superiores para frente em relação aos inferiores. Também é denominada de distoclusão. Existem dois casos nesta categoria.
Divisão 1
Além da projeção dos superiores, conta com desvio vertical excessivo no encaixe dos dentes anteriores. Assim, os dentes centrais ficam mais proeminentes.
Divisão 2
Neste caso, os incisivos centrais superiores ficam mais para dentro em relação aos laterais.
Classe III
Na classificação de Angle classe III, ou mesioclusão, os dentes inferiores se projetam para frente em relação aos superiores. Assim como na classe II, existem subdivisões.
Divisão 1
Os dentes inferiores se projetam para frente, resultando no desvio prognatismo mandibular, em que a mandíbula inferior fica à frente da maxila. Isso causa mordida cruzada anterior.
Divisão 2
Quando não ocorre a mordida cruzada, os incisivos superiores laterais apresentam projeção para a frente, enquanto os incisivos centrais estão mais retraídos.
Como a classificação de Angle é usada em diagnóstico e avaliação?
Ao utilizar a classificação de Angle, os profissionais da odontologia podem determinar a gravidade da má oclusão e planejar o tratamento mais adequado para cada caso. Isso inclui a escolha de aparelhos ortodônticos e a criação de um plano personalizado para corrigir a posição dos dentes e melhorar a oclusão do paciente.
Vale ressaltar que essa categorização é apenas uma das várias ferramentas utilizadas na odontologia para diagnóstico e avaliação da oclusão. Os profissionais também podem aplicar outras avaliações para obter um diagnóstico mais completo e preciso, tais como:
- Overjet e overbite: alinhamento da mordida.
- Crossbite: verificação se há mordida cruzada posterior no caso clínico.
- Open bite e deep bite: relação vertical dos dentes.
- Discrepâncias transversais: relações entre as arcadas na dimensão transversal.
Vantagens do uso das classes de Angle
Entre os principais benefícios dos usos da classificação de Angle para categorização estão a simplicidade e o fácil entendimento, possibilitando a utilização clínica até mesmo para os recém-graduados.
Ela se caracteriza por ser amplamente utilizada, o que contribui para a comunicação entre os profissionais. A classificação determina também a gravidade da má oclusão e permite a escolha mais certeira do tratamento ortodôntico. Além disso, por ser visual e estática, ela permite a comparação entre casos clínicos.
Limitações da classificação de Angle
Apesar das vantagens, existem alguns pontos desfavoráveis no uso isolado da classificação de Angle. O principal é a falta de detalhamento, não levando em consideração outros fatores, como inclinação dentária, sentido vertical e a relação transversal entre dentes.
Essa limitação, uma vez que o sistema classifica apenas a posição dos dentes, pode ser insuficiente para descrever todas as variações e complexidades.
A classificação de Angle torna-se uma ferramenta essencial aos ortodontistas para determinar o local de cada dente e o encaixe da mordida.
Quer ler mais conteúdos do mundo da odontologia? Então, preencha os campos abaixo para assinar gratuitamente a newsletter da Surya Dental e receba artigos diretamente em sua caixa de e-mail!
Referências:
Classificação de Angle – Classe I, II e III. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=T6DZENGZXq4>. Acesso em: 17 nov. 2023.
Classificação de Angle | Resumos de Odonto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iWE-S8cDyUk>. Acesso em: 17 nov. 2023.