Como organizar materiais de odontologia da faculdade?

Estojos de brocas odontológicas.

Organizar materiais de odontologia durante a faculdade é fundamental para não se perder em meio aos diversos itens utilizados no período e que possuem tamanhos e finalidades variadas. 

A disposição adequada em estojos, bandejas e maletas facilita o acesso durante a correria da rotina e proporciona mais eficiência no trabalho ou estágio, além de controle de estoque, conservação e higiene dos objetos. Essa organização também reflete no seu profissionalismo e comprometimento com a área. 

Continue a leitura para ver dicas de como organizar os materiais de odontologia corretamente e confira produtos que podem facilitar o seu dia a dia!

Banner fino rotina de estudos.

Dicas para organizar materiais de odontologia

Manter tudo organizado vai te ajudar a evitar um grande problema que pode te atrapalhar nos atendimentos nas aulas, no estágio ou no trabalho: a bagunça. E ela ainda gera um segundo transtorno: a falta de controle sobre o que já está esterilizado e pronto para ser usado. 

A orientação é deixar tudo organizado desde a primeira compra dos materiais odontológicos. Assim, durante a faculdade, quando for aumentando o número de itens e disciplinas, vai ser mais fácil lidar. Na sequência, confira dicas de como fazer isso!

Categorize os materiais 

Antes de tudo, é preciso dividir os materiais de odontologia em categorias, como instrumentos, materiais de moldagem, de restauração, produtos de higiene, entre outros. Esse agrupamento pode ser feito de acordo com as características, finalidades ou os tipos de itens que você possui. 

Entre as questões a serem levadas em consideração para uma primeira organização estão:

Você ainda pode classificá-los em categorias adicionais, a depender das particularidades de uso da sua faculdade. Vale ressaltar, novamente, que essas divisões podem variar de acordo com as preferências pessoais ou quantidade de materiais. Então, divida-os também da maneira que faça sentido para o uso adequado.

Materiais de odontologia orgaizados em consultório.
Ter os materiais organizados facilita durante os procedimentos.

Utilize recipientes adequados

Depois de separar os materiais, é preciso colocá-los em recipientes adequados para o armazenamento, protegendo-os de danos ou contaminação. É importante escolher itens duráveis e de qualidade, além de certificar-se sobre a capacidade de suportar o peso e o volume dos instrumentos de odontologia a serem guardados.

Outra recomendação importante é escolher recipientes transparentes para visualizar o conteúdo sem ter que abrí-lo. 

Opte também por caixas com divisórias e compartimentos internos para manter tudo em ordem e evitar o contato direto entre os instrumentos.

Caso a quantidade de materiais seja grande e você tenha muitas caixas e bandejas, vale a pena investir em prateleiras, gavetas e armários para armazená-las. Na faculdade, talvez não seja tão necessário, mas depois de formado, em seu consultório, com certeza será.

Identifique os materiais de odontologia

Para evitar qualquer problema de identificação, vale a pena usar rótulo ou etiqueta para material odontológico em recipientes, independentemente do tipo escolhido. Isso também deve ser feito em prateleiras, gavetas e armários. Quanto mais gatilhos para reconhecimento rápido, mais fácil os materiais vão ser encontrados.

Algumas dicas adicionais são: atualize sempre que tiver troca de conteúdo, posicione-as de forma visível e utilize código com cores, ou seja, para cada categorização feita lá no início, use uma tinta diferente para identificar. 

Mantenha uma lista de inventário

Já que todos os materiais odontológicos vão estar organizados, é preciso ter uma lista de inventário atualizada para controlar o estoque e saber quando itens consumíveis devem ser repostos, evitando desperdícios.

O ideal é que você detalhe bem os itens da lista, incluindo nome, descrição do material, quantidade disponível, unidade de medida (se for o caso), marca, entre outras observações necessárias. 

Você pode fazê-la à mão, num software especializado ou numa planilha que permite atualizações e consultas de forma fácil e eficiente.

Além disso, é importante realizar contagens periódicas e registrar datas de validade caso algum item contenha essa informação. Assim, você pode se programar com antecedência para a compra do próximo material.

Organize por ordem de uso

Uma dica final, mas que também deve ser aplicada para uma organização completa dos materiais odontológicos, é a divisão por ordem de uso. Para facilitar, deixe aqueles produtos que você mais utiliza em um local de fácil acesso. Já os que você usa de vez em quando podem ser guardados em outros setores da clínica..

Produtos para organização de materiais

Ter recipientes adequados para cada tipo de material é ótimo para  que tudo fique bem organizado e seja rápido de encontrar. Essa arrumação vai acabar refletindo de forma positiva até na sua rotina de aulas e trabalho. Confira abaixo uma lista de produtos que vão te auxiliar nesse momento!

Caixa organizadora

As caixas organizadores são ótimos recipientes para armazenamento de materiais de odontologia, pois eles ficam dispostos de forma ordenada e com fácil acesso. Além disso, facilitam o transporte dos itens na universidade.

Caixa organizadora para materiais de odontologia.

Broqueiro

Para armazenar e organizar as brocas, nada melhor do que um broqueiro. O recipiente é um local específico para os materiais e ajuda no acesso rápido durante a realização dos procedimentos. Também desempenha um papel de proteção contra choques, quedas ou atritos que podem afetar a funcionalidade dos instrumentais.

Veja o broqueiro com 21 furos autoclavável da Maquira, disponível na Surya Dental!

Broqueiro para brocas odontológicas.

Maletas

A maleta para materiais odontológicos é ideal para transporte na faculdade. Conta com divisórias e alça para carregamento fácil.

Maleta fashion para armazenar materiais de odontologia.

Bandejas

Outro recipiente utilizado para organizar os materiais é a bandeja. Com ela, é possível mantê-los em uma disposição específica e em partes separadas. Veja um dos modelos da Golgran, com seis divisões.

Bandejas para instrumentais odontológicos.

Marcador de instrumentos

Além de organizar em recipientes, identificá-los é fundamental. Por isso, utilizar marcadores de instrumentos é uma ótima opção para diferenciar cada um apenas olhando as cores, principalmente durante os procedimentos clínicos.

Marcador de instrumentos odontológicos.

A organização dos materiais de odontologia na faculdade é essencial para garantir a eficiência no trabalho, assim como a segurança, a higiene e a conservação dos itens, além de desenvolver o profissionalismo dos estudantes, com a categorização e manutenção do inventário. Manter tudo em ordem contribui para produtividade e qualidade dos serviços prestados.

Na Surya Dental, você encontra diversos materiais odontológicos para suas aulas na universidade. Clique aqui na imagem abaixo e confira agora mesmo os kits acadêmicos disponíveis!

Banner materiais odontológicos na Surya Dental.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Dentista lendo um tablet com resumos de odontologia.

Como fazer resumos de odontologia? Confira dicas práticas!

Próximo artigo
cimento resinoso como usar

[Guia] Cimento resinoso: o que dentistas devem saber?

Posts relacionados