[Guia] Cimento resinoso: o que dentistas devem saber?

cimento resinoso como usar

O cimento resinoso é um material usado para fixar próteses dentárias, como coroas, pontes e dentaduras — procedimentos odontológicos que dependem de uma união forte, duradoura e esteticamente pouco visível. Ele também oferece uma fixação estável.

Com fácil adesão a estruturas metálicas, resinosas e de porcelana, o cimento resinoso pode ser encontrado em diversas versões, cada uma para um tipo de procedimento diferente.

Continue a leitura e entenda como usá-lo no seu consultório, qual é o tipo adequado para cada procedimento e as características!

Para que serve cimento resinoso?

Os cimentos resinosos são compostos de baixa viscosidade. Assim, eles servem para reter restaurações indiretas e promover o selamento entre a restauração e o dente, formando uma fina e uniforme película, sem bolhas. Entre as vantagens, quando comparados aos cimentos convencionais, estão maior retenção, microinfiltração e biocompatibilidade aceitável.

Devido ao potencial de aderir tanto ao dente quanto à restauração, o cimento resinoso oferece reforço para substratos fragilizados, o que permite o sucesso do seu uso em restaurações estéticas.

Vantagens

Entre as principais vantagens do material estão:

  • Retenção;
  • Longevidade da restauração;
  • Vedamento marginal.

Desvantagens

Apesar deste tipo de cimento ser superior a outros quanto à qualidade de trabalho, como o de fosfato de zinco, ele apresenta alguns contras:

  • Não há presença de umidade;
  • Alto custo;
  • Técnica precisa ser apurada;
  • Diminuição das propriedades mecânicas do cimento.

Como aplicar?

Primeiramente, é feita a preparação do remanescente dentário e da coroa. Depois, são realizadas a seleção, a prova e o corte do pino, assim como a limpeza do ambiente. Por fim, são efetuadas as aplicações do cimento resinoso.

Cada um dos tipos possui particularidades no momento do uso, então é importante seguir os passos adequados. Seja, por exemplo, com a mistura das pastas ou uso da luz ultravioleta.

Quais são e como usar cimentos resinosos?

Os cimentos resinosos podem ser classificados de duas maneiras: quanto ao pré-tratamento do substrato ou quanto ao tipo de ativação da reação de polimerização. No primeiro caso, existem dois tipos:

  • Convencional: requer preparação com ácido fosfórico a 37%.
  • Adesivo: possui aplicação em um único passo, sem precisar de agente adesivo.

Na sequência, confira as características e aplicações dos cimentos quanto ao tipo de ativação! 

Cimento resinoso autopolimerizável

Os cimentos resinosos quimicamente ativados, ou autopolimerizáveis, realizam o processo por meio da reação do peróxido-amina. Ela se dá pela mistura das duas partes na preparação do procedimento: a pasta base e a pasta catalisadora. Poucos minutos após a preparação, a mistura seca, por isso o profissional tem um tempo de trabalho reduzido até a aplicação.

Esse material é aplicado principalmente em cimentações metalocerâmicas, restaurações metálicas-fundidas e peças indiretas. Por serem utilizadas peças mais grossas, com espessura superior a 3 milímetros, seria impossível ativar sua reação por outros meios, como acontece na fotopolimerização.

Uma das desvantagens são as poucas opções de cor, o que pode prejudicar o resultado visual. Além disso, os cimentos resinosos autopolimerimezáveis são incompatíveis com os sistemas adesivos simplificados.

Cimento resinoso fotopolimerizável

No caso do cimento fotopolimerizável, a polimerização é feita por meio da exposição à luz. Para isso, o cirurgião-dentista deve utilizar a lâmpada de cura ultravioleta em coloração azul, pois tem o comprimento de onda necessário.

Ao contrário dos produtos quimicamente ativados, os fotopolimerizáveis têm um tempo de trabalho alto, uma vez que só secam após serem expostos à luz. Sendo assim, podem ser utilizados em cimentações mais demoradas.

Em contrapartida, como a polimerização depende da passagem de luz, as estruturas devem ter a espessura máxima de 1 milímetro. Se tiver mais, o cimento resinoso não receberá a luz adequada e, consequentemente, não secará.

Seu uso é recomendado na cimentação de facetas de porcelana e em restaurações indiretas, mas ambas devem ser finas. Nesses casos, os cimentos fotopolimerizáveis oferecem boa adesão e estabilidade de cor ao longo do tempo.

Dentista fazendo aplicação de cimento resinoso fotopolimerizável com lâmpada de cura.
O dentista precisa fazer uso da lâmpada de cura para a polimerização do cimento fotopolimerizável.

Cimento resinoso dual

Os cimentos resinosos duais aliam as propriedades de ambos os anteriores. O processo de polimerização se dá tanto quimicamente quanto por meio da exposição à luz ultravioleta. É necessário uma dupla ativação para que a cimentação ocorra completamente, com ambos os métodos.

Por essa razão, o tempo de trabalho é razoável, ficando entre o fotopolimerizável e o quimicamente ativado. A espessura das peças protéticas deve ser até de 3 milímetros para que a luz consiga chegar até as partes que não se polimerizaram. Outros usos comuns são para cimentação de pinos de fibra de vidro e restaurações opacas.

Características dos cimentos resinosos

Os cimentos resinosos possuem diversas características físicas, de encolhimento, fluidez e compatibilidade. Confira detalhes de cada tópico!

Propriedades físicas

As características físicas dos cimentos resinosos podem ser influenciadas pela temperatura, contaminação externa, pelo tipo de preenchimento usado no produto, assim como a mistura, que pode ser tanto manual quanto automática.

O primeiro tipo de mistura pode ficar com bolhas e não ter resultado tão uniforme. Já na automatizada, as pastas podem não ser completamente aglutinadas por conta do bico misturador. 

Encolhimento

Durante a polimerização, é possível que os cimentos encolham, levando à microfiltração. A porcentagem depende do preenchimento, com contrações de 6% (fluidas) a 13% (adesivas).

Fluidez

Os cimentos resinosos possuem propriedades tixotrópicas, ou seja, a viscosidade altera com a temperatura. Desta maneira, ele apresenta boa fluidez e lubrificação, reduzindo o atrito entre a coroa e o remanescente dentário.

Compatibilidade

Em geral, o material não causa dano na boca do paciente. Porém, a presença de baixo pH, a umidade dentinária e a existência de facetas, adesivos ou pinos podem afetar a integridade do dente, independentemente da polimerização do cimento.

Portanto, a recomendação é que, ao utilizar qualquer tipo, saiba quais procedimentos anteriores o paciente já passou e se há algo que cause alguma incompatibilidade. Caso haja, o produto pode gerar alteração na coloração ou até no processo de polimerização do cimento.

Como profissional de odontologia, é essencial saber qual o produto mais adequado para cada tipo de procedimento. Os cimentos resinosos possuem várias versões, e entender sobre sua polimerização e composição química é útil na hora de fazer essa escolha.

Na Surya Dental, você encontra produtos para cimentação e diversas outras aplicações para seu consultório odontológico. Quer ver quais os materiais odontológicos disponíveis? Então, clique na imagem abaixo e confira!

Banner materiais odontológicos na Surya Dental.

Marketing Surya

Total
0
Shares
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Estojos de brocas odontológicas.

Como organizar materiais de odontologia da faculdade?

Próximo artigo
Dentista fazendo anotações no seu consultório.

Saiba quais os documentos para abrir consultório odontológico

Posts relacionados