Vamos imaginar a seguinte situação: você fez um tratamento de ortodontia para corrigir diastema ou incisivos sobrepostos e, ao finalizar o processo, surgiu um triângulo negro, também conhecido como black space nos dentes. Quais são as opções para lidar com isso?
É claro que nenhum dentista deseja ter esse cenário ao finalizar qualquer tratamento, afinal, o paciente espera um resultado estético perfeito. Entretanto, existem motivos pelo qual o black space surge, e é sobre isso e quais as opções disponíveis para corrigir o problema que vamos falar neste conteúdo. Siga a leitura!
O que causa o black space nos dentes?
Apesar de ser uma situação que pode ocorrer em outros dentes, é no incisivo que o triângulo negro se torna mais visível. Essa região é muito importante quando pensamos a nível estético, já que ela é a mais evidente em um sorriso.
O black space está relacionado à perda ou redução da papila que, consequentemente, cria esses pequenos espaços triangulares que permitem que o interior da boca seja visível, resultando nessa cor escura.
Fatores que aumentam o surgimento do triângulo negro são:
- Diastemas
- Doenças periodontais
- Dentes triangulares
- Perda óssea relacionada ao envelhecimento
- Alinhamento de dentes “apinhados”
- Retrações gengivais
- Características anatômicas
- Genética
- Movimentação ortodôntica
Quais problemas o triângulo negro pode gerar para o paciente?
O fator estético, em geral, é o primeiro a ser percebido pelo paciente. Afinal, ao sorrir, a pessoa notará esse espaço entre os dentes. Para evitar o descontentamento e a frustração, ao finalizar o tratamento, é crucial informar o indivíduo de que o black space está lá, é normal, mas há formas de corrigi-lo — como veremos adiante.
Mas além da estética, outros problemas que surgem são:
- Desconforto fonético (escape de ar e saliva durante a fala)
- Retenção de alimentos no espaço
- Acúmulo de placa e tártaro
- Inflamação gengival
- Afinamento das raízes
Quais as soluções disponíveis para correção?
Apesar dos triângulos negros exigirem procedimentos desafiadores devido ao tamanho da região, o cirurgião-dentista deve estar preparado, ter conhecimento e prática para lidar com o pedido do paciente.
Nesse momento, as alternativas disponíveis para realizar o procedimento são grandes aliadas, pois aumentam a efetividade do tratamento, além de oferecer resultados satisfatórios. Vamos conferir, então, quais são essas opções.
Ácido hialurônico
Para cirurgiões-dentistas que buscam uma opção não invasiva, o ácido hialurônico em gel é uma alternativa. Quando injetado, ele dá volume ao tecido, preenchendo a papila interdentária.
Vale lembrar que essa é uma técnica recente, mas já há registros satisfatórios do seu uso.
Desgaste interproximal
Para fazer o desgaste, é necessário utilizar uma lixa de amálgama presa em uma pinça Mathieu ou utilizar brocas ou discos.
Se preferir fazer com discos, lembre-se de utilizar um que seja de excelente qualidade, refrigerado e novo. Tudo isso é para evitar que o item vibre e você não consiga ser preciso no procedimento.
Facetas de resina
As facetas também podem ser usadas para corrigir o black space dental. Apesar do bom acabamento estético, vale lembrar que ela perde pontos no quesito resistência.
Matrizes Bioclear
Uma forma bastante prática de corrigir os espaços negros é por meio das matrizes Bioclear da 3M. Essa tecnologia acaba de chegar ao Brasil e é específica para atuar em black spaces.
As matrizes são divididas em quatro tipos — azul, verde, amarelo e vermelho —, que correspondem ao tamanho interproximal.
Para saber esse tamanho, a 3M disponibiliza uma sonda específica que traz essa escala de cores. Tudo o que o cirurgião-dentista precisa fazer é inseri-la no espaço negro e analisar a penetração do instrumento e a qual tom equivale.
Com essa informação em mãos, é possível escolher a matriz ideal para cada caso. Por exemplo, se a sonda penetrar até a cor azul, significa que deve utilizar a matriz do mesmo tom.
Para compreender melhor o uso, indicamos que assista ao vídeo explicativo, disponível em nosso canal do YouTube, Surya Dental.
Onde encontrar esta novidade?
Se você se interessou pela linha BT da Bioclear com a 3M, no site da Surya Dental, você encontra duas opções deste produto: o kit de matrizes Bioclear Procedure e o kit introdutório de matrizes Bioclear.
Ambos acompanham os seguintes itens:
- Kit introdutório para execução do método Bioclear;
- Soluções Bioclear para eliminar as suposições nos processos de correção de triângulos pretos (black spaces);
- Matriz odontológica transparente
Corrigir problemas de black space nos dentes não precisa ser uma dor de cabeça, entretanto, o cirurgião-dentista precisa estar a par das novidades do mercado para ver qual faz sentido dentro de cada caso.
Se você ficou interessado no kit da Bioclear com a 3M, não deixe de clicar no banner abaixo para conhecê-los melhor no site da Surya Dental. Somos especialistas em produtos odontológicos, trabalhamos com as melhores marcas do mercado e ainda oferecemos condições especiais de pagamento.