Aparelho ortodôntico invisível: o que dentistas devem saber?

O crescimento da busca por aparelho ortodôntico invisível, opção criada graças à tecnologia, que permite o planejamento digital e utiliza a impressora 3D para personalizar os alinhadores, é uma realidade dentro dos consultórios. 

Isso porque o aparelho traz diversos resultados positivos. Inclusive, oferece ao paciente a solução para dois pontos que, muitas vezes, incomodam nos tratamentos convencionais: a estética e a limpeza bucal.

A expectativa é que o interesse pelo aparelho invisível continue em ascensão e, por isso, é fundamental que cirurgiões-dentistas entendam os principais pontos sobre o tratamento. Neste conteúdo, reunimos tudo o que você deve saber. 

Banner para e-book sobre HOF.

Ortodontia e aparelho invisível: cenário atual

Com a chegada dos alinhadores invisíveis, a técnica de ortodontia lingual, embora ainda seja utilizada, acaba perdendo um pouco o sentido, já que é mais cara e existem tratamentos mais modernos atualmente.

Apesar do crescimento e da adesão dos pacientes e profissionais aos novos modelos, a opção ainda levanta objeções justificadas pela demora do tratamento. Paralelo a isso, o artigo “Ortodontia lingual: um aparelho invisível” explica não haver diferença entre o método tradicional e o alinhador dental invisível.

Porém, para ser praticada, a ortodontia invisível deve ser muito bem dominada pelo profissional, especialmente em relação à biomecânica e às habilidades por parte do ortodontista para executar todas as etapas do procedimento.

Ao longo dos anos, esses aparelhos passaram por uma série de estudos e implementações tecnológicas, que permitiram a aplicação de melhorias, tanto em relação aos materiais e design quanto de agentes auxiliares, como corte de precisão, ancoragem com mini-implantes, ligas de borracha e outros.

Entendendo a tecnologia

O uso da tecnologia também tornou o processo mais simples, devido ao escaneamento, ao planejamento e à modelagem tridimensional. Dessa forma, muitos erros podem ser corrigidos utilizando programas que permitem a simulação do tratamento.

O software de planejamento virtual é usado para projetar a movimentação dos dentes de acordo com a posição ideal, a partir da digitalização da arcada dentária do paciente. Os alinhadores são, então, produzidos sob medida utilizando materiais termoplásticos transparentes. Ao passo que a troca por novos modelos é realizada conforme a evolução do tratamento, sempre de acordo com o plano previamente definido pelo dentista.

Vantagens do alinhador invisível

Não há como negar que a estética é algo que move muitos pacientes a procurarem por tratamentos, sobretudo em ortodontia. Inclusive, se antes esses procedimentos aconteciam mais em adolescentes, atualmente, o número de adultos que busca por aparelhos aumentou.

Entretanto, um dos aspectos que muito incomoda os pacientes, tanto mais jovens quanto adultos, é a estética do aparelho convencional. Muitos se sentem desconfortáveis ou acreditam que ficarão com a aparência prejudicada pelos famosos “tijolinhos”.

Homem segurando aparelho ortodôntico invisível próximo ao convencional
O incômodo com o método convencional faz com que pacientes procurem pelo aparelho ortodôntico invisível.

Uma alternativa a essa queixa são os alinhadores invisíveis, que trazem para o paciente cinco características que os tornam opções interessantes.

  1. Estética: o aparelho invisível é discreto e quase imperceptível quando comparamos com o tradicional.
  2. Removível: possibilita mais simplicidade na higienização dos dentes, assim como na alimentação.
  3. Previsibilidade do resultado: a tecnologia reproduz como ficarão os dentes após o tratamento.
  4. Conforto: o paciente não sente incômodo nos lábios e em outras partes da cavidade bucal, o que é comum nos aparelhos tradicionais.
  5. Menos consultas: exige menor quantidade de manutenções pelo dentista ao longo do tratamento.

Desvantagens do aparelho ortodôntico invisível

Apesar das características atraentes, existem também desvantagens nesse tipo de procedimento. 

Uma delas é a dependência da disciplina do paciente para que o tratamento avance e cumpra tudo o que foi planejado. É importante o dentista frisar para o paciente que ele deve seguir as orientações e usar o aparelho conforme prescrito, para que a movimentação dos dentes aconteça.

Ao mesmo tempo que ser removível é uma das maiores vantagens, também é um dos maiores contras, já que pode atrapalhar o desenvolvimento do tratamento.

O custo elevado também é algo que pode entrar na lista das desvantagens. Entretanto, atualmente, o mercado oferece diversos sistemas de alinhadores, além da opção de você produzir por conta própria, o que pode diminuir os valores.

Limitações

Por último, é importante citar as limitações. Durante o uso dos aparelhos invisíveis, é recomendado orientar que os pacientes evitem alimentos duros ou pegajosos, pois podem danificar ou comprometer a eficácia do tratamento.

Profissionais que não estão presentes e não orientam o paciente por confiar excessivamente na marca acabam por ter prejuízos no resultado final do trabalho.

Outra limitação é que aparelhos invisíveis podem não ser adequados para todos os tipos de problemas ortodônticos. Casos mais complexos, como má oclusão severa ou problemas com a mordida, podem exigir aparelhos dentários convencionais fixos.

Para quais pacientes é indicado?

Um ponto muito relevante que deve ser considerado sobre os aparelhos dentários invisíveis é que não existe uma “receita de bolo” em relação à indicação. É crucial a avaliação do ortodontista para verificar se ele faz sentido ou não para a necessidade do paciente.

Apesar de poder abranger diversos tipos de tratamento, ele pode não ser tão eficiente em casos em que o desalinhamento é muito expressivo ou onde há molares muito inclinados.

O artigo “Aparelhos ortodônticos sequências removíveis — considerações gerais e apresentação de caso clínico” explica que o tratamento é indicado para:

  • Apinhamentos e/ou diastemas leves a moderados (1-6 mm).
  • Atresia de arco dental (não esquelético).
  • Recidiva de tratamentos ortodônticos.

O estudo também informa que há registro do uso dos aparelhos invisíveis em tratamentos complexos, como mordida profunda, problemas periodontais, distalização e extração.

Homem negro colocando nos dentes aparelho ortodôntico invisível
O paciente deve ser avaliado para verificar se o aparelho de dente invisível faz sentido para o caso dele.

Em relação à idade, o ideal é que o aparelho seja utilizado apenas em pacientes que tenham os dentes permanentes, para não haver riscos de fazer uma avaliação incorreta.

Contraindicações

De acordo com a monografia “Estudos dos tipos de aparelhos invisíveis no tratamento ortodôntico”, existem certas situações em que os alinhadores deixam de ser a melhor opção solução. Entre os casos de menor previsibilidade e contraindicações do aparelho invisíveis estão:

  • Apinhamentos maiores que 6 mm.
  • Diastemas de mais de 6 mm que desejam ser fechados.
  • Correções sagitais maiores de 3 mm.
  • Discrepâncias esqueléticas sagitais, transversais e entre relação cêntrica e oclusão cêntrica superior a 2 mm.
  • Rotação de dentes de mais de 20º.
  • Mordida aberta (anterior e posterior).
  • Extrusão de dentes.
  • Dentes com inclinação superior a 45º.
  • Dentes com coroas clínicas curtas.
  • Arcadas com ausências múltiplas.

Como preparar um planejamento?

O planejamento do aparelho móvel invisível é imprescindível para oferecer bom resultado aos seus pacientes. Por isso, é importante que você, cirurgião-dentista, seja bastante detalhista e use a tecnologia a seu favor.

Documentação

A primeira etapa é algo bastante conhecido por todos os profissionais de odontologia: a preparação da documentação odontológica. Isso inclui tirar radiografia, fotografias, fazer a modelagem em silicone e o escaneamento.

O scanner intraoral, utilizado nesse processo, é uma das grandes tecnologias na odontologia e permite que os planejamentos sejam cada vez mais próximos da realidade, já que busca reproduzir dentes e arcada dentária de forma bastante realista.

No vídeo do canal Aline Dentista, você pode verificar as vantagens do escaneamento e como ele oferece informações completas para a sua documentação.

Planejamento

Após ter toda a documentação e as imagens organizadas, chegou o momento de planejar o tratamento de forma virtual. É nessa etapa que o cirurgião-dentista deve pôr em prática as habilidades biomecânicas, para que possa estruturar o projeto de forma detalhista.

Pensar no movimento que cada dente terá ao longo do tratamento é essencial, especialmente porque o aparelho ortodôntico invisível é trocado ao longo das semanas, de acordo com essas mudanças.

Para o paciente, essa etapa é bastante interessante, porque os softwares oferecem uma simulação de como ficará o resultado, permitindo que a pessoa visualize o final.

Não há dúvidas de que o setup digital, ou seja, a manipulação virtual dos modelos 3D dos dentes, é um grande aliado de ortodontistas e que, além de permitir visualizar qualquer tipo de caso, diminui gastos e tempo de trabalho.

Produção dos alinhadores

Após a etapa de planejamento e criação do projeto, o cirurgião-dentista parte para a produção dos alinhadores, que pode ser feita de forma terceirizada, em laboratórios especializados em próteses, ou por conta própria.

Quando o ortodontista opta pela primeira opção, é preciso seguir detalhadamente todas as etapas do sistema de alinhador, já que cada marca tem suas próprias singularidades.

Nesse caso, é comum que o cirurgião-dentista apenas prepare o planejamento e a documentação para enviar tudo ao laboratório que vai produzir as placas. Se optar por esse modelo de trabalho, consulte no sistema como funcionará cada etapa.

Já para a produção no próprio consultório, todas as etapas ficarão sob sua responsabilidade: desde o preparo dos modelos digitais, a execução do setup, a impressão 3D dos modelos até a fabricação dos alinhadores. Também envolve o desenvolvimento de diversos aparelhos, que correspondam à nova posição dentária de cada fase.

No vídeo do canal Bolivar Pimenta Ortodontia, você pode acompanhar um pouco mais do processo de produção in office do alinhador.

Apesar de toda a tecnologia disponível no mercado, trabalhar com aparelho ortodôntico invisível significa colocar em prática o conhecimento e a experiência adquirida ao longo dos anos de trabalho e estudos. Lembre-se que é você quem deve definir os rumos do tratamento e que, independentemente da marca, fica sob sua responsabilidade guiar e orientar o paciente.

Manutenção

O dentista deve realizar várias tarefas de manutenção nos alinhadores transparentes para garantir a eficácia do tratamento. Vamos explorar os principais cuidados do profissional na sequência.

Acompanhamento do progresso do tratamento

É preciso agendar consultas regulares, geralmente a cada seis semanas, para acompanhar o progresso do tratamento com aparelho invisível e fazer todos os ajustes necessários. Durante essas consultas, o profissional avalia o movimento dos dentes e garante que os alinhadores estejam se encaixando corretamente.

Ajuste do plano de tratamento

Se necessário, o dentista pode fazer correções no plano com base no progresso. Isso pode envolver a troca dos alinhadores ou a modificação de sua forma para alcançar os resultados desejados.

Fornecimento de novos alinhadores

Ao longo do tratamento, o profissional fornece novos conjuntos de alinhadores em intervalos específicos. Isso permite o movimento gradual dos dentes conforme planejado.

Reforço da higiene bucal

Uma higiene bucal adequada é essencial ao usar aparelhos alinhadores invisíveis. O dentista precisa fornecer instruções sobre como escovar e usar fio dental de forma eficaz.

É importante frisar que a disciplina dos pacientes é fundamental para o sucesso do tratamento. Os alinhadores requerem manutenção regular e cuidados para alcançar os resultados desejados.

O uso dos aparelhos e a busca dos meios para otimização do tratamento requerem atenção e o olhar que só um ortodontista com toda a sua expertise poderá fazer.

Além disso, é fundamental ter em mãos os melhores instrumentos e equipamentos para executar as atividades necessárias do tratamento. Há mais de 30 anos no mercado, a Surya Dental conta com uma variedade de produtos odontológicos para equipar seu consultório. Clique na imagem abaixo e confira as opções!

Banner materiais odontológicos na Surya Dental.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
dentista com luvas descartáveis de cor rosa fazendo tratamento dentário em uma paciente mulher

Dentição permanente: anatomia, cronologia e prevenções

Próximo artigo
medo de dentista

Medo de dentista: como lidar com pacientes com odontofobia

Posts relacionados