Surya Dental Surya Dental
  • Dicas e Produtos
  • Minha clínica
  • Casos clínicos
  • Universitários
  • Materiais Gratuitos
  • Compre agora
Redes sociais
Surya Dental Surya Dental
Surya Dental Surya Dental
  • Dicas e Produtos
  • Minha clínica
  • Casos clínicos
  • Universitários
  • Materiais Gratuitos
  • Compre agora
Surya Dental Surya Dental
The Latest
resina camaleão
Tudo que você precisa saber sobre a resina camaleão
Pessoa mostrando gengivas e dentes saudáveis
Gengivite: O que é? O que causa?
Dois dentistas examinando paciente em uma maca
Erosão dentária, saiba o que é e como evitar
odontopediatria
Odontopediatria: saúde bucal para crianças
  • Dicas e Produtos
  • Notícias
2 minutos de leitura

Dentista e paciente: relação de amizade e confiança

Marketing Surya
20 de julho de 2017
dentista e paciente
Total
0
Shares
0
0
0

Em um consultório odontológico, a relação entre dentista e paciente é, algumas vezes, deixada de lado. Com agendas apertadas e o aumento da rapidez nas consultas, o relacionamento de ambas as partes pode não se estreitar.

A amizade e a confiança com quem frequenta seu consultório, porém, pode trazer muitos benefícios, desde uma maior satisfação do cliente a mais pessoas sendo indicadas à clínica.

Para que esse relacionamento seja mantido de maneira saudável, é necessário que o dentista esteja atento a algumas questões referentes a seus atendimentos. Continue a leitura e descubra como construir uma relação de amizade e confiança com o seu paciente!

CONTEÚDO DO POST

Toggle
  • O primeiro contato
  • Comunicação e transparência
  • Expectativas
  • Pós-consulta

O primeiro contato

O contato inicial entre dentista e paciente é o mais importante. É comum, inclusive, que alguns indivíduos estejam com medo e dúvidas com relação à consulta.
Portanto, transmita uma boa primeira impressão, se apresentando, sendo educado e claro em todos os procedimentos que for fazer.

Lembre-se que, se o primeiro contato não for agradável para o paciente, ele não deve voltar ao seu consultório. Se, por outro lado, houver um bom relacionamento, ele poderá retornar mais vezes, e vocês desenvolverão um vínculo ao longo do tempo.

Comunicação e transparência

A falta de comunicação pode ser prejudicial à qualidade do atendimento de um cirurgião-dentista. Por isso, lembre-se de sempre utilizar uma linguagem acessível, sem termos técnicos e que o seu paciente possa compreender. Seja transparente e explique tudo de forma clara, e sempre fale com segurança e convicção para não gerar dúvidas com relação a seu trabalho.

No caso do pós-operatório, deixe claro os cuidados e a importância de tomá-los, e explique as consequências para o tratamento de não seguir as orientações. Se algo der errado no tratamento, mesmo que por falta de cautela do paciente, é provável que ele não volte ao seu consultório. Por isso, é necessário ser enfático com essa questão.

dentista explicando com clareza o raio x do paciente
Explicar com clareza é um dos fatores essenciais para uma boa relação entre dentista e paciente. Foto: Freepik

Expectativas

O sucesso da relação entre dentista e paciente está em saber o que o paciente deseja e oferecer a melhor solução. Por isso, busque saber as expectativas do seu paciente. Com base nisso, alinhe seu atendimento para melhor atendê-los.

A melhor forma de fazer isso é tendo uma conversa nos primeiros minutos da consulta. Além de gerar descontração, será mais fácil fazer o atendimento sabendo quais são os resultados esperados.

Pós-consulta

Peça para a secretária entrar em contato para que o paciente avalie a consulta. Ofereça em troca um valor em desconto na próxima consulta pela contribuição. Além de ser uma oportunidade de melhorar seu atendimento, você demonstrará preocupação com as pessoas que atende.

dentista e paciente
Mantenha o contato com o paciente após a consulta.

Se possível, coloque o contato da clínica à disposição para que as pessoas possam sanar suas dúvidas e responda algumas questões entre as consultas. Isso deve melhorar a eficácia do tratamento e o relacionamento entre paciente e dentista.

Em muitos consultórios, também é comum mandar felicitações em datas especiais ou no aniversário dos pacientes. Se possível, invista nesse diferencial.

A relação entre dentista e paciente pode contribuir para um profissional da área da odontologia. Por essa razão, é essencial investir em atendimentos que valorizem essa interação.

Para receber novas dicas como essas, assine nossa newsletter e garanta conteúdos exclusivos!

Marketing Surya

Total
0
Shares
Share 0
Tweet 0
Pin it 0
Marketing Surya
Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Instalação de aparelho ortodôntico estético combinando Orthocem UV Trace, Orthobite E Top Comfort

18 de julho de 2017
Próximo artigo

Caso Clínico: Laser Duo MMO

25 de julho de 2017
Banner lateral e-book HOF Surya.
Banner Surya Acadêmicos.
Banner lateral Surya Equipamentos.
Banner lateral para cupons da Surya.
Posts relacionados
Estudo mostra que diferença entre ricos e pobres é de “oito dentes”
  • Notícias

Estudo mostra que diferença entre ricos e pobres é de “oito dentes”

retracao gengival
  • Destaques
  • Notícias

Retração gengival: conheça causas, tratamentos e saiba como prevenir

estresse e saúde bucal
  • Notícias

Estresse e a saúde bucal

dispositivo para detectar bruxismo
  • Notícias

Pesquisadores Irlandeses inventaram dispositivo para detectar bruxismo

Surya Dental Surya Dental