Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos Pesquisar
Surya Dental
  • Dicas e Produtos
  • Minha clínica
  • Casos clínicos
  • Universitários
  • Materiais Gratuitos
  • Compre agora
Surya Dental
Categorias
  • Dicas e Produtos
  • Minha clínica
  • Casos clínicos
  • Universitários
  • Materiais Gratuitos
  • Compre agora
Dentista e paciente: relação de amizade e confiança
Marketing Surya publicado em 20/jul/2017 e atualizado em 23/fev/2021

Dentista e paciente: relação de amizade e confiança

Em um consultório odontológico, a relação entre dentista e paciente é, algumas vezes, deixada de lado. Com agendas apertadas e o aumento da rapidez nas consultas, o relacionamento de ambas as partes pode não se estreitar.

A amizade e a confiança com quem frequenta seu consultório, porém, pode trazer muitos benefícios, desde uma maior satisfação do cliente a mais pessoas sendo indicadas à clínica.

Para que esse relacionamento seja mantido de maneira saudável, é necessário que o dentista esteja atento a algumas questões referentes a seus atendimentos. Continue a leitura e descubra como construir uma relação de amizade e confiança com o seu paciente!

O primeiro contato

O contato inicial entre dentista e paciente é o mais importante. É comum, inclusive, que alguns indivíduos estejam com medo e dúvidas com relação à consulta.
Portanto, transmita uma boa primeira impressão, se apresentando, sendo educado e claro em todos os procedimentos que for fazer.

Lembre-se que, se o primeiro contato não for agradável para o paciente, ele não deve voltar ao seu consultório. Se, por outro lado, houver um bom relacionamento, ele poderá retornar mais vezes, e vocês desenvolverão um vínculo ao longo do tempo.

Comunicação e transparência

A falta de comunicação pode ser prejudicial à qualidade do atendimento de um cirurgião-dentista. Por isso, lembre-se de sempre utilizar uma linguagem acessível, sem termos técnicos e que o seu paciente possa compreender. Seja transparente e explique tudo de forma clara, e sempre fale com segurança e convicção para não gerar dúvidas com relação a seu trabalho.

No caso do pós-operatório, deixe claro os cuidados e a importância de tomá-los, e explique as consequências para o tratamento de não seguir as orientações. Se algo der errado no tratamento, mesmo que por falta de cautela do paciente, é provável que ele não volte ao seu consultório. Por isso, é necessário ser enfático com essa questão.

dentista explicando com clareza o raio x do paciente

Explicar com clareza é um dos fatores essenciais para uma boa relação entre dentista e paciente. Foto: Freepik

Expectativas

O sucesso da relação entre dentista e paciente está em saber o que o paciente deseja e oferecer a melhor solução. Por isso, busque saber as expectativas do seu paciente. Com base nisso, alinhe seu atendimento para melhor atendê-los.

A melhor forma de fazer isso é tendo uma conversa nos primeiros minutos da consulta. Além de gerar descontração, será mais fácil fazer o atendimento sabendo quais são os resultados esperados.

Pós-consulta

Peça para a secretária entrar em contato para que o paciente avalie a consulta. Ofereça em troca um valor em desconto na próxima consulta pela contribuição. Além de ser uma oportunidade de melhorar seu atendimento, você demonstrará preocupação com as pessoas que atende.

dentista e paciente

Mantenha o contato com o paciente após a consulta.

Se possível, coloque o contato da clínica à disposição para que as pessoas possam sanar suas dúvidas e responda algumas questões entre as consultas. Isso deve melhorar a eficácia do tratamento e o relacionamento entre paciente e dentista.

Em muitos consultórios, também é comum mandar felicitações em datas especiais ou no aniversário dos pacientes. Se possível, invista nesse diferencial.

A relação entre dentista e paciente pode contribuir para um profissional da área da odontologia. Por essa razão, é essencial investir em atendimentos que valorizem essa interação.

Para receber novas dicas como essas, assine nossa newsletter e garanta conteúdos exclusivos!

Summary
Dentista e paciente: relação de amizade e confiança
Article Name
Dentista e paciente: relação de amizade e confiança
Description
Em um consultório odontológico, a relação entre dentista e paciente é, algumas vezes, deixada de lado. Estreitar as relações é importante. Leia e entenda!
Author
Surya Dental
Publisher Name
Blog Surya Dental
Publisher Logo
Blog Surya Dental
Compartilhe
Posts relacionados

Água de coco contribui para saúde dos dentes e hidrata

Além de uma deliciosa bebida refrescante, a água de coco hidrata a boca, mantém o fluxo salivar equilibrado, previne o mau hálito e preserva a gengiva Com a chegada do verão, é importante ficar atento a problemas que o excesso de calor pode causar para a saúde, inclusive a bucal. Temperaturas muito quentes favorecem quadros […]

Dicas e Produtos

2 min

Homem descobre que havia nascido um dente dentro do nariz

Quando um homem, da Arábia Saudita, estava sofrendo com hemorragias nasais constantes, poucos poderiam imaginar o motivo. O rapaz de 22 anos, que teve sangramentos pelo menos uma vez por mês durante três anos, tinha um dente – isso mesmo, um dente – crescendo dentro do seu nariz, segundo um relatório médico. Ao buscar o […]

Notícias

2 min

Fala pra gente o que achou Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas em primeira mão
Tags
  • dentista e paciente
Surya Dental
Feito por Nerau Studio