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Em um consultório odontológico, a relação entre dentista e paciente é, algumas vezes, deixada de lado. Com agendas apertadas e o aumento da rapidez nas consultas, o relacionamento de ambas as partes pode não se estreitar.
A amizade e a confiança com quem frequenta seu consultório, porém, pode trazer muitos benefícios, desde uma maior satisfação do cliente a mais pessoas sendo indicadas à clínica.
Para que esse relacionamento seja mantido de maneira saudável, é necessário que o dentista esteja atento a algumas questões referentes a seus atendimentos. Continue a leitura e descubra como construir uma relação de amizade e confiança com o seu paciente!
O contato inicial entre dentista e paciente é o mais importante. É comum, inclusive, que alguns indivíduos estejam com medo e dúvidas com relação à consulta.
Portanto, transmita uma boa primeira impressão, se apresentando, sendo educado e claro em todos os procedimentos que for fazer.
Lembre-se que, se o primeiro contato não for agradável para o paciente, ele não deve voltar ao seu consultório. Se, por outro lado, houver um bom relacionamento, ele poderá retornar mais vezes, e vocês desenvolverão um vínculo ao longo do tempo.
A falta de comunicação pode ser prejudicial à qualidade do atendimento de um cirurgião-dentista. Por isso, lembre-se de sempre utilizar uma linguagem acessível, sem termos técnicos e que o seu paciente possa compreender. Seja transparente e explique tudo de forma clara, e sempre fale com segurança e convicção para não gerar dúvidas com relação a seu trabalho.
No caso do pós-operatório, deixe claro os cuidados e a importância de tomá-los, e explique as consequências para o tratamento de não seguir as orientações. Se algo der errado no tratamento, mesmo que por falta de cautela do paciente, é provável que ele não volte ao seu consultório. Por isso, é necessário ser enfático com essa questão.
Explicar com clareza é um dos fatores essenciais para uma boa relação entre dentista e paciente. Foto: Freepik
O sucesso da relação entre dentista e paciente está em saber o que o paciente deseja e oferecer a melhor solução. Por isso, busque saber as expectativas do seu paciente. Com base nisso, alinhe seu atendimento para melhor atendê-los.
A melhor forma de fazer isso é tendo uma conversa nos primeiros minutos da consulta. Além de gerar descontração, será mais fácil fazer o atendimento sabendo quais são os resultados esperados.
Peça para a secretária entrar em contato para que o paciente avalie a consulta. Ofereça em troca um valor em desconto na próxima consulta pela contribuição. Além de ser uma oportunidade de melhorar seu atendimento, você demonstrará preocupação com as pessoas que atende.
Mantenha o contato com o paciente após a consulta.
Se possível, coloque o contato da clínica à disposição para que as pessoas possam sanar suas dúvidas e responda algumas questões entre as consultas. Isso deve melhorar a eficácia do tratamento e o relacionamento entre paciente e dentista.
Em muitos consultórios, também é comum mandar felicitações em datas especiais ou no aniversário dos pacientes. Se possível, invista nesse diferencial.
A relação entre dentista e paciente pode contribuir para um profissional da área da odontologia. Por essa razão, é essencial investir em atendimentos que valorizem essa interação.
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