Em um consultório odontológico, a relação entre dentista e paciente é, algumas vezes, deixada de lado. Com agendas apertadas e o aumento da rapidez nas consultas, o relacionamento de ambas as partes pode não se estreitar.
A amizade e a confiança com quem frequenta seu consultório, porém, pode trazer muitos benefícios, desde uma maior satisfação do cliente a mais pessoas sendo indicadas à clínica.
Para que esse relacionamento seja mantido de maneira saudável, é necessário que o dentista esteja atento a algumas questões referentes a seus atendimentos. Continue a leitura e descubra como construir uma relação de amizade e confiança com o seu paciente!
O primeiro contato
O contato inicial entre dentista e paciente é o mais importante. É comum, inclusive, que alguns indivíduos estejam com medo e dúvidas com relação à consulta.
Portanto, transmita uma boa primeira impressão, se apresentando, sendo educado e claro em todos os procedimentos que for fazer.
Lembre-se que, se o primeiro contato não for agradável para o paciente, ele não deve voltar ao seu consultório. Se, por outro lado, houver um bom relacionamento, ele poderá retornar mais vezes, e vocês desenvolverão um vínculo ao longo do tempo.
Comunicação e transparência
A falta de comunicação pode ser prejudicial à qualidade do atendimento de um cirurgião-dentista. Por isso, lembre-se de sempre utilizar uma linguagem acessível, sem termos técnicos e que o seu paciente possa compreender. Seja transparente e explique tudo de forma clara, e sempre fale com segurança e convicção para não gerar dúvidas com relação a seu trabalho.
No caso do pós-operatório, deixe claro os cuidados e a importância de tomá-los, e explique as consequências para o tratamento de não seguir as orientações. Se algo der errado no tratamento, mesmo que por falta de cautela do paciente, é provável que ele não volte ao seu consultório. Por isso, é necessário ser enfático com essa questão.
Expectativas
O sucesso da relação entre dentista e paciente está em saber o que o paciente deseja e oferecer a melhor solução. Por isso, busque saber as expectativas do seu paciente. Com base nisso, alinhe seu atendimento para melhor atendê-los.
A melhor forma de fazer isso é tendo uma conversa nos primeiros minutos da consulta. Além de gerar descontração, será mais fácil fazer o atendimento sabendo quais são os resultados esperados.
Pós-consulta
Peça para a secretária entrar em contato para que o paciente avalie a consulta. Ofereça em troca um valor em desconto na próxima consulta pela contribuição. Além de ser uma oportunidade de melhorar seu atendimento, você demonstrará preocupação com as pessoas que atende.
Se possível, coloque o contato da clínica à disposição para que as pessoas possam sanar suas dúvidas e responda algumas questões entre as consultas. Isso deve melhorar a eficácia do tratamento e o relacionamento entre paciente e dentista.
Em muitos consultórios, também é comum mandar felicitações em datas especiais ou no aniversário dos pacientes. Se possível, invista nesse diferencial.
A relação entre dentista e paciente pode contribuir para um profissional da área da odontologia. Por essa razão, é essencial investir em atendimentos que valorizem essa interação.
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