Paciente 52 anos compareceu ao consultório com presença de coroa metalocerâmica e núcleo metálico fundido no elemento 21 descimentados mas aderidos com resina fotopolimerizável aos dentes vizinhos. Foi realizado radiografia periapical para avaliação, sendo constatado a presença de lesão periapical nos elementos 21 e 22.
Após a remoção da coroa metalocerâmica/núcleo metálico fundido ficou constatado clinicamente a presença de fratura radicular oblíqua se estendendo subgengivalmente por vestibular. Ao exame de sondagem periodontal verificou-se a ausência de bolsa periodontal , o que indicava a manutenção do arcabouço ósseo ao redor do elemento fraturado o que viabilizava a indicação da exodontia e imediata instalação de implante.
Com a utilização de periótomo foi realizado a exodontia do elemento 21 sem rebatimento de retalho, curetagem do alvéolo, instalação imediata de implante de hexágono interno (Alvim II Plus Neodent 4,3 x 16 mm) com torque de 45Ncm de estabilidade primária e preenchimento do gap vestibular com biomaterial. Após a instalação do implante foi realizado a provisionalização imediata com prótese parafusada, sendo avaliado a oclusão para que não houvesse nenhum toque em intercuspidação nem nos movimentos excursivos.
Após a conclusão da etapa protética foi aplicado o Laser Duo de baixa intensidade da empresa MMO Optics que apresenta os 02 comprimentos de onda na mesma caneta. Utilizou-se o Laser vermelho 660 nm por 60 segundos e o laser infravermelho 808 nm por 90 segundos na área submetida a cirurgia para acelerar os processos de cicatrização, osseointegração, reduzir dor e edema. As aplicações se seguiram 2 x por semana durante os primeiros 15 dias.
O paciente fez uso de antibioticoterapia e anti-inflamatórios no período pós operatório. Nas consultas regulares de reavaliação o paciente relatou ausência de dor, desconforto ou edema.
Quer comprar um Laser Duo? Confira o preço e condições de pagamento.
Após 30 dias, o tecido gengival já se apresentava com as características de normalidade, com a presença de papilas ocupando todo espaço interproximal e o tecido queratinizado com aspecto de casca de laranja demonstrado uma acelerada cicatrização.
Após 90 dias foi realizado radiografia periapical para comprovação da aceleração pelo laser do processo de cicatrização e osseointegração do implante.
Autor: Renato de Mori
Cirurgião Dentista; Mestre e especialista em Protése; Especialista em Periodontia e Professor de pós- graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic.
Clique aqui e compre o Laser Duo MMO ou ligue 0800 602 1717 e faça seu pedido!.
Parceria: MMO