Overjet e overbite: compreendendo significado de más oclusões

overjet e overbite Surya

No campo da odontologia, uma má oclusão pode apresentar desafios tanto estéticos quanto funcionais. Duas condições que frequentemente surgem são overjet e overbite

Embora esses termos possam parecer complexos à primeira vista, compreender o que significam é essencial para a prática clínica odontológica. Neste artigo, portanto, vamos explorar as diferenças entre overjet e overbite, além dos fatores que os causam, como realizar medições e as consequências dessas más oclusões. Boa leitura!

Banner fino rotina de estudos.

Diferenças entre overjet e overbite

Overjet e overbite são termos usados para descrever a posição dos dentes superiores em relação aos inferiores, identificados como classe II de Angle. A principal diferença está na direção e no tipo de projeção.

O overjet refere-se à distância horizontal dos superiores aos inferiores. Em outras palavras, é o espaço entre os incisivos quando a arcada dentária está em oclusão. Normalmente, o afastamento mais adequado varia de 2 mm a 3 mm.

Por outro lado, overbite é a medida vertical de sobreposição dos superiores quanto aos inferiores quando a arcada está fechada. Calcula-se pela porcentagem entre os incisivos de cima sobre os de baixo. Os valores ideais estão entre 10% e 15%. 

Vale dizer que os números podem mudar caso a caso, em razão do tamanho dos dentes dos pacientes ou por conta da espessura das cristas marginais.

Fatores contribuintes

Quando se trata da ocorrência de overjet e overbite, vários motivos podem colaborar para o  desenvolvimento dessas condições. Veja quais fatores mais influenciam!

Diferenças no desenvolvimento ósseo

Discrepâncias esqueléticas entre a mandíbula superior e inferior possibilitam a ocorrência das más oclusões, principalmente em variações de crescimento e posicionamento.

Genética

Traços hereditários aumentam a probabilidade de impactar no desenvolvimento das posições dos dentes superiores e inferiores.

overjet e overbite pode ser uma condição genética
As más oclusões podem ter origem genética.

Hábitos

Certos costumes presentes na infância, como chupar o dedo, fazer uso prolongado de chupeta ou empurrar a língua contra os dentes (língua presa), podem contribuir para a formação de overjet e overbite. Esses hábitos exercem pressão sobre os dentes e as mandíbulas, fazendo com que se desloquem ao longo do tempo.

Perda de dentes

Um dos fatores para a presença do overjet acentuado é a falta de dentes inferiores, uma vez que gera desequilíbrio na relação entre superiores e inferiores.

Desgaste do esmalte

Já o desgaste excessivo do esmalte nos pontos de contato dos dentes pode levar a uma diminuição da sobreposição vertical e contribuir para o aumento de overbite.

Como dentistas fazem a avaliação clínica

Para avaliar o overjet, o profissional de odontologia mede a distância horizontal entre a borda incisal do incisivo superior mais proeminente e a borda incisal do incisivo inferior correspondente.

Já para classificar o overbite, é preciso aferir a distância vertical entre a borda dos dentes de cima em relação aos de baixo, quando estiverem oclusos. Além disso, o ortodontista pode avaliar a relação vertical dos dentes posteriores e a mordida cruzada posterior.

No entanto, é importante notar que essas medidas são apenas uma parte da avaliação. O dentista também examina visualmente outras características, como a posição dos dentes anteriores e posteriores, a relação entre superiores e inferiores, a oclusão e a mordida transversal. 

O uso de radiografias e a produção de modelos fazem parte do diagnóstico para determinar o plano de tratamento adequado.

Como aferir as distâncias?

No YouTube, a dentista Taciana Drumond explica como realizar a medição da distância do overjet e da angulação do overbite. Ela orienta que é preciso ter uma régua que comece a medir do 0 (zero) desde a extremidade.

Com os modelos montados no articulador odontológico, é possível executar as aferições. Veja no vídeo abaixo os locais que devem ser marcados e como posicionar a régua:

Para medir diretamente no paciente, a dentista instrui que a aferição seja feita da mesma forma. Porém, é preciso que a régua ou o paquímetro esteja devidamente esterilizado.

Consequências do overjet e overbite

Ambos os casos podem implicar em consequências significativas na vida de um paciente, já que afetam a mordida e, consequentemente, a mastigação adequada dos alimentos, acarretando em adversidades digestivas. Fisicamente, também aumenta o risco de lesão nos dentes inferiores em caso de traumas, como quedas ou impactos.

Além disso, a protrusão dos dentes (overjet) pode interferir na estética do sorriso e afetar questões relacionadas à autoestima da pessoa. 

Já quando o overbite é acentuado, uma das consequências é a possibilidade de sobrecarga na região durante a mastigação, levando ao desgaste anormal, além de problemas na articulação temporomandibular (ATM), dores musculares, dificuldades na fala e na alimentação.

Relações com a estética facial

Uma consequência estética da má oclusão é o desequilíbrio no posicionamento dos lábios. Em casos de overjet aumentado, os incisivos superiores ficam posicionados muito à frente dos inferiores. Desta forma, resulta em um aspecto facial desarmônico, impactando a estética geral do sorriso.

Outra complicação é o impacto no perfil facial. Como são casos de classe II de Angle, ambos contribuem para o deslocamento da mandíbula, impactando no delineamento do rosto.

Compreender o significado e as consequências das más oclusões, entre elas o overjet e o overbite, é de extrema importância durante a graduação em odontologia.

Como futuros profissionais, é essencial que os estudantes desenvolvam conhecimento sólido sobre essas condições e sobre as implicações que elas ocasionam na vida dos pacientes. E a ortodontia é a especialidade que oferece técnicas e intervenções para corrigir esses casos, visando a reabilitação oral, tanto pela parte funcional, quanto pelos pontos estéticos.

Banner para e-book sobre HOF.

Se você é um estudante de odontologia em busca de mais conteúdo acadêmico, confira outros textos como este no blog da Surya Dental. Aqui, você vai encontrar diversos artigos e informações relevantes para a sua formação acadêmica. 

Clique na imagem abaixo e acesse agora mesmo para aprimorar seus estudos e estar sempre atualizado com as últimas novidades da área!

conteúdos para universitários de odontologia no blog da surya dental

Referências bibliográficas:

Overbite e Overjet | Resumos de Odonto. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=CnXcjbNkGh0>. Acesso em: 15 jan. 2024.

OVERBITE VS OVERJET l Dr. Melissa Bailey Orthodontist. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=sD-YsF-PeLk>. Acesso em: 15 jan. 2024.

Overjet e Overbite – O que é e como medir? | Análise oclusal. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=kfujMcWGSBU>. Acesso em: 15 jan. 2024.

What’s the difference between an overbite and an overjet? Orthodontics Australia, 19 jun. 2019. Disponível em: <https://orthodonticsaustralia.org.au/overbite-and-overjet/>. Acesso em: 15 jan. 2024

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
medo de dentista

Medo de dentista: como lidar com pacientes com odontofobia

Próximo artigo
curetas periodontais

Guia completo para utilização prática das curetas periodontais

Posts relacionados