Como escolher o articulador odontológico para o consultório?

Dentista fazendo prótese com articulador odontológico à frente.

O articulador odontológico é um equipamento essencial na prática odontológica, pois permite simular os movimentos mandibulares e reproduzir a oclusão do paciente de forma precisa. Com isso, facilita a avaliação clínica, o planejamento e a execução de diversos procedimentos, como a confecção de próteses dentárias e o tratamento de distúrbios da articulação temporomandibular (ATM).

Ao escolher um articulador odontológico, é importante considerar a complexidade dos procedimentos que serão realizados, o público-alvo da clínica e o custo-benefício do equipamento. 

Neste artigo, vamos nos aprofundar nas funções do aparelho e abordar os principais aspectos que envolvem a escolha do articulador odontológico para o consultório!

Qual a função do articulador odontológico?

O articulador odontológico possibilita a reprodução dos movimentos mandibulares do paciente, como a abertura e o fechamento da boca, a protrusão e a retrusão e os movimentos laterais. Com a ajuda do equipamento, o dentista consegue simular a oclusão do paciente e identificar eventuais problemas na harmonização da mordida. Essa avaliação é fundamental para um correto diagnóstico e definição do plano de tratamento.

O equipamento é essencial para a confecção de próteses dentárias, pois permite ao dentista fazer um trabalho mais preciso. O uso do articulador odontológico garante que a prótese seja produzida de acordo com a anatomia bucal do paciente, pois utiliza a simulação dos movimentos mandibulares e garante uma oclusão adequada, sem sobrecarregar qualquer área dentária.

Em casos de cirurgias ortognáticas, o articulador simula a nova posição da mandíbula após o procedimento. O dentista pode avaliar a relação entre maxila e mandíbula, a correção de assimetrias faciais e o posicionamento dos dentes na oclusão pós-cirúrgica. Isso garante um planejamento cirúrgico mais preciso e auxilia na comunicação com o paciente, permitindo que ele visualize o resultado esperado antes do procedimento.

Dentista simulando movimento bucal com articulador odontológico.
Articulador odontológico: para que serve? Equipamento auxilia no planejamento de procedimentos.

Como funciona um articulador odontológico?

Para entender como um articulador funciona, é preciso compreender a sua estrutura. Geralmente, é composto por dois componentes principais: o arco facial e o arco superior. O arco facial é um dispositivo que permite capturar a posição dos côndilos do paciente, enquanto o arco superior é utilizado para transportar o modelo do estudo.

A depender do tipo de aparelho, o dentista consegue simular com maior fidelidade a oclusão, reproduzindo os movimentos mandibulares de forma mais precisa. Já outros articuladores são mais simples e têm limitações.

Ao posicionar os modelos de gesso dentro do articulador, os dentistas têm a oportunidade de analisar a oclusão, verificar a harmonia dos movimentos mandibulares e planejar restaurações ou próteses de forma precisa e personalizada.

Quais os tipos de articuladores usados na odontologia?

Há dois tipos de articuladores odontológicos, e a escolha certa vai depender do tipo de trabalho a ser realizado. Veja quais são eles!

Articulador semiajustável

É o mais comum nos consultórios e considerado um articulador intermediário entre os modelos mais simples e os totalmente ajustáveis. 

Possui um arco facial e uma mesa condilar ajustável, o que permite a reprodução da posição tridimensional da mandíbula e a simulação dos movimentos mandibulares. 

É amplamente utilizado para procedimentos protéticos mais complexos, como a confecção de próteses totais (dentaduras), próteses parciais, restaurações estéticas, entre outros.

Articulador ajustável

É mais preciso que o semiajustável e replica de forma mais acurada a fisiologia do paciente. É um articulador indicado para trabalhos mais complexos, como cirurgias ou tratamento de distúrbios da ATM.

Uma das principais características do articulador ajustável é a presença de múltiplos eixos de ajuste, que permitem a reprodução precisa dos movimentos mandibulares. Ele costuma contar com arcos faciais, reguladores de abertura e fechamento, guias condilares e registros de cera para auxiliar no posicionamento do modelo dentário.

Dentista confeccionando prótese dentária com articulador odontológico.
Aparelho é utilizado na confecção de próteses dentárias.

Aplicações clínicas

O articulador odontológico é utilizado em prótese dentária e ortodontia, e as aplicações clínicas mais comuns envolvem o diagnóstico de disfunções temporomandibulares (DTM), o planejamento de casos complexos, a confecção de próteses e o tratamento ortodôntico.

Planejamento de casos complexos

O articulador odontológico é uma ferramenta essencial em casos clínicos mais complexos, a exemplo de reabilitação oral completa e cirurgias ortognáticas. Ele permite a simulação da posição dos dentes e da mandíbula em relação à ATM, fornecendo informações precisas que vão auxiliar o profissional no planejamento e na execução do tratamento.

Confecção de próteses dentárias

Nos casos de reabilitação oral com próteses dentárias, o articulador odontológico é essencial em todas as etapas do processo, do planejamento até a finalização. Por reproduzir a oclusão do paciente de forma precisa, ele garante o encaixe perfeito da prótese dentária e a restauração adequada da estética e da função mastigatória.

Diagnóstico de DTM

A disfunção temporomandibular é uma condição clínica que afeta a articulação temporomandibular e pode gerar diversos sintomas, como dor de cabeça, dor na mandíbula, dificuldade de abrir a boca, entre outros. Com o uso do articulador, é possível diagnosticar e avaliar a DTM do paciente, permitindo a indicação do tratamento adequado.

Tratamento ortodôntico

O aparelho também é utilizado em tratamentos ortodônticos, permite a simulação da oclusão do paciente em diversas posições e auxilia na definição do melhor plano de tratamento. 

Além disso, contribui com a finalização do tratamento, possibilitando o encaixe perfeito dos dentes e corrigindo eventuais descompassos na oclusão.

Como escolher o articulador adequado

Na hora de escolher um articulador odontológico, alguns fatores devem ser levados em consideração, veja mais sobre eles!

  • Complexidade da aplicação: caso o trabalho a ser realizado seja mais complexo, é necessário um modelo mais preciso e versátil.
  • Público-alvo: é preciso considerar que o modelo de articulador escolhido deve se adequar ao público que será atendido na clínica.
  • Custo-benefício: deve-se levar em conta o preço em relação à utilidade e precisão.

Manutenção e cuidados

Para garantir a eficiência do seu articulador, é preciso realizar manutenções periódicas. Verifique a calibração do equipamento e faça as regulagens necessárias. Evite quedas, pressão demasiada ou mau uso do equipamento.

Os articuladores são aparelhos de precisão e devem ser manuseados, transportados e armazenados com cuidado. Alguns modelos, inclusive, são vendidos com um estojo plástico para acomodá-los e facilitar o transporte.

O articulador odontológico é um equipamento utilizado para diversos procedimentos e contribui para que o tratamento seja realizado de forma mais precisa e personalizada. Ao escolher o modelo adequado, manter a manutenção e cuidados regularmente, o dentista garante um trabalho de qualidade e eficácia, oferecendo aos seus pacientes uma odontologia cada vez mais precisa e moderna.

Na Surya Dental, você encontra os melhores articuladores odontológicos, inclusive o articulador Bio-Art, com preços especiais e pagamento facilitado. Clique na imagem abaixo e conheça as opções disponíveis!

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Materiais odontológicos e suas funções: conheça os principais

Próximo artigo
Paciente com manequim de implante na mão.

Osseointegração em implantes dentários: como funciona?

Posts relacionados