Cores das borrachinhas do aparelho: guie o paciente na escolha

Modelo com cores das borrachinhas do aparelho diferentes.

No consultório, os pacientes frequentemente enfrentam a dúvida de escolher as cores das borrachinhas do aparelho ortodôntico. Os adolescentes, em particular, costumam encarar esse processo de maneira mais positiva, pois enxergam nele a oportunidade de personalizar e enfeitar o aparelho de acordo com suas preferências.

Há alguns anos, as borrachinhas viraram febre, e mesmo aqueles que não precisavam usar, também queriam compartilhar e fazer parte dessa moda do mundo da odontologia. Contudo, para além do sorriso único, as ligaduras possuem funções importantes na ortodontia.

Continue a leitura e conheça mais sobre as borrachinhas, entenda as funções, veja os diferentes tipos, saiba como indicar as cores certas aos pacientes, além de conferir opções para ter no seu consultório!

Banner para Surya Equipamentos.

Qual a função das borrachinhas?

Engana-se quem acredita que as borrachinhas coloridas têm apenas objetivos estéticos. Tecnicamente chamadas de ligaduras, elas são feitas de elastômero poliuretano e têm uma função bem específica na correção dos dentes.

Elas são usadas para dar apoio ao fio metálico que passa pelos braquetes encaixados um por um em cada dente. A borrachinha ajuda o filamento a permanecer no lugar correto e aplica a força necessária para a movimentação dos dentes, seguindo o planejamento do tratamento.

As ligaduras são fundamentais para auxiliar na inserção de outros acessórios, além da estrutura com os braquetes, como molas e elásticos intermaxilares. Estes últimos são usados em casos mais complexos de desalinhamentos e de mordida cruzada, por exemplo.

E, claro, de toda forma as cores das borrachinhas do aparelho também exercem função estética para que o tratamento ortodôntico seja personalizável. Esse diferencial auxilia o especialista a fazer o trabalho em crianças e adolescentes.

Qual a diferença entre as borrachinhas de aparelho ortodôntico?

Como as borrachinhas possuem funções ortodônticas para ajudar na sustentação do fio metálico, existem dois tipos principais que o ortodontista aplica para realização do tratamento. Confira!

Borrachinha tradicional

É o elástico mais comum, separado individualmente, que vem disposto numa “bengala” para que o dentista possa fazer a aplicação um a um. As ligaduras podem se diferenciar entre si por conta das cores.

Em corrente

Utilizada para fixar o fio metálico, mas também para auxiliar na retração dos anteriores, fechar espaços e tracionar dentes. Ou seja, ela possui funções específicas, sendo indicada para alguns casos.

Aparelho com borrachinhas tradicionais coloridas.
As borrachinhas tradicionais são únicas e prendem o fio metálico ao braquete.

Como colocar a ligadura elástica no aparelho ortodôntico?

Apenas o dentista ortodontista pode fazer a aplicação das borrachinhas nos dentes. É importante que os profissionais expliquem a seus pacientes os malefícios da troca das ligaduras em casa.

Cada vez que um elástico é aplicado ao braquete, o aparelho fixo é ativado e faz uma força específica no local. Se essa inserção é realizada de modo incorreto, pode ocasionar necrose, reabsorção, levando até a perda do dente!

Assim, a responsabilidade de inserir as borrachinhas nos aparelhos é do ortodontista. Ele deve realizar o passo a passo a seguir:

  1. Com instrumento apropriado, pegar a borrachinha da “bengala” e ajustar na parte que forma um U.
  2. Encaixar a borrachinha da gengiva para o lado do dente, por conta do gancho.
  3. Depois de inserida, girar para o outro lado e soltar para que fique fixada ao redor do braquete.

Confira a explicação de Lucas Mendes, mestre e doutor em ortodontia, sobre como fazer a aplicação das borrachinhas no aparelho ortodôntico:

Como ajudar o paciente a escolher a cor das borrachinhas?

Na hora de fazer a escolha das cores das borrachinhas do aparelho, a criança e o adolescente são livres para que possam expressar suas personalidades e estilos da maneira que quiserem. 

No entanto, como profissional de ortodontia, o dentista pode ajudá-los a tomar essa decisão. Assim, exponha todas as cores que você tem disponível, seja mostrando os próprios materiais ou utilizando catálogos e imagens. É importante que o paciente veja as opções.

Você deve considerar as preferências da criança ou adolescente para sugerir alguma cor. Por isso, pergunte quais são as tonalidades favoritas, hobbies, áreas de interesse ou até mesmo algum evento da época, como feriado, para que você possa identificar o estilo.

Além disso, o ortodontista pode sugerir combinações que sejam visualmente agradáveis, que se adequem ao perfil e se destaquem com a cor natural dos dentes. Até mesmo recomendar o que outras crianças e adolescentes da mesma faixa etária têm escolhido no momento.

Por fim, o ortodontista também pode explicar que as cores das borrachinhas do aparelho podem ser trocadas em toda manutenção. A periodicidade depende de cada caso, mas é importante citar que o paciente pode experimentar outras opções e que essa personalização pode ocorrer em cada troca.

Dentista com mostruário de cores de borrachinha de aparelho, enquanto paciente escolhe.
É fundamental que o ortodontista mostre as opções de cores aos pacientes para que ajude a decisão.

Qual a melhor cor da borracha do aparelho?

Não existe unanimidade para as melhores cores de aparelho. A escolha varia muito dos gostos pessoais, personalidade e estilo, além de depender de uma estética desejada. Sendo assim, o preferível para um pode não ser para outro. O que importa é que a pessoa se sinta confortável em estar com aquela tonalidade.

No momento da escolha, caso o paciente ainda tenha dúvidas depois do auxílio do dentista, o profissional pode indicar algumas cores específicas para cada situação, abordando suas particularidades. Em geral:

  • Cores mais escuras, como preto, azul-escuro e roxo, podem ser opções para disfarçar dentes com tonalidades mais amareladas.
  • A cor de aparelho rosa, assim como azul-bebê, lilás e branca são mais discretas, mas ficam sujas com mais facilidade por serem mais claras.
  • Cores mais neutras, como prata, pérola e cinza, são ótimas para quem não quer deixar as borrachinhas em evidência, porque praticamente não aparecem.

Opções de cores de borrachinhas para ter no consultório

Na Surya Dental, o ortodontista encontra uma série de equipamentos e instrumentos para suas atividades cotidianas, além das opções de cores diferentes de borrachinhas para ter no consultório. Veja na sequência!

Elástico bengala — Orthometric

O elástico bengala se refere às borrachinhas tradicionais, porém dispostas numa haste, enfileiradas, para serem retiradas e aplicadas com instrumental colocador.

Cores das borrachinhas do apararelho bengala.
Botão Surya ver no site.

Elástico modular — Morelli

O elástico modular também conta com borrachinhas únicas, porém o formato de disposição é diferente, com cada ligadura separada. A retirada e a aplicação são feitas com pinça.

Cores das borrachinhas do apararelho modular.
Botão Surya ver no site.

Elástico corrente — Orthometric

O elástico corrente, usado em casos específicos, possui três tamanhos: curto, médio e longo. Ele também tem variedades de cores para aplicação.

Cores das borrachinhas do apararelho corrente.
Botão Surya ver no site.

As cores das borrachinhas do aparelho ortodôntico podem ser apenas um detalhe para construção de um sorriso único e com personalidade dos pacientes. 

De toda forma, as ligaduras possuem funções fundamentais para o tratamento, e o especialista deve educar seus pacientes sobre o perigo da troca em casa e, quando necessário, auxiliá-los na escolha das tonalidades.

Na Surya Dental, você encontra equipamentos para área da ortodontia e materiais odontológicos em geral, de aparelhos a consumíveis. Clique no banner abaixo e confira!

Banner materiais odontológicos na Surya Dental.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
Dentista realizando análise de exames laboratoriais.

Como fazer análise de exames laboratoriais na odontologia?

Próximo artigo
Aluna de odontologia realizando primeiro atendimento na faculdade.

Como fazer o primeiro atendimento no curso de odontologia?

Posts relacionados