
Notícias
3 min
O Estomatologista é um profissional graduado em Odontologia e especializado em Estomatologia. Apesar de ter grande importância, o registro e reconhecimento pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) aconteceu no Brasil apenas em 1992. Continue lendo para saber o trabalho de um estomatologista.
Os Doutores especialistas em Estomatologia tratam de doenças que se manifestam na boca ou que possam exercer alguma influência ou interação negativa com o tratamento odontológico. Sua função é prevenir e diagnosticar toda região bucal, doenças sistemáticas e no complexo maxilo-mandibular. Para a Professora Dra. Juliana Andrade Cardoso, esse profissional cuida de diversas estruturas que compõem da boca. Ele está capacitado a detectar o câncer de boca em estágio inicial, acompanhar pacientes em tratamentos oncológicos minimizando os efeitos adversos do tratamento radioterápico e quimioterápico, diagnosticar e tratar doenças bucais de origem viral, bacteriana, fúngica, imunológica e, além disso, também é capaz de fazer o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis e doenças dermatológicas que possuem manifestação bucal.
Em Estomatologia, a prevenção da saúde pode ser conseguida através de ações educativas tentando-se mudar valores e comportamentos do paciente. Assim, a orientação ao paciente quanto aos malefícios do fumo, álcool, exposição excessiva ao sol, da importância de uma boa higiene e saúde bucal, da integridade dos elementos dentais e aparelhos protéticos, os benefícios da alimentação balanceada, orientações quanto a importância e técnica de autoexame são alguns exemplos que se levados a sério podem evitar o aparecimento de inúmeras doença.
É de extrema importância que as pessoas comecem as levar os problemas bucais mais a sério. Desde um inchaço, uma bolinha no céu da boca ou até mesmo aftas e pontinhos esbranquiçados nas gengivas, é necessário se atentar e procurar um Estomatologista mais próximo de você. O que parece ser apenas um incomodo passageiro, pode ser tornar um sério problema. Cuide-se! Previna-se!
Por se tratar de uma especialidade com poucos anos de existência no Brasil, há uma carência muito grande de profissionais atuando nessa área e nem muitas Instituições de Ensino Odontológico com a profundidade desejada, para formar odontólogos com uma real visão de medicina bucal. O resultado disto é que grande parte dos pacientes, com doenças bucais de diversas nosologias, ficam sem atendimento técnico-científico adequado.
Conheça algumas Universidades que oferecem o curso:
UNESP (Câmpus Araraquara-SP)
São Leopoldo Mandic (Rio de Janeiro-PR)
Universidade Positivo (Curitiba-PR)
UERJ (Rio de Janeiro – RJ)
UFMG (Belo Horizonte – MG)
Texto: Thaísa Biazin – MARKETING SURYA DENTAL
Fontes: Instituto do Sorriso / Portal Educação