Xerostomia: Síndrome da Boca Seca

A Boca seca é também conhecida como Xerostomia, assialia, hipossalivação, hipossialia, secura da boca ou ainda, secura bucal. Ela é um sintoma que pode ou não estar relacionado à falta de saliva, ou seja, nem sempre a boca seca indica uma real falta ou diminuição na produção de saliva.
Xerostomia, assialia, hipossalivação, hipossialia, secura da boca ou ainda, secura bucal

A Boca seca é também conhecida como Xerostomia, assialia, hipossalivação, hipossialia, secura da boca ou ainda, secura bucal. Ela é um sintoma que pode ou não estar relacionado à falta de saliva, ou seja, nem sempre a boca seca indica uma real falta ou diminuição na produção de saliva.

Para diferenciar se a queixa de boca seca representa uma diminuição na produção salivar é preciso consultar um profissional habilitado que deverá realizar uma consulta detalhada e testes específicos para avaliar os padrões salivares (qualitativamente e quantitativamente) para assim poder fazer um diagnóstico correto. Assim, é fundamental identificar, através de um exame clínico detalhado e de um teste chamado Sialometria (que pode ser realizado com um Kit para medir a produção de saliva), se a queixa de sentir a boca seca está ou não associada a uma real diminuição na produção de saliva. (Conheça os 12 inimigos maiores inimigos da Saúde Bucal.)

Utilizamos o termo xerostomia quando há a sensação de boca seca, porém sem uma real diminuição na produção de saliva, e os termos hipossalivação ou hipossialia, quando há uma diminuição real na produção salivar.

As causas mais frequentes que levam à xerostomia são fatores que desidratam a boca e ressecam a mucosa bucal. Entre estes fatores encontramos a respiração bucal e o ronco, utilizar excessivamente a fala devido à profissão e a desidratação corporal excessiva. No entanto, outras causas mais raras podem provocar esta sensação, que deverão ser investigadas e tratadas, se for o caso.

As causas da hipossalivação, que ocorre no caso de uma real diminuição na produção salivar, decorre de inúmeros fatores como o estresse excessivo e prolongado, doenças como a Síndrome de Sjögren, Diabetes Mellitus, doenças das glândulas salivares, como consequência da radioterapia de cabeça e pescoço. Fique atento aos sinais que a boca dá, indicando problemas no organismo.

A ingestão prolongada de medicações específicas frequentemente causam a hipossalivação como consequência, pois estas diminuem a produção de saliva como efeito colateral. Estima-se que existam mais de 400 medicações que podem causar a hipossalivação, sendo as mais comuns os antidepressivos, antialérgicos, calmantes, diuréticos e anti-hipertensivos.

A queixa de “boca seca” é uma queixa comum e pode causar um grande desconforto. Quem sofre com o problema relata dificuldade de falar, de engolir e até mesmo de sentir o gosto dos alimentos e, em casos mais raros e severos, ardência bucal e gosto amargo constante. Ou seja, esta situação afeta a qualidade de vida das pessoas.

Conheça também a Síndrome da Boca Ardente, que afeta cerca de 3% da população norte americana.

Consulte regularmente o seu dentista e informe-o se sentir um dos sintomas descritos acima. Ele poderá identificar o seu problema e lhe indicar o tratamento ideal.

Autor: Dr. Maurício Duarte da Conceição – www.bocaseca.com.br

Conheça o site da Surya Dental e Surpreenda-de com a melhor prestação de Serviços da Odontologia.

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Cuidados com os dentes no frio

Próximo artigo

Caso Clínico Classe II de Angle com Overjet de 3mm e Overbite de 3mm - Perda de DVO

Posts relacionados