Doenças na língua: o que são, causas, sintomas e diagnósticos

doenças na língua

Doenças na língua são condições que podem afetar a aparência, textura ou função do órgão muscular. São diversas patologias que podem se manifestar de diferentes formas, cada uma com sintomas e causas específicas. Além disso, podem variar em termos de gravidade e tratamento necessário. 

Continue a leitura para conhecer as principais doenças na língua, quando o órgão é considerado saudável e o que os dentistas podem fazer preventivamente para evitar possíveis problemas! 

Banner Surya Acadêmicos.

Como é uma língua saudável?  

A língua é vital para funções como falar, mastigar e engolir, além de ser um indicador do estado geral de saúde de um indivíduo. Quando saudável, possui características específicas que podem variar ligeiramente, mas, em geral, podemos identificar os seguintes atributos: 

  • Coloração rosa-claro. 
  • Textura suave, mas com papilas gustativas (pequenas saliências na língua). 
  • Úmida. 
  • Sem inchaços ou ulcerações. 
  • Ausência de placa bacteriana ou de cor branca excessiva. 
  • Sem dor ou desconforto. 
  • Flexibilidade. 

Principais doenças na língua  

Conhecer os sintomas, a etiologia (de onde vem) e as características dos tipos de doenças na língua é fundamental para quem está começando e exercendo a profissão.  

Na sequência, confira todos os detalhes das principais patologias! 

Aftas  

Aftas são lesões comuns e dolorosas que ocorrem na mucosa oral. Não são contagiosas e podem variar em tamanho, sendo categorizadas em três tipos: aftas menores, maiores e herpetiformes. Também são conhecidas como úlceras aftosas ou estomatite aftosa. 

Elas se caracterizam por ser redondas ou ovais, com centro branco ou amarelo e borda vermelha inflamada. O principal sintoma da afta é dor, que pode ser intensificada ao falar, mastigar ou escovar os dentes. Em casos bem graves, podem gerar febre, mal-estar e linfadenopatia (inchaço nos gânglios linfáticos).  

A etiologia das aftas inclui diversos fatores, mas os mais relevantes são: traumas devido a mordidas, estresse e ansiedade, alterações hormonais, deficiências nutricionais e consumo de alimentos mais ácidos ou picantes. Também podem estar associadas a condições sistêmicas. 

doenças na língua: afta
A afta é uma lesão comum na língua e na mucosa oral.

Candidíase oral  

A candidíase oral, também conhecida como sapinho, é uma infecção na língua comum, causada predominantemente pelo fungo Candida albicans, embora outras espécies possam também estar envolvidas. Pode ocorrer em toda cavidade oral. 

Este fugo é um componente normal da flora microbiana da boca. Porém, sob certas condições, pode proliferar excessivamente, levando à candidíase. Entre os fatores etiológicos estão: 

  • Uso de antibióticos de amplo espectro. 
  • Imunossuprimidos. 
  • Higiene oral deficiente. 
  • Uso de próteses dentárias mal ajustadas. 

Tipos de candidíase oral 

A candidíase pseudomembranosa pode causar desconforto leve e sensação de queimação. Caracteriza-se por ser lesões brancas sobre uma mancha vermelha. 

A atrófica é associada ao uso de próteses dentárias. Apresenta-se como manchas eritematosas em locais de contato com a mucosa. O paciente pode relatar sensação de queimação. 

Já a candidíase oral hiperplástica raramente é dolorosa, caracterizada por conter manchas brancas que não podem ser removidas por raspagem. 

Síndrome da boca ardente  

A síndrome da boca ardente é uma condição caracterizada principalmente pela sensação de queimação na boca sem uma causa dental ou médica identificável. Por isso, a patologia é considera um diagnóstico de exclusão, uma vez que os fatores podem ser múltiplos, envolvendo componentes físicos, psicológicos e até neurológicos. 

Além da sensação de queimadura ou ardência na língua, lábios, gengivas ou na boca como um todo, a patologia pode incluir sintomas de boca seca (xerostomia), alterações no paladar, dor constante, dificuldade para comer ou falar, assim como sensibilidade a alimentos quentes, ácidos ou condimentados. 

Banner de materiais descartáveis na Surya Dental.

Língua pilosa  

É uma condição que afeta a superfície do órgão, caracterizada pela elongação anormal das papilas filiformes, dando uma aparência pilosa ou peluda. Embora possa parecer preocupante, costuma ser mais um incômodo na língua do que um sinal de algo grave. 

Não há uma causa exata para o aparecimento, mas pode ocorrer de uma associação de fatores, como tabagismo, higiene oral precária, alterações na microbiota, desidratação ou uso prolongado de antibióticos. 

As características e sintomas da língua pilosa são: 

  • Língua com aspecto peludo ou felpudo. 
  • Coloração branca, preta ou marrom. 
  • Pode ter a sensação de irritação. 
  • Mau hálito. 
doenças na língua: língua pilosa
A língua pilosa se caracteriza pelo aspecto peludo.

Câncer de língua  

O câncer de língua é uma forma de câncer oral que começa nas células da língua. Vários podem ser os causadores, como tabagismo e consumo de álcool, infecção por HPV (vírus do papiloma humano) e exposição a carcinógenos químicos (tabaco, solventes químicos, substâncias químicas industriais, etc). 

As características e os sintomas são: 

  • Possibilidade de lesões, manchas vermelhas e brancas. 
  • Dor prolongada. 
  • Sangramento espontâneo. 
  • Dificuldade para mastigar, engolir ou falar. 
  • Formigamento ou dormência na língua. 
  • Mau hálito. 
  • Perda de peso por dificuldade de se alimentar. 

Para diagnosticar, primeiramente o dentista precisa fazer um exame oral minucioso. A anamnese detalhada ajuda a direcionar para exames. Fazer uma biópsia também é essencial para obter uma resposta definitiva, assim como exames de imagem para avaliar a extensão. 

Língua geográfica 

A língua geográfica, ou glossite migratória benigna, é uma inflamação que afeta a superfície do órgão. Embora sua etiologia exata seja desconhecida, acredita-se que possa envolver fatores genéticos, ambientais e possíveis desencadeantes imunológicos. 

A patologia se caracteriza pela presença de lesões vermelhas brilhantes, rodeadas por um limite branco ou amarelado, devido à perda de papilas filiformes. Um dos sintomas comuns é a mudança de tamanho, forma e localização ao longo do tempo. 

Geralmente, pacientes não relatam desconforto, mas há casos que ocorrem sensação de queimação após o consumo de alimentos. 

doenças na língua: língua geográfica
Um dos problemas na língua, a glossite é formada por lesões vermelhas, rodeadas por partes esbranquiçadas.

Microglossia  

A microglossia é uma rara anomalia congênita caracterizada por uma língua anormalmente pequena quando comparada ao tamanho da cavidade oral. Esta condição pode impactar diversas funções orais, incluindo fala, mastigação e deglutição. 

Sendo assim, entre os sintomas associados estão as dificuldades na alimentação, problemas da fala, dependendo do grau da anormalidade, e questões dentárias, como más oclusões e desalinhamentos. 

Líquen plano oral  

O líquen plano oral (LPO) é uma doença inflamatória crônica de etiologia desconhecida, mas que pode estar envolvida a um processo autoimune em que há uma resposta imunológica contra as células epiteliais da mucosa oral.  

Embora a causa exata seja incerta, é considerada uma doença mediada por células T. Fatores como estresse, medicamentos, infecções virais e alergias a materiais dentários podem estar associados ao desenvolvimento dessa condição. 

A patologia pode ocorrer de várias formas, tais como: 

  • Reticular: a mais comum, com estrias brancas reticuladas. 
  • Papular: pequenas elevações brancas. 
  • Tipo placa: lesões brancas planas e homogêneas que parecem placas. 
  • Bolhosa: forma menos comum que apresenta bolhas. 
  • Atrófica: mucosa fina e frágil que pode ser avermelhada. 

Os pacientes podem sentir ardência, dor, sensibilidade aumentada, hemorragia ao escovar os dentes, além de disfagia e xerostomia. 

Língua fissurada  

A língua fissurada é caracterizada por sulcos ou fissuras na superfície dorsal da língua. A condição é assintomática e, por vezes, o paciente só percebe quando informado pelo dentista. 

Sua etiologia pode ser genética, apesar de não haver consenso sobre a questão. Outros fatores associados incluem condições sistêmicas como a síndrome de Down e a de Melkersson-Rosenthal, bem como algumas formas de xerostomia. 

Leucoplasia  

Leucoplasia é uma condição benigna e idiopática (surge espontaneamente) que afeta a mucosa e que possui potencial de malignização. Pode ser associado ao consumo de tabaco, ingestão excessiva de álcool, dentes fraturados, próteses mal ajustadas, deficiência de vitamina A, assim como predisposições genéticas. 

A patologia se caracteriza pelas manchas ou placas brancas que não podem ser removidas ao serem esfregadas. A superfície pode ser áspera ou irregular com tonalidades vermelhas. São indolores, a menos que seja erosiva. Na língua, aparecem principalmente nas laterais. O paciente pode relatar sensação de aspereza e desconforto durante a alimentação. 

Banner fino materiais de endodontia.

Eritroplasia  

A eritroplasia é uma condição pré-maligna rara e grave que se apresenta na mucosa oral. Caracteriza-se por manchas ou lesões na língua vermelhas bem definidas, planas ou ligeiramente elevadas, que aparecem em partes da boca como a borda da língua. São normalmente macias ao toque e possuem superfície aveludada ou lisa. 

É considerada a forma mais crítica de displasia epitelial (lesão pré-cancerígena), com alto potencial de transformação em carcinoma de células escamosas (câncer que começa nas células escamosas da pele). Embora as causas exatas sejam desconhecidas, os fatores de risco pode ser o consumo de tabaco, álcool, presença do vírus do papiloma humano, além de fatores genéticos e imunossupressão. 

O paciente identifica a eritroplasia pela sensação de queimação ou desconforto na área, assim como pelo sangramento ao toque. Em fases mais avançadas, pode sentir dor. O diagnóstico envolve exame clínico e biópsia.  

Qualquer indicativo da doença na língua deve ser investigado com seriedade por sua alta taxa de malignização. 

Intervenções preventivas nas doenças da língua 

Entre as ações preventivas que os dentistas podem atuar estão: 

  • Enfatização da higiene oral apropriada. 
  • Exames clínicos durante visitas regulares. 
  • Educação sobre saúde oral. 
  • Ajuste correto de próteses dentárias. 

Os pacientes podem prevenir-se dessas doenças ao evitar o consumo de álcool e tabaco em excesso, mas também ao manter uma dieta balanceada, beber bastante água e ao maneirar na ingestão de alimentos e bebidas muito quentes, ácidos ou picantes que podem causar desconforto ou inflamação na língua. 

Além disso, precaver-se contra traumas é essencial, principalmente utilizando protetores bucais durante esportes de contato. 

higiene para prevenir doenças na língua
A higiene da língua é fundamental para prevenir doenças na língua.

As condições que afetam a língua são diversas. Algumas indolores, outras incômodas. O principal é que o paciente possa alertar o dentista o quanto antes sobre alguma situação incomum. Mais importante ainda é que o profissional saiba averiguar e antecipar o possível diagnóstico durante exames de rotina. A anamnese é fundamental nesse processo de identificação. 

Se você é universitário, está conhecendo e entendendo todos os detalhes sobre as patologias que envolvem a língua e outras regiões da boca, você vai adorar ler os conteúdos do blog da Surya Dental. Clique na imagem abaixo e descubra mais artigos como este que você acabou de conferir! 
 

conteúdos para universitários de odontologia no blog da surya dental

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
classificação de black

Classificação de Black: o que significa cada uma das classes

Próximo artigo
odontograma

O que é odontograma, como preencher e qual escolher?

Posts relacionados