Revista de odontologia: 7 fontes que você deve acompanhar

Mulher negra fazendo anotações enquanto está em notebook

Conhecer as principais revistas de odontologia é fundamental para todos os acadêmicos do curso e para profissionais já formados e que precisam manter-se atualizados e antenados sobre novidades do mercado, descobertas científicas e alternativas de tratamentos.

Essas fontes são importantíssimas para fomentar o seu conhecimento sobre a área e, portanto, merecem estar salvas na sua barra de favoritos para que você possa acessá-las facilmente quando precisar aprofundar-se em determinado assunto.

Quer conhecer mais? Continue a leitura e confira sete revistas odontológicas essenciais. Ao final, você confere nossa dica bônus!

O que são revistas científicas?

Se você acabou de entrar na faculdade de odontologia, provavelmente já deve ter ouvido falar sobre as revistas científicas. Ou, então, existe grande chance de algum professor já ter indicado um artigo publicado em uma delas para que a sua turma se aprofundasse nos conhecimentos. Mas o que elas são realmente?

As revistas científicas são materiais lançados com certa periodicidade e com o objetivo de fomentar os conhecimentos sobre uma determinada área. Essas fontes são extremamente criteriosas e, portanto, existe um processo exigente para que um artigo possa ser inserido nelas, afinal, é necessário manter a qualidade e garantir a veracidade do que é dito.

Essas publicações podem ser encontradas online ou na versão impressa. Para este artigo, focaremos na primeira opção, como veremos em seguida.

Revistas de odontologia para conhecer

Agora que você já sabe o que são as publicações, chegou o momento de conferir algumas das melhores revistas odontológicas para deixar salvas nos “favoritos” do navegador e acessar durante a vida acadêmica ou profissional.

1. Rev@Odonto

A Rev@Odonto é uma das plataformas mais conhecidas quando o assunto é revista de odontologia, e reúne um número vasto de publicações que passam pela avaliação de editores científicos especialistas na área.

O site conta com artigos pertencentes à base de dados da Bibliografia de Odontologia (BBO) e da Literatura Latino-Americana e do Caribe de Informação e Ciências da Saúde (LILACS).

Uma característica que torna a plataforma tão popular entre os acadêmicos de odontologia é que ela é digital e de livre acesso, o que permite que informações sejam facilmente encontradas.

Na Rev@Odonto, você encontra tanto artigos como periódicos. O primeiro tipo de publicação pode ser acessado por meio de índice de autores, assuntos ou artigos. Assim, é mais fácil encontrar o que procura e, até mesmo, descobrir novos materiais.

Já os periódicos podem ser encontrados por lista alfabética, por assunto ou títulos.

2. Periódicos Capes

A plataforma Periódicos Capes faz parte da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e foi fundada com o objetivo de suprir e facilitar o acesso ao conhecimento científico internacional dentro das universidades. O site conta com um acervo composto por mais de 45 mil textos em versão completa, além de livros, enciclopédias e conteúdos audiovisuais.

Mulher branca fazendo anotações
O periódico Capes oferece a opção de acessar revistas online de diferentes locais, o que é ótimo para a pesquisa acadêmica.

A Periódicos Capes abrange diferentes áreas do conhecimento, inclusive a odontologia e, portanto, essa é uma fonte essencial para você.

Se você quiser abrir o seu leque de materiais científicos, tem a opção de encontrar conteúdos em outros idiomas além do português. Para isso, você deve digitar palavras-chave em inglês na barra de busca.

A plataforma também oferece treinamentos gratuitos, agendados e online para usuários que cursam graduação ou pós-graduação. Os encontros acontecem diariamente, em diferentes turnos e de acordo com a sua área de conhecimento.

3. Revista Brasileira de Odontologia

A Revista Brasileira de Odontologia já tem uma longa história dentro da academia, pois foi fundada em 1943 e é uma publicação editada pela própria Associação Brasileira de Odontologia da seção Rio de Janeiro. Ela é composta por revisões de literatura, comunicações breves, cartas ao editor e outros materiais relacionados à área.

A revista segue o modelo de publicação contínuo, ou seja, assim que os artigos são aprovados pelos pareceristas, eles são publicados, sem necessidade de esperar o lançamento de uma nova edição. O acesso é aberto e todos os materiais ficam disponíveis online.

No site, você encontra a opção de ler a revista atual mas, se desejar ver os números passados, eles também estão disponíveis na plataforma.

Um ponto muito interessante sobre a Revista Brasileira de Odontologia é que ela permite que leitores façam um cadastro e recebam na caixa de entrada o sumário a cada nova edição. Uma ótima opção para quem quer ficar sempre antenado nas novidades do universo das pesquisas científicas!

4. Revista de Odontologia da Unesp

A Revista de Odontologia da Unesp é uma publicação que você deve ficar sempre de olho. Ela foi fundada em 1979 com a união da Revista da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, da Revista da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara e da Revista de Odontologia de São José dos Campos.

A publicação dá espaço a artigos científicos produzidos por alunos de graduação e pós-graduação e divulga materiais inéditos de pesquisa básica e aplicada.

As edições são publicadas bimestralmente e, no site, você pode ver as versões mais recentes, assim como as mais antigas, na opção “Acervo”.

5. The International Journal of Oral & Maxillofacial Implants

Tão importante quanto acompanhar as revistas brasileiras é ficar de olho no que é publicado em outros países. Portanto, nesta lista não poderia faltar a The International Journal of Oral & Maxillofacial Implants.

Mulher asiática mexendo em notebook
A internet permite o acesso a artigos odontológicos de todo o mundo, assim como revistas nacionais.

Apesar da revista ser americana, permite que pesquisadores de todo o mundo inscrevam os trabalhos e, portanto, é uma boa forma de compreender um pouco mais sobre o contexto de cada país, assim como aumentar o repertório de informações.

Na página inicial da revista, você encontra um artigo em destaque e também alguns mais recentes. Além disso, existe um campo para se cadastrar como leitor e, assim, assinar periódicos e acessar informações exclusivas para assinantes.

6. Revista Odontologia e Sociedade

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das instituições mais renomadas do país e produz suas próprias publicações científicas na área de odontologia por meio da Revista Odontologia e Sociedade.

O foco da revista é publicar artigos que fazem parte de odontologia social, área cujo o intuito é a promoção de saúde bucal da população com auxílio de ações de prevenção coletiva.

Dentro da odontologia social, a revista explora artigos dos segmentos de bioética, deontologia, gestão em odontologia, odontologia legal, odontologia do trabalho, saúde coletiva e epidemiologia.

Como podemos ver, a revista de odontologia da USP é uma publicação muito abrangente e extremamente prática para universitários e profissionais que já atuam no mercado de trabalho.

Em relação ao escopo, a revista é quadrimestral, está disponível em versão digital e eletrônica, além de publicar artigos dos tipos revisão literária, relato de casos e pesquisa original.

7. Revista Gaúcha de Odontologia (RGO)

A nossa última dica de revista de odontologia é a RGO, de periodicidade trimestral e disponível na versão impressa e digital. Nela, você irá encontrar artigos que abrangem diferentes áreas de atuação de odonto em publicações nacionais e internacionais.

Os trabalhos são divididos pelas categorias original (publicações de caráter empírico, experimental ou conceitual por meio de pesquisas inéditas), especial (artigos feitos por convidados), revisão literária, comunicação (relatos de temas relevantes), ensaios (materiais de natureza mais reflexiva e que fomentam discussões) e casos clínicos.

Desses tipos de pesquisa, todos são de acesso livre, com exceção dos editoriais, disponíveis apenas para assinantes.

Dica bônus: SciElo e Google Acadêmico

Além das fontes já citadas, pesquisadores, acadêmicos e cirurgiões-dentistas que atuam em uma vertente mais técnica podem recorrer a duas plataformas de uso internacional: SciElo e Google Acadêmico.

O que é SciElo?

A SciElo nada mais é do que uma biblioteca virtual científica, mantida por diversas instituições que fomentam a pesquisa acadêmica e organizada por coleções nacionais e temáticas. Cada uma delas é de responsabilidade de organizações científicas reconhecidas em todo o mundo.

Apesar da SciElo trazer trabalhos sobre temáticas distintas, você pode acessar muitos conteúdos de odontologia. Inclusive, a biblioteca trabalha com uma categoria especialmente voltada para a saúde pública, assunto indispensável para cirurgiões-dentistas.

Para pesquisar na SciElo, além de buscar pelas coleções e temáticas, você pode digitar o nome do artigo na barra de busca ou, então, apenas a palavra-chave, o que pode ser muito interessante para encontrar mais conteúdos sobre determinado assunto.

Por exemplo, vamos supor que você quer buscar informações sobre fissura labiopalatina. Ao digitar a palavra-chave, irá aparecer uma extensa lista de artigos relacionados. Os títulos aparecem em inglês mas existe a possibilidade de acessar os conteúdos em português.

Visualização da busca de palavras-chave na SciElo.

A plataforma ainda conta com a barra lateral direita, que oferece diversas opções de filtros para que a sua pesquisa seja mais exata. Ou seja, você pode escolher coleção, periódico, ano de publicação, áreas temáticas e tipos de publicação.

Google Acadêmico

Quem já realizou pesquisas provavelmente conhece o famoso Google Acadêmico. Ele é um verdadeiro aliado dos alunos de graduação, já que busca artigos e livros sobre os mais diversos temas.

Você pode também criar o seu perfil, no qual irá incluir informações sobre sua área de atuação e interesse, entre outros dados. Aliás, caso você já tenha produzido um artigo acadêmico — isso inclui o trabalho de conclusão de curso —, poderá selecionar o seu trabalho e incluí-lo no perfil.

O Google Acadêmico também oferece a opção de “Minha biblioteca”, que permite salvar artigos para serem lidos mais tarde. Uma ótima ferramenta para quem está fazendo uma busca superficial e, posteriormente, irá realizar a triagem desses conteúdos.

Assim como a SciElo, você pode fazer a busca por palavras-chave. Então, supondo que procura por artigos na área de odontologia legal, basta digitar na barra e terá diversos conteúdos reunidos, inclusive da própria SciElo.

O Google Acadêmico oferece filtro de data, classificação por relevância, idiomas, opções para incluir patentes e/ou citações, e ainda permite que você receba avisos no seu e-mail para uma palavra-chave específica.

Com essas fontes sempre fáceis de acessar, você terá mais praticidade para organizar os seus trabalhos acadêmicos ou, se for um profissional no mercado de trabalho, encontrar novas pesquisas e novidades.

A nossa dica é criar uma pasta nos “Favoritos” do seu navegador e deixar organizado todos esses sites nela.

Quer conhecer outra opção para adquirir conhecimento? O blog Surya Dental produz materiais completos e exclusivos sobre diversos assuntos do universo odontológico!

cta banner blog Surya

Marketing Surya

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior

Nome de consultório odontológico: como criar o seu?

Próximo artigo
Menina negra em cadeira de dentista batendo na mão do dentista

Manejo comportamental na odontopediatria: como aplicar?

Posts relacionados