Conheça 10 livros que todo dentista deveria ler

livros dentista

A competitividade no mercado de trabalho é cada dia maior, e é fundamental sempre buscar novos conhecimentos para destacar-se. Por isso, é muito importante que os profissionais de Odontologia estejam constantemente se atualizando, seja em questões relacionadas à área ou à gestão do consultório.

Existe uma série de livros para dentistas que podem render bons conhecimentos em relação a marketing, empreendedorismo, gestão e vendas. Confira, a seguir, dez sugestões para a sua biblioteca.

1. O Livro do Dentista (Autor: Daniel Korytnicki)

Começando a lista com um livrinho infantil, escrito pelo odontopediatra uruguaio Daniel Korytnicki. Ele narra sua própria missão para tentar diminuir o medo dos pacientes do famoso “motorzinho”. Tudo isso é mesclado a licença poética e curiosidades sobre a história da Odontologia.

Com lindas ilustrações de Marcelo Cipis, “O Livro do Dentista” é uma excelente forma de redescobrir a profissão de cirurgião-dentista sob um olhar lúdico e ingênuo.

2. Como Conversar com Qualquer Pessoa (Autora: Leil Lowndes)

Um dos pré-requisitos para um bom cirurgião-dentista é saber se comunicar com seus pacientes. Esse fator pode influenciar na eficácia do tratamento, na qualidade dos serviços prestados, na recorrência das consultas e até no marketing de indicação.

Nesse livro, Leil Lowndes, especialista em comunicação interpessoal, fornece 92 truques desenvolvidos a partir de seus estudos para alcançar o sucesso nos relacionamentos pessoais e profissionais.

Entre as lições da autora, pode-se destacar a seguinte: “Ninguém chega ao auge sozinho, e para ir longe, é necessário saber se comunicar com outras pessoas”.

livros-dentista-1

3. Seu Cliente Pode Pagar Mais (Autor: Ian Brooks)

Muitos profissionais, com medo de estar cobrando além do que o paciente possa pagar, flexibilizam seus preços para que fiquem mais “acessíveis”. O que eles não consideram, porém, é que fazendo isso estão desvalorizando os próprios serviços.

O livro trata da discrepância de preços nos principais mercados, e como, mesmo com valores tão diferentes, os produtos mais caros continuam sendo os mais comprados. O autor Ian Brooks ainda apresenta o impacto que os descontos podem ter na sua margem de faturamento.

4. A Nova Lógica do Sucesso (Autor: Roberto Shinyashiki)

Escrito pelo psiquiatra e empresário brasileiro Roberto Shinyashiki, autor de diversos best-sellers na área de gestão e auto-ajuda, este livro contém lições valiosas para quem se sente estagnado profissionalmente.

É focado, principalmente, na mentalidade por trás do sucesso, com ensinamentos como cativar e influenciar uma equipe para gerar resultados, o ciclo da riqueza progressiva e erros comuns em negócios.

5. Se Disney Administrasse seu Hospital (Autor: Fred Lee)

Assim como as organizações Disney, as clínicas e hospitais são empresas que não podem perder o foco no encantamento e na compaixão às pessoas. Por isso, o autor traça diversos paralelos entre os dois tipos de negócios.

Fred Lee reuniu sua experiência como executivo em hospitais e uma passagem pelas organizações Disney para mostrar como é possível transformar a prestação de serviços em uma experiência mais agradável.

6. Empresas Feitas para Vencer (Autor: Jim Collins)

Jim Collins foi professor na Stanford Graduate School of Business e escreveu diversos best-sellers na área de gestão empresarial. “Empresas Feitas para Vencer” é um deles, que busca desvendar o segredo de empresas duradouras.

O autor usa exemplos práticos de estratégias que podem ser empregadas para aumentar o crescimento do seu consultório odontológico, e propõe ao leitor verdadeiros desafios para isso.

7. Marketing e Vendas para Dentistas (Autora: Heloísa Borges)

O marketing tem se tornado cada vez um estudo indispensável, independentemente da área de atuação. Para trazer esse conhecimento para os profissionais de Odontologia, a professora-doutora Heloísa Borges preparou esses estudos com teorias e práticas importantes.

É um livro sobre gestão indispensável para cirurgiões-dentistas que pretendem abrir ou ampliar seus consultórios e atingir suas metas.

8. Mentalidade (Autor: Pablo Paucar)

Empresário há mais de 20 anos, Paulo Paucar escreveu esse livro para desvendar a mentalidade por trás das pessoas de sucesso por meio de uma jornada de autoconhecimento.

Contém diversos exercícios e desafios para motivar o leitor a alcançar cada etapa do crescimento no seu consultório odontológico.

9. O Monge e o Executivo (Autor: James C. Hunter)

Lançado em 1998, esse romance continua atual. O enredo narra a história de um executivo que vai para um mosteiro cristão passar alguns dias em contato com um monge para encontrar um novo sentido à sua vida. Lá, descobre os príncipios de ser um verdadeiro líder.

O livro fez muito sucesso, especialmente no Brasil, onde já vendeu mais de 3 milhões de exemplares, e é obrigatório para todos os gestores.

10. O Poder do Hábito (Autor: Charles Duhigg)

Charles Duhigg desvenda como funcionam os hábitos na sociedade contemporânea e como é possível mudá-los e utilizá-los em favor das relações interpessoais dos negócios.

No livro, há vários exemplos de empresas que, modificando pequenos hábitos, obtiveram um grande crescimento.

livros-dentista-2

A leitura é parte importante da profissão de um cirurgião-dentista. Além de continuar se atualizando na sua profissão, você poderá desenvolver novas habilidades em áreas que podem agregar à sua carreira.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e continue acessando artigos sobre novidades e dicas de tecnologia, gestão e marketing para o seu consultório no blog da Surya Dental!

cta banner blog Surya

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
nova dfl

Empresa líder no setor de anestésicos comemora 80 anos de história e experiência

Próximo artigo
funmask

O relacionamento entre profissional e paciente nos dias atuais

Posts relacionados