Por que você deveria usar o marketing de indicação no consultório

marketing de indicacao

O marketing de indicação é considerada uma das estratégias mais eficazes para conseguir clientes na área de saúde. Afinal de contas, indicar serviços e produtos é algo natural do ser humano.

Sabendo disso, você, como dentista, pode aproveitar o marketing de indicação para conseguir novos pacientes a um custo mais baixo e com um ciclo mais rápido do que nas ferramentas tradicionais.

Entenda melhor o marketing de indicação, seus benefícios e como aplicá-lo no consultório odontológico. Continue a leitura!

O que é marketing de indicação

O marketing de indicação – ou referral marketing – nada mais é do que usar seus clientes atuais para conseguir novos pacientes. É quando um paciente satisfeito indica seus serviços para um colega de trabalho, um amigo ou um familiar.

Cada paciente que você tem é um potencial vendedor dos serviços da sua clínica. E isso pode acontecer para bem ou para mal. Pesquisa da Nielsen, mostra que 92% dos consumidores no mundo confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar acima das outras formas de propaganda.

Percebeu como o marketing de indicação, muitas vezes menosprezado pelas empresas, é uma estratégia fundamental para qualquer negócio, especialmente na área de saúde?

Para começar a utilizar o marketing de indicação a seu favor, você precisa, primeiro, levantar quais são os seus clientes mais satisfeitos. São eles que serão os “vendedores” do seu serviço, indicando-o para quem precisa dele.

Entre os benefícios do marketing de indicação, podemos citar: segmentação (você receberá o “cliente ideal”, aquele que realmente precisa do seu serviço, que tem o perfil do seu negócio) e menor custo de aquisição (não é preciso investir muito tempo e dinheiro à procura do cliente).

Como usar o marketing de indicação no consultório

Você pode motivar seus clientes satisfeitos a fazerem indicações, por meio de ações de fidelização, descontos e brindes; para este último, negocie amostras grátis e produtos com desconto junto aos seus fornecedores.

Separamos alguns aspectos importantes para utilizar o marketing de indicação na clínica.

Construa laços profissionais

O marketing de indicação na Odontologia não é aplicado apenas pelos pacientes, mas também pelos dentistas de outras especialidades. Vamos imaginar que um paciente procurou um cirurgião-geral, mas durante a consulta constatou-se que um implantodontista é o melhor profissional para seguir o tratamento. Naturalmente, o dentista vai indicar ao paciente um especialista na área. E é aí que você entra.

Construa relações profissionais para que o seu consultório seja indicado por colegas de profissão e vice-versa. Vá a eventos e frequente cursos de aperfeiçoamento para conseguir parcerias. Isso só trará benefícios.

marketing de indicacao 1

Faça um atendimento de excelência

Atender bem o cliente é uma premissa básica de um negócio que vende serviços e que deveria ser praticado por todos os prestadores, mas não é bem assim. Na prática, um consultório que oferece um atendimento humanizado e resolutivo sai na frente da concorrência.

Por isso, estabeleça critérios de atendimento sempre que um paciente chegar ao consultório. Isso inclui a forma desde como ele é recepcionado e acolhido pela secretária, durante a consulta e o pós-atendimento, quando ele é contatado por WhatsApp, por exemplo, para avaliar a clínica e responder sobre o seu estado de saúde.

Um cliente satisfeito é a chave para que o marketing de indicação seja bem-sucedido. Apenas um paciente que teve boas experiências com a clínica será capaz de indicar os serviços a conhecidos.

Tenha uma presença on-line

Crie um site ou, se preferir, invista nas redes sociais, com perfis profissionais no Facebook e no Instagram. Publique conteúdo informativo que seja de interesse do seu público-alvo.

Esteja atento ao Código de Ética Odontológica: fotos de “antes e depois” são proibidas, assim como divulgar preços, modalidades de pagamento e serviços gratuitos.

Produza conteúdos que ajudem seu público, como: cuidados com a saúde bucal, tratamentos novos, segurança em procedimentos, higiene dos dentes do bebê, cuidados com o clareamento dental.

Faça publicações semanais e responda as dúvidas dos seguidores para mantê-los engajados. Seu perfil pode ser marcado em comentários e publicações, servindo de referência em algum assunto.

Saiba que é um processo de médio e longo prazo até você ter uma presença on-line forte e de credibilidade nas redes sociais.

marketing de indicacao 2
Foto: Hans Vivek

O marketing de indicação pode se tornar uma ferramenta aplicável no consultório para conseguir pacientes a custo baixo e com um ciclo de fechamento de negócios mais rápido. Quer acessar mais artigos sobre gestão em clínicas odontológicas? Confira no blog da Surya Dental!

cta banner blog Surya

Marketing Surya

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo anterior
mancha hipoplasica

Mascaramento de mancha hipoplásica

Próximo artigo

Dental online: o melhor jeito de comprar material odontológico

Posts relacionados