O ano de 2020 trouxe drásticas mudanças em nossas rotinas. Com a chegada do COVID-19, muitas clínicas e consultórios entraram em choque.
A maioria dos negócios não estavam prontos para recuarem e fecharem as portas. Porém, com o passar dos dias, diversos especialistas começaram a procurar maneiras de continuar os atendimentos.
Primeiramente, porque alguns problemas de saúde não poderiam esperar, e porque a manutenção financeira do negócio dependia disso.
Os consultórios que se atentaram a ousar, e buscaram novas maneiras de se relacionar com os seus pacientes, conseguiram continuar estáveis.
No entanto, muitos negócios acabaram não resistindo e precisaram encerrar seus atendimentos.
Um grande diferencial nesse momento tão turbulento, é garantir que tenha um bom atendimento e demonstrar seu cuidado em relação aos seus pacientes.
Para isso, separamos algumas boas práticas para aplicar em seu negócio e proporcionar uma boa experiência para os seus pacientes.
Confira!
Permita novas formas de contato
A melhor maneira de manter um relacionamento, é mostrando que está disponível. Dada a situação atual, a única maneira de conseguirmos contato é por meio da tecnologia.
E com os consultórios e clínicas, não poderia ser diferente. Por isso, é extremamente importante criar diversas maneiras de contato, não dá mais para restringir o atendimento apenas ao telefone ou email.
Graças à tecnologia, existem inúmeras formas que você pode adotar em seu negócio, para que o paciente sinta- se mais próximo e bem recepcionado.
Entre as opções, estão:
- Uso do Whatsapp Business;
- Uso do Telegram;
- Formulário no site;
- Sms;
- Chatbots.
Lembre-se que, na área da saúde existe uma certa urgência nas respostas. Por exemplo, quando uma pessoa pesquisa na internet algo, como “quanto custa um clareamento?”. Ela já sabe exatamente o que quer, apenas está considerando onde fazer.
Por isso, ter um chatbots ou um atendimento imediato nesse momento, pode ser um diferencial para que essa pessoa faça negócio com você, caso seja uma clínica odontológica.
Principalmente, quando essa pessoa já é um paciente. Estar disponível demonstra o seu cuidado e zelo por seu paciente, faz com que ele sinta-se especial e importante para a sua clínica.
Ofereça telemonitoramento
Com o distanciamento social, sabemos que foram suspensos todos os tratamentos que não fossem considerados urgentes, como aparelho ortodôntico, lente de contato e até o próprio clareamento.
No entanto, isso não significa que não há pessoas interessadas. Pelo contrário, podemos observar diversas pessoas utilizando esse tempo para considerar alguns tratamentos e avaliar opções.
E em contrapartida, mesmo que não haja manutenção ou realização de tratamentos estéticos, alguns pacientes pode ter eventuais dúvidas ou problemas durante esse período.
Por isso, uma boa opção para atrair novos pacientes e manter aqueles que já são, é adotar a o uso das telemonitoramento.
Isso mesmo que você leu, não é um erro. Antigamente, falar que chegaríamos me dias em que poderia fazer monitoramento por meio de um celular ou computador, poderia parecer loucura. No entanto, já havia sido considerada e estudada por diversos profissionais.
Acontece que, com o surgimento da pandemia esse estudo desse conceito foi acelerado e colocado em prática.
E o resultado tem sido surpreendente. Em tempos de crises, podemos ver clínicas e consultórios crescendo de forma exponencial, apenas com o atendimento remoto.
Claro que, esse modelo é limitado, porém , tem sido extremamente eficiente para avaliações simples e esclarecimento de dúvidas.
Organize sua agenda
Com o telemonitoramento como ferramenta nesse momento tão delicado, está na hora de organizar sua agenda.
Sabemos que a ideia de ter uma agenda sempre lotada, pode ser um tanto encantador. Acontece que nem sempre é tão benéfico.
É preciso ter uma agenda equilibrada, saber administrar quais são os casos mais urgentes e quais não.
Uma boa dica, é se atentar ao horário, por isso, ao agendar uma consulta considere os atrasos e imprevistos que podem ocorrer de uma consulta para outras, como queda de internet, problema com a câmera e até áudio.
Por isso, é fundamental contratar ou treinar uma pessoa para que ela saiba fazer essa administração de forma harmoniosa.
Invista no relacionamento pós-atendimento
É comum que um paciente encerre a relação com a clínica após o término do tratamento, e vice versa.
Afinal, o serviço foi concluído, não é mesmo?
Porém, essa ideia é um enorme equívoco, já que os cuidados com não encerra na última consulta. É preciso que o paciente cuide-se por um tempo para ter resultados melhores a longo prazo.
Por isso, investir em um bom relacionamento pós-atendimento é essencial para que o paciente consiga sentir-se cuidado.
Contudo, você pode utilizar diversas ferramentas, como o envio de SMS ou emails com dicas para uma boa recuperação.
Ou por exemplo, um email que é enviado automaticamente para todos os pacientes que encerraram o tratamento aparelho ortodôntico transparente, sugerindo que ele agende uma sessão de clareamento dental.
Conte com estratégias de Marketing
Desde o primeiro contato até o atendimento, principalmente, durante o período de pandemia, é essencial ter em mente que as estratégias mais eficazes estão relacionadas ao universo digital.
Diante disso, uma das melhore maneiras de melhorar o seu relacionamento com seu paciente, é o investimento no Marketing Digital.
Vale mencionar que o principal meio de esclarecimento de dúvidas e pesquisa tem sido a internet. Por isso, para criar uma relação sólida com o seu paciente é preciso criar estratégias que possam dar “respostas” a esse paciente.
E é no Marketing Digital que você encontrará todas as maneiras de responder e alcançar esse paciente.
Quando bem aplicado, ele será capaz de conectar a dúvida do paciente ao seu negócio. Ele fará com que o seu site apareça, caso seja um clínica odontológica, todas as vezes que uma pessoa pesquisar por “aparelho transparente preço”.
Fique por perto
Independente das estratégias que você adote para o seu negócio, vale frisar que é extremamente importante estar próximo do seu paciente. Principalmente, em um tempo tão caótico como esses.
Seja empático e paciente em todos os seus atendimentos, pois, além dessas estratégias a receptividade e o cuidado farão toda a diferença.
Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora no Clínica Ideal.