Marketing odontológico no Instagram: como fazer a sua live?

Marketing odontológico instagram

Com a pandemia, as lives nas redes sociais passaram a ser um verdadeiro sucesso! E não apenas aquelas feitas por famosos, como também as de marcas e serviços, que encontraram nessa ferramenta uma excelente oportunidade de divulgar, aproximar e educar.

Esse tipo de conteúdo pode ser aplicado para qualquer ramo (desde que o seu público esteja presente nas redes sociais) e, por isso, vale a pena estudar e adicionar as lives a sua estratégia de marketing odontológico para Instagram.

No artigo de hoje, você irá aprender tudo o que precisa para fazer uma boa live, e ainda daremos dicas de conteúdos que podem ser trabalhados. Vamos conferir?

Por que fazer lives?

De acordo com o Annual Internet Report da Cisco, a projeção de crescimento das lives é de até 15 vezes no período entre 2018 e 2021. Portanto, não tem como ignorar o potencial dessa ferramenta para o marketing odontológico no Instagram. Além dos números, há uma série de vantagens que você deve levar em consideração sobre as lives:

  • Aumentam a sua visibilidade e o engajamento com o seu serviço;
  • Expandem o seu tráfego orgânico;
  • Aproximam seu trabalho com o seu público;
  • Humanizam o conteúdo;
  • Agregam valor ao seu público.

E então, o que achou? É importante lembrar que o conteúdo de valor tem vários benefícios, como educar, informar e aproximar, de forma que gere influência na hora de considerar com qual profissional essa pessoa vai fechar um tratamento. Sem dúvidas, é uma boa dica de marketing odontológico.

Como criar conteúdos

Agora que você já está convencido de que as lives são excelentes para a divulgação do seu consultório ou serviço, chegou a hora de começar a pensar em alguns conteúdos sobre odontologia para Instagram. Afinal, o que pode ser de interesse para o seu público? Nós vamos te ajudar!

Comece pela sua especialidade

Para começar a pensar em algumas pautas, vamos focar em qual a sua especialidade. A partir daí, com certeza já vão começar a aparecer muitas ideias, certo?

Por exemplo, se você atua na área de odontopediatria, com certeza sabe quem é o seu público. Provavelmente, são mães e pais de crianças pequenas e bebês. Com essa informação, fica mais fácil encontrar um direcionamento.

No caso da odontopediatria, um dos assuntos que sempre deixa pais e mães cheios de dúvidas é a primeira dentição do bebê. Imagine fazer uma live com este tema, interagindo e respondendo todas as dúvidas? Seria um sucesso!

Então, a nossa dica aqui é fazer um mapa mental com temas sobre a sua área e quais são os que geram mais dúvidas ou estão sempre em alta.

Exemplo de mapa mental. No centro, você escreve o nome de sua especialidade; nos outros balões, as ideias que podem ser tiradas disso.

Mapa mental
Exemplo de mapa mental. No centro, você escreve o nome de sua especialidade; nos outros balões, as ideias que podem ser tiradas disso.

Convide outros profissionais

Um bate-papo entre dois profissionais é sempre uma forma enriquecedora de gerar conteúdo e manter a atenção de quem assiste. A nossa sugestão é tentar sempre pensar além e como deixar a discussão aberta para opiniões de outras pessoas.

Você pode convidar profissionais da odontologia de uma especialidade diferente ou da mesma que a sua, ou até mesmo profissionais que não sejam dentistas.

Um bom exemplo é um bate-papo sobre autoestima. Como sabemos, a odontologia está relacionada a esse aspecto da saúde mental, assim como a psicologia. Portanto, que tal convidar um psicólogo para conversar sobre o assunto?

Vá além do paciente

O seu conteúdo em odontologia pode ser focado no paciente, mas, caso você queira aumentar o seu leque e ganhar visibilidade como especialista no assunto, por que não focar em estudantes de odontologia ou outros profissionais da área?

Convide professores, faça entrevistas, discuta temas e novidades, enfim, o leque de opções é enorme.

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Entenda a parte técnica

Com as pautas definidas, vamos para a parte técnica. Afinal, não adianta ter um bom conteúdo se a imagem ou o som não estiverem bons e a transmissão seja atrapalhada por conta disso. Separamos alguns pontos básicos para ter atenção.

Não se esqueça de cenário, iluminação e enquadramento

Para que a sua live fique mais bonita e profissional, é interessante pensar em um cenário para ela. Você pode fazer em um escritório ou outro ambiente que achar interessante e que dê um visual bacana.

Não se esqueça de que a iluminação é fundamental para que a imagem saia nítida e com mais qualidade. Faça um teste para ver se na hora de gravar existem sombras no seu rosto causadas pela luz. Caso tenha, estude um espaço onde não aconteça isso ou invista em luzes LED próprias para este fim.

Outro aspecto importante é o enquadramento. Se você for fazer a sua live pelo celular, utilize o formato vertical, pois será assim que as pessoas vão assistir. Mas caso você faça do computador, é preciso ter alguns cuidados a mais, que falaremos no próximo tópico.

Escolha o meio de transmitir

Mulher fazendo live pelo computador
A opção de fazer lives no Instagram e Facebook ao mesmo tempo ainda não está disponibilizada, mas você pode utilizar dois celulares e fazer o teste

A opção de fazer lives no Instagram e Facebook ao mesmo tempo ainda não está disponibilizada, mas você pode utilizar dois celulares e fazer o teste.

Como falamos no tópico anterior, existe a opção de fazer a sua transmissão pelo celular ou pelo computador.

Para ficar mais lúdico, deixamos em seguida dois vídeos que explicam o passo a passo de como fazer lives:

Pelo computador: uma das grandes vantagens de fazer lives no Instagram pelo PC é poder contar com outros equipamentos, como um bom microfone ou câmera. Neste vídeo, do canal Flauzilino Jr, você aprende como deixar a sua live mais personalizada e, até mesmo, com opção de inserir gráficos.

Pelo celular: se você quer uma opção mais simples, sem dúvidas, será através do celular. Você pode conferir o passo a passo neste vídeo e também aprender como fazer uma live no Instagram com 2 pessoas. Confira o vídeo do canal Irmãos Marios:

Faça testes e treine

Antes de começar a sua live, não se esqueça de fazer alguns testes. Verifique se microfone, fone de ouvido, câmera e iluminação estão funcionando corretamente. Se for fazer pelo computador, tenha a certeza de que está tudo pronto para iniciar a transmissão.

Como falar para uma câmera nem sempre é fácil, faça um treinamento antes. Anote os tópicos que quer falar, converse sozinho, em frente do espelho ou grave-se no seu celular para ver o que precisa melhorar. É uma ótima forma de pôr tudo em prática.

Marketing pessoal durante a sua live

Já que irá aparecer em frente às câmeras, e esse pode ser o primeiro contato com outras pessoas na internet, ponha em prática o seu marketing pessoal.

Cuide da sua aparência, fale de forma didática, seja simpático, expressivo e humano. Seja aquele profissional que passa confiança e que você escolheria para cuidar da sua saúde bucal.

Ao responder os comentários, seja empático e não menospreze dúvidas ou aqueles que compartilham experiências negativas, medos e anseios.

Um bom conteúdo, alinhado com parte técnica bem estruturada e um marketing pessoal impecável, são os pilares de uma live de sucesso e que irá agregar na sua estratégia de marketing odontológico para Instagram. Lembre-se que o seu objetivo é ajudar, ensinar e aproximar!

Não se esqueça de estudar as normas do Código de Ética Odontológica antes de fazer a sua live, pois isso poderá evitar maus bocados e situações negativas ou prejudiciais.

Aproveite e continue acessando conteúdos sobre novidades e dicas de tecnologia para o seu consultório no Blog da Surya Dental!

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